Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Eurico, o presbítero

Anexo G: Venda de acções da PT

5 publicações neste tópico

Estava a preencher o meu IRS e surgiu-me a seguinte dúvida.

Em 2015 vendi (venda única) as acções que tinha da antiga PT (agora Pharol). A minha primeira compra/aquisição foi em 1999 e depois tenho outras compras/aquisições em 2000, 2001 e 2002. A venda foi única (de uma vez só), repito, em 2015.

Pergunto: como registo isto no quadro 9 do Anexo G?

Faço a adição do valor de todas as compras/aquisições efectuadas (em 1999, 2000, 2001 e 2002) e coloco tudo na mesma linha com o valor de venda/realização (de 2015)? Ou ponho em cada linha um ano (uma linha para 1999, outra para 2000, etc) e na realização divido o valor de venda pela parcela respectiva?

E quanto à coluna das "Despesas e Encargos", coloco os encargos com as diversas compras mais o encargo com a venda, ou só posso colocar os encargos com a venda das acções?

Por último, no "NIF do emitente" coloco o NIF da Pharol? Ou será o da PT?

Podem ajudar-me, por favor?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diz a Ajuda ao Preenchimento (o sublinhado é meu):

Citação

As operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insuficiente para se poder indicar cada uma das alienações deve ser entregue declaração global, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais moderna.

...

- Na coluna "Despesas e encargos" apenas podem ser inscritas as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação das partes sociais;

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 minutos, pauloaguia disse:

Diz a Ajuda ao Preenchimento (o sublinhado é meu):

Eu comprei acções da PT em 4 anos distintos: 1999, 2000, 2001 e 2002. Vendi (todas em conjunto) em 2015.

Então, aconselha-me a preencher 4 linhas, para cada ano, com o respectivo valor de aquisição? E que valor coloco ao lado, no valor de realização? Calculo o preço de venda unitário e multiplico pelo nº de acções compradas em cada um dos anos? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Eurico, o presbítero disse:

Então, aconselha-me a preencher 4 linhas, para cada ano, com o respectivo valor de aquisição? E que valor coloco ao lado, no valor de realização? Calculo o preço de venda unitário e multiplico pelo nº de acções compradas em cada um dos anos? 

Exatamente. E os encargos com a venda podem ser divididos da mesma forma... (embora na verdade não faça grande diferença, desde que o somatório dê igual).

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 7 horas, pauloaguia disse:

Exatamente. E os encargos com a venda podem ser divididos da mesma forma... (embora na verdade não faça grande diferença, desde que o somatório dê igual).

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

Irei preencher como diz. Em cada linha coloco o valor de aquisição das acções da PT em cada ano, e no lugar correspondente ao "valor de realização" coloco o produto do nº de acções adquiridas nesse ano pelo preço unitário de venda (de 2015).

A diferença de valores irá ser enorme (menos valias), dado que as acções da PT foram compradas a valores elevados (comprei entre 1999 e 2002) e vendidas, em 2015 e já com a denominação Pharol, ao preço da "uva mijona". Enfim, uma desgraça para os accionistas da PT... O que vale (e me serve de consolação) é que tinha pouco dinheiro aplicado nisto, mas que dói, dói...

Só uma última questão. No "NIF do emitente" coloco o NIF da Pharol, correto?  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0