Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
cmcmcm

Posso ser prejudicada com a dívida dos maus pais mesmo estando num agregado familiar diferente?

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Os meus pais têm algumas dívidas e eu gostaria de saber se posso ser afetada com isso.

Eles têm um empréstimo da casa e um crédito pessoal no mesmo banco, que não conseguiram pagar. Têm também uma dívida à segurança social, se bem que para esta fizeram um acordo para pagarem em prestações. De qualquer forma, é uma dívida que ainda não está totalmente paga.

Eu já me encontro à 3 anos fora da casa dos meus pais e por isso a entregar o meu IRS separadamente. Ainda assim, à cerca de 6 meses atrás a segurança social retirou o abono que os meus pais recebiam do meu irmão. A razão apresentada pela segurança social foi o facto dos MEUS rendimentos serem suficientes para que o abono fosse cancelado. Os meus pais conseguiram provar que eu já não faço parte do agregado familiar, mas ainda assim esta situação não me deixou confortável. Se puderam fazer esta confusão, será que há o risco de eu poder ser responsabilizada por alguma das dívidas dos meus pais?

Os meus pais não podem ter contas nos bancos, uma vez que tendo lá mesmo que sejam 50€, estes são imediatamente retirados (qualquer que seja o banco). Isto deve-se à divida que têm da casa. Eu entretanto, sem me aperceber, abri um conta no mesmo bando onde os meus pais têm a dívida da casa e do crédito pessoal. A conta está em meu nome apenas. Será que eu corro o risco de me ser penhorada a conta, à semelhança da dos meus pais?

Preciso de salvaguardar o meu dinheiro e os meus bens. Não tendo os meus pais falecido, bastará eu abdicar da herança para estar segura?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tens com que te preocupar. Mesmo em caso de falecimento, é a herança que responde pelas dívidas, ou seja, estas só são pagas enquanto houver bens na herança para as pagar - se não chegarem, azar dos credores, não podem vir atrás do teu património....

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0