toze5

Empresário em nome individual

4 publicações neste tópico

olà, bem hajam. Desejava apresentar estas duvidas sobre o tema "Empresário em nome individual". Até 2009 fui trabalhador por conta de outrém e em simultaneo E.N.I., por motivos pessoais fechei a actividade ja que a minha filha e o meu genro tinha uma actividade muito similar, acabei por exercer a actividade mas em nome deles, entretanto eles tambem acabaram por cessar a actividade por começarem a trabalhar por conta de outrém.  Agora ja passados todos estes anos, tendo eu cessado a minha actividade em meu nome em2009, estou a pensar abrir novamente uma actividade como E.N.I, nao sei no entanto se passados todos estes anos se considera uma reabertura ou reativaçao ou se pode ser considerado um abertura de actividade como se fosse a 1ª vez ?

Caso assim seja e sendo a minha estimativa para o 1º ano ou os dois primeiros anos de um valor anual nao superior a 10.000,00€ de faturaçao , fico automáticamente isento de pagar á S.Social ?

E se a minha abertura de actividade for considerada , uma reabertura, terei igualmente direito a essa isenção ?

Neste momento estou desempregado (sem receber qq subsidio) e pensei que tlv fosse uma boa ideia abrir ou reabrir a actividade, pois entre 2005 e 2009 consegui faturar valores que eu proprio nao imaginava faturar, tanto em vendas como em prestaçao de serviços. Ainda dessa desse período tenho em meu poder tiversos produtos , material e equipamentos. Será que eu posso vender os mesmos sem qq problema e sem ter que apresentar mais tarde prova documental da aquisiçao dos mesmos ?

Pois muitos dos materiais em geral foram adquiridos entre 2006 e 2009 e ja nao tenho em meu poder as faturas de compra dos mesmos.

Existem ainda muitas duvidas e incertezas ao meu futuro, mas prefiro pedir apenas os esclarecimento e vosso apoio, daquilo que é realmente importante nesta 1ª fase.

Obrigadao e bem haja a todos   

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, muito obrigado pelas dicas...

Estive a reler alguns esclarecimentos no site da S.Social e num documento que descarreguei do mesmo, mas fiquei apenas com esta divida, será

que me podes ajudar. Nao tem pressa, nao desejo ser incómodo, a resposta pode vir quando tiveres disponibilidade.

- eu  pelo menos neste 1º ano irei ficar no 1º escalao que corresponde ao rendimento de 1xIAS (419,22€), a contribuiçao a pagar à S.Social será de 34,75%, certo ?

- essa percentagem de 34,75% é sobre os 419,22€ ?    

- daria portanto aprox. 145,68€, será este o valor a pagar mensalmente à S.Social ou o valor da contribuiçao a pagar  terá haver com a faturaçao mensal ?

Obrigado e bem haja

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São os 145,68€ mensais. Independentemente de fazeres negócio num determinado mês ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead