pmspc

Amortização de Crédito Habitação

12 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho um crédito à  habitação onde o valor em dívida é de 127.626 euros ( ainda falta pagar 360 meses) TAEG de 0,01160 (spread de 0,3%), tendo 70.000 euros disponíveis acham que é melhor amortizar o crédito ou colocar a rendar (não procuro produtos de risco)?Tenho disponível para um SOS mais 15.000 euros mas estão investidos nos CTT.

Estou muito indeciso pois não sei o que fazer.

Obrigado desde já pelas ajudas,

Pedro Costa 

Editado por pmspc
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se amortizares o empréstimo cobram-te até 350€ (admitindo uma comissão de amortização antecipada de 0,5%), poupas 70.000€ * 0,0116% em juros por ano e ainda poupas o que baixar no seguro de vida do empréstimo. Arrisco dizer que, à conta da comissão de amortização antecipada, até estarias efetivamente a pagar para amortizar o empréstimo este ano, em vez de poupar (a poupança chega a longo prazo, daqui por uns anos, com o acumular das poupanças anuais).

Assim de repente eu diria que não é difícil encontrar investimentos, mesmo sem risco, em que a taxa de rentabilidade seja superior a esta poupança... Ou seja, em que ganhas mais dinheiro que aquele que "poupas" com a amortização antecipada. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, como é que conseguiste um spread de 0,3%? Nunca vi abaixo de 1%...

A resposta simples é não amortizar. Naturalmente que é preciso fazer várias contas e há muitas variáveis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 minutos, scpuser disse:

Já agora, como é que conseguiste um spread de 0,3%? Nunca vi abaixo de 1%...

A resposta simples é não amortizar. Naturalmente que é preciso fazer várias contas e há muitas variáveis.

O crédito à habitação já é de 2006 nessa altura era normal....contas e mais contas é o que faço...tipo fico a pagar menos por mês mas não tiro rentabilidade, tenho rentabilidade mas fico a pagar mais prestação da casa, caraças nunca pensei que fosse tão dificil :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não conheço o teu perfil de investidor e o teu volume de investimentos. Isso é essencial para responder à questão. Tu falaste em produtos de pouco risco. Referes-te a quê? Obrigações? Imobiliário? Não queres meter parte desses 70k na bolsa?

É que se agarrares no dinheiro e o fores meter num depósito a prazo com taxa actual, então isso não é investimento e por isso tu não queres investir o que indica que deves antes diminuir as tuas responsabilidades.

O que te posso dizer é que nos próximos 3-5 a Euribor é expectável por muita gente que continue baixa, mas depois vai disparar. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 19 minutos, scpuser disse:

Eu não conheço o teu perfil de investidor e o teu volume de investimentos. Isso é essencial para responder à questão. Tu falaste em produtos de pouco risco. Referes-te a quê? Obrigações? Imobiliário? Não queres meter parte desses 70k na bolsa?

É que se agarrares no dinheiro e o fores meter num depósito a prazo com taxa actual, então isso não é investimento e por isso tu não queres investir o que indica que deves antes diminuir as tuas responsabilidades.

O que te posso dizer é que nos próximos 3-5 a Euribor é expectável por muita gente que continue baixa, mas depois vai disparar. 

O máximo que pretendo a nível de investimento é tipo certificados de aforro/tesouro, pois sou o único rendimento em casa e tenho 2 filhas, logo a bolsa não será o melhor para mim, em que produtos posso investir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com essas taxas não se aconselha a amortização. É óbvio que é necessário fazer contas aos seguros de vida e multirriscos que ao final é mais um custo. 

Para conseguires equivaler a poupança tens que encontrar uma TAEL dessa poupança igual ou superior à TAE do crédito. Caso inferior é melhor amortizar e o banco agradece. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
48 minutes ago, pmspc said:

O máximo que pretendo a nível de investimento é tipo certificados de aforro/tesouro, pois sou o único rendimento em casa e tenho 2 filhas, logo a bolsa não será o melhor para mim, em que produtos posso investir?

Não percebo o teu comentário. A longo termo a bolsa cresce sempre, seres o único rendimento em tua casa e teres 2 filhas não tem nada a ver com investires na bolsa. Queres dizer que podes precisar desse dinheiro a qualquer momento? Precisas de investimentos líquidos, e a bolsa é líquida.

Para te aconselhar produtos para investimento teria que ter um grande número de dados sobre ti. Quanto tempo e disponibilidade tens para dedicar aos teus investimentos? Queres investimentos líquidos? etc

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 4 horas, scpuser disse:

Não percebo o teu comentário. A longo termo a bolsa cresce sempre, seres o único rendimento em tua casa e teres 2 filhas não tem nada a ver com investires na bolsa. Queres dizer que podes precisar desse dinheiro a qualquer momento? Precisas de investimentos líquidos, e a bolsa é líquida.

Para te aconselhar produtos para investimento teria que ter um grande número de dados sobre ti. Quanto tempo e disponibilidade tens para dedicar aos teus investimentos? Queres investimentos líquidos? etc

Obrigado pela ajuda, mas não tenho muitos conhecimentos financeiros, estava à procura de um DP ou tipo certificados, já percebi que não valerá a pena amortizar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra hipótese pode ser meter algum desse dinheiro nos Certificados de Tesouro Poupança Mais: http://www.igcp.pt/gca/?id=1303

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead