Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
scpuser

Dependente em IRS separados de casal

4 publicações neste tópico

Olá

O meu irmão é considerado dependente dos meus pais, que optaram por colocar o IRS separado este ano.

Algumas dúvidas:

1) As despesas do meu irmão entram 50/50, certo? Mete-se o meu irmão como dependente dos dois? Ou só se pode optar por um?

2) As rendas do quarto que o meu irmão aluga não aparecem nem no portal dos meus pais nem no do meu irmão. O que fazer?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 14 horas, scpuser disse:

1) As despesas do meu irmão entram 50/50, certo? Mete-se o meu irmão como dependente dos dois? Ou só se pode optar por um?

Certo. Cada um deles deve declarar o teu irmão na sua declaração de IRS. Como é obrigatório indicar também o NIF do cônjuge, o fisco pode depois validar se ele é declarado incorretamente noutra declaração ou não (sendo que só pode ser corretamente declarado como dependente na declaração do cônjuge).

há 14 horas, scpuser disse:

2) As rendas do quarto que o meu irmão aluga não aparecem nem no portal dos meus pais nem no do meu irmão. O que fazer?

Isso era algo que já devia ter sido validado há uns meses atrás. De qualquer forma, o que é dedutível na declaração de IRS são as rendas pagas para efeitos de habitação própria e permanente. Ora, se ele é dependente dos teus pais, a HPP dele é em casa dos teus pais, onde não está a pagar renda...

Ou então, se a HPP dele é esse quarto, não pode ser declarado como dependente dos teus pais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1) Então depreendo que não é possível especificar 50%, e terá que se incorrer num erro que depois o fisco corrige? Isto não é passivel de coima?

2) As rendas não podem ser consideradas para despesa de educação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0