Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Quio

Fundo Nacional e Fundo Internacional

2 publicações neste tópico

O Decreto Lei n.º 7/2015 de 13/01 veio reformar o regime de tributação dos organismos de investimento coletivo, clarificando alguns aspetos do cálculos das maos valias e menos valias para submissão a tributação em sede de IRS.

Dentro deste âmbito queria colocar a seguinte questão.

Fui subscritor de um fundo nacional que entrou em liquidação durante o decurso do corrente ano (2016).

Nesta contingência o diferencial entre a UP (valor pago aquando a entrada no fundo) e a UL (valor pago por unidade de participação aquando a realização da liquidação), traduziu-se no meu caso numa menos valia.

Por outro lado, tenciono vender as UPs de um fundo estrangeiro durante o corrente ano, venda essa que se traduz uma mais valia

Questão

Apesar de se tratar de um fundo nacional e outro estrangeiro, posso compensar em sede de declaração de IRS a apresentar no próximo ano?

E se o prejuízo após compensação continuar superior ao lucro? Posso continuar a compensar nos anos seguintes?

O anexo a considerar em sede de IRS para esta situação é o anexo "J" ou mudou?

Tendo rendimento coletável superior a €7000, terei vantagem no englobamento?

Muito Obrigado

QUIO

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 10 minutos, Visitante Quio disse:

Apesar de se tratar de um fundo nacional e outro estrangeiro, posso compensar em sede de declaração de IRS a apresentar no próximo ano?

Eu creio que sim, dado que são rendimentos da mesma categoria. De qualquer forma, confirmava essa informação junto das Finanças.

E se o prejuízo após compensação continuar superior ao lucro? Posso continuar a compensar nos anos seguintes?

Só se optares pelo englobamento (em cada ano)

O anexo a considerar em sede de IRS para esta situação é o anexo "J" ou mudou?

Anexo J.

Tendo rendimento coletável superior a €7000, terei vantagem no englobamento?

Em princípio não. A menos que a menos valia seja mesmo muito elevada que te possa compensar a opção pelo englobamento nos próximos anos...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0