Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante susana

casa centenaria herdada

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

o meu marido herdou a casa onde o pai nasceu, apos o dalecimento do mesmo. O meu marido tem a mae e a irma tb herdeiras. Ninguem liga à  casa que está praticamente inabitavel. O meu marido pretende comprar a parte da mae e da irma por forma a restaurar a casa e depois arrendar. Que custos estao subjacentes a esta operação? O que deve acautelar? Se mais tarde não  conseguir arrendar e pretender vender paga mais valias? Para fazer as obras precisa de projecto? Na compra haverá  lugar à  actulizacao  do IMI? 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 6/12/2016 at 18:50, Visitante susana disse:

o meu marido herdou a casa onde o pai nasceu, apos o dalecimento do mesmo. O meu marido tem a mae e a irma tb herdeiras. Ninguem liga à  casa que está praticamente inabitavel. O meu marido pretende comprar a parte da mae e da irma por forma a restaurar a casa e depois arrendar. Que custos estao subjacentes a esta operação?

Mais ou menos os mesmos que noutra qualquer compra de imóvel - IMT, imposto de selo, calculados sobre a parte a comprar. Os custos com a conservatória para registo da escritura. Não é muito difícil encontrar simuladores para ficar com uma ideia do valor desses custos

O que deve acautelar?

Do que tem medo?

Se mais tarde não  conseguir arrendar e pretender vender paga mais valias?

Pela enésima vez - as mais valias não se pagam têm-se. Mais valia é sinónimo de lucro. Se ele vender a casa com lucro, terá de pagar imposto sobre esse lucro, sim. Se vender a casa com prejuízo não terá qualquer imposto adicional a pagar. Como os custos com a aquisição podem ser deduzidos às mais valias, convém guardar todos os comprovativos de escritura e impostos pagos na altura da aquisição (seja da parte que herdou, seja das partes que vai comprar aos outros herdeiros).

Para fazer as obras precisa de projecto?

Depende das obras. Obras de alteração da casa é provável que sim. Simples obras de conservação, como pintar paredes provavelmente não. De qualquer forma, em caso de dúvida, não custa muito ir à câmara confirmar...

Na compra haverá  lugar à  actulizacao  do IMI? 

Haverá lugar à atualização do cálculo do valor patrimonial. Se este for alterado, o valor do IMI será alterado em conformidade, sim...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0