Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JorgeM2014

IRS _ Caso de Viúva

4 publicações neste tópico

bom dia

Quando ajudava a minha mãe a preencher o IRS verifiquei que:
Tendo poucas deduções e, felizmente, poucas despesas de saúde com o falecimento do meu pai agravou imenso o imposto a pagar.
Nos anos em que o meu pai era vivo pagavam 200 ou 300 euros no final das contas e simulações, este ano a simulação dá a pagar 2500 euros. Haverá algum erro. Será que é por causa da pensão de sobrevivência? Agora a minha mãe é só um titular com as duas pensões ? será isso
Agradecia que dessem a vossa opinião. Tenho receio que esteja a efectuar algum erro.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As regras mudaram bastante no ano passado, portanto é arriscado fazer comparações dessas - tanto pode ser por causa da mudança do agregado familiar, como pode ser por causa da mudança das regras. Sem dados concretos do que era declarado antes e do que é declarado agora é difícil dizer qual pode ser a causa.

Em qualquer caso, podem comparar as demonstrações de liquidação de imposto e tentar perceber onde estão as diferenças - o rendimento coletável mudou assim tanto? (é metade do que era dantes? é parecido com o que era dantes?). E a coleta - acompanha a variação do rendimento coletável ou nem por isso? E as deduções à coleta, quais são as diferenças? A retenção na fonte é maior ou menor do que dantes? E acompanha as variações dos montantes anteriores?

Por exemplo, se o teu pai tinha rendimentos muito baixos, é possível que ao serem englobados com os da tua mãe, acabassem por ficar num escalão mais baixo do que agora a tua mãe, sozinha.
Se ela recebe duas pensões relativamente baixas (a que corresponde uma retenção na fonte baixa ou não existente) mas depois as duas juntas até dão um rendimento passível de pagar um montante de imposto razoável, é normal que depois tenha mais a pagar no acerto de contas que se faz quando é metida a declaração de IRS.
Outra hipótese - se ela nunca pede faturas com número de contribuinte, pode-se dar o caso de não ter deduções com despesas familiares - só por aí, ainda faz umas centenas de euros de diferença...
Pode ser qualquer um destes motivos, outros ainda que agora não me ocorram e/ou a mudança de regras. O mais provável é que seja uma combinação de fatores.

Outra coisa - comparar reembolsos não serve de nada. O que importa é comparar a coleta - se a coleta for a mesma mas se foi fazendo menos retenção na fonte, é calro que vai ter mais imposto a pagar ou um reembolso mais baixo agora; mas o imposto total pago (a coleta) é exatamente o mesmo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Paulo Aguia.

Muito obrigado pela sua estimada explicação.

Seguindo o seu conselho fui pegar na simulação do ano anterior. Aqui que me espantou mais foi a taxa ter passado de 28,5% para 37%. Será que é porque o coeficiente conjugal ter passado de 2 para 1(a minha mãe estar viúva)?.

O rendimento global até baixou pois a pensão de sobrevivência do meu pai é só 60%, baixou de 35.000 para 30.000 euros.

Ainda fiz também simulação retirando anexos de herança indivisa e rendimentos prediais e verifiquei que a redução do valor a pagar é reduzida. Fiquei ainda mais convencido que o problema está mesmo na reformas e naquela taxa de 37%.

Que posso fazer mais? meus pais andavam a pagar no final de contas 300 e tal euros e agora são quase 3000.

Agradecia um comentário/ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, esses números não são suficientes para dar uma resposta assertiva mas sim, o facto de ter mudado de escalão, aumenta o imposto a pagar, à partida. Dantes estavam a ser taxados ganhando cerca de 17.500€ cada um, agora ela ganha 30.000€ sozinha - um rendimento muito maior, dá um imposto maior a pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0