AnaAna

IRS pais solteiros

2 publicações neste tópico

Ola boa noite! 

Fui mãe solteira e eu e o pai da minha filha não recorremos a tribunal para a guarda, preferimos tudo amigavelmente.  Recentemente o pai da minha filha perguntou-me primeiro se eu se eu já a tinha colocado como dependente no meu IRS..

A minha filha mora comigo mas não detém ainda de NIF nem um cartão de cidadão ! Ele para a considerar dependente a morada dela nao teria que ser igual á morada dele e pertencer ao mesmo agregado familiar? neste momento nem sei bem se legalmente a morada dela é a minha, uma vez que esta a meu cargo mas nao foi decidido em tribunal! esta questao que ele me colocou deixou-me com outras duvidas!

Não é boa ideia na minha situação onde nao há legalização em tribunal de nada, estar a menina dependente dele no irs e não depende de mim. (Neste momento eu estou desempregada e grávida de 7 meses)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto a ela não ter ainda NIF eu sugeria que tratasses disso rapidamente - para ela poder constar como dependente na declaração de IRS (seja de quem for) tem de ter NIF. E, só pelo facto de constar na declaração, dá direito a abater umas centenas de euros ao imposto a pagar, portanto compensa.

Se não tens rendimentos a declarar, até percebo que ainda não te tenhas preocupado com isso. Mas, nesse caso, porque não dar ao pai a oportunidade de ser ele a deduzir nos impostos dele? Ele ajuda-te a pagar as despesas com a tua filha, ou não? E como não chegaram a acordo via tribunal (e suponho que esse acordo não tenha ficado registado?) então ele não vai poder deduzir nada do que gasta com ela no IRS... não me parece muito justo.
O facto de ele a declarar como dependente não lhe dá mais direitos sobre a guarda da criança, se é isso que te preocupa...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead