joaosporting26

Ato Isolado

5 publicações neste tópico

Bom dia a todos!

Sou um recém licenciado e estou agora à espera que seja aprovado o meu estágio do IEFP. Como já tinha acordado tudo com uma empresa para começar a trabalhar, eles propuseram que eu começasse sem o estágio ser aprovado, passando um ato isolado na altura da aprovação. 

Entretanto já recebi o 1º mês. A minha dúvida é a seguinte: recebi um valor base de 1025€, foram-me retirados 25% para IRS e acrescentados 23% relativos ao IVA; a retenção de IRS funciona desta forma? Como é ato isolado, menos de 10.000€, pensava que não me podiam deduzir o IRS.

Podem esclarecer-me melhor por favor?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apesar de ficando abaixo do limite dos 10.000€ se estar dispensado de fazer retenção na fonte, não quer dizer que não se possa fazer (está-se dispensado de o fazer, não impedido). Em teoria a decisão devia ter sido tua, afinal tu é que vais passar o recibo... Fala com a empresa e vê se te podem corrigir isso. 

Em qualquer caso, é mais ou menos indiferente - o facto de se estar dispensado de fazer retenção na fonte não quer dizer que se esteja dispensado de pagar imposto - esse terás sempre de pagar. É só a diferença entre pagá-lo antecipadamente (com a retenção na fonte, que a empresa tem de entregar ao fisco) ou só o pagares tu no próximo ano, depois de meter a declaração de IRS. O imposto a pagar não será de 25%, pois vai depender de muitos fatores - esse acerto de contas será feito quando meteres a declaração de IRS e aí se verá se tens ainda imposto a pagar ou se tens algum a receber de volta por te ter sido retido a mais. 

Ah, e não te esqueças é de depois ir entregar o IVA às Finanças ;) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado @pauloaguia! Já estou a ver que vou ter de esperar mais 2/3 meses (com sorte) para o meu estágio ser aprovado, e com isso lá vou ter de andar a ver o meu dinheiro voar com IRS e IVA :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas voa preso com um fio - pode voltar, se tiveres direito a reembolso (e, pelo menos, estão a pagar-te o IVA por cima do ordenado e não incluído, como alguns fazem). Ou seja, estão a pagar-te o que combinaram... e até te estão a fazer o "favor" de não deixar que estoures o dinheiro antes de pagar os impostos (embora concorde que é sempre mais simpático ele ficar do nosso lado até ser preciso)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, está a ser feito da melhor forma para mim!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead