Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
PedroVieira

Trident Portfolio (ETF)

5 publicações neste tópico

Bom dia 

Confesso que sou um seguidor da thread do Salvador B) e que estou quase a aventurar-me com uma carteira de ETF's previgiliando a acumulação de dividendos pelas sugestões do Ruicarlov :)

Mas gostava de contar com a experiência de todos os interessados por ETF's e por á prova um porfolio chamado "Trident" que encontrei na net quando encontrei site investwithstrength.com.

Confesso que estou de pé a trás e procurando no Reddit muita gente diz que o autor (milos) tem feito muito SPAM no Quora em quase todos os tópicos de investimento.

Trident Portfolio

GLD SPDR gold shares - 33.33%

TLT iShares Long Term Treasuries - 33.33%

VBR Vanguard US SmallCap Value  - 33.33%

--------------

(informação retirada do primeiro email que recebi do autor)

During the 2008 financial crisis, how many times did you hear anyone say “My portfoliois down 2.5 standard deviations” or “My trading account is at 15% volatility”.

Not too many I assume. The most common observation was something like “My portfolio is down 30%!”. But most investment literature shows volatility as risk when we as humans consider losses to be the biggest risk. Let me show you what I mean.

Let’s consider 4 different portfolios. The first one is 100% US stocks (S&P 500), followed by a 60-40 portfolio of 60% stocks and 40% bonds. The third one (Global) is a globallydiversified portfolio, which is equally divided among US stocks, internationally developed stocks, REITs, bonds and commodities. And the last one is the PermanentPortfolio composed of equal amounts of US stocks, US long-term bonds, gold and cashLet’s look at their performance since 1972 (Compound annual growth rate vs. Annualized standard deviation):

1a16da33-2be8-4281-bda4-c11a04952e73.png
It appears that the 60-40 and Global portfolios have similar risks, and that they both have about 50% more risk than the Permanent portfolio. Also, it looks like the S&P 500 has 50% more risk that the Global portfolio.

And now, let’s see what the worst year has been for these portfolios in the last 40+ years:

da3f330c-278f-4d75-858c-5fe8d9c21be8.png

Well this chart certainly tells a different story.
The 60-40 portfolio has 3 times more risk compared to the Permanent portfolio.
Global has 60% more risk than the 60-40 portfolio, while the S&P 500 has 85% more.

By looking at the CAGR vs. Worst Annual Loss chart, we might be tempted to invest in the Permanent portfolio because the reward-to-risk ratio is the best of the 4portfolios. However, let’s look at what the current value of each would be if we invested $10,000 in each of them in 1972, reinvested all dividends and rebalanced annually:

facfbaae-90a1-44c5-8c39-ac64697d1501.png

Looking at this chart we find ourselves conflicted because Permanent portfolio has grown the least out of all 4. Someone who invested only in the S&P 500 made a lot more money, if they had the emotional control never to sell. And someone who diversified globally made even more. Yes, you could say Permanent portfolio achieved its’ returns with a lot less risk and more predictable gains, but after 40+ years it’s the returns that are the most evident. The difference between 9% and 10% CAGR might seem small, but it makes an enormous difference over longer time frames.

This leads us finally to the Trident portfolio. First, it eliminates the cash portion from the Permanent portfolio which increases returns because money isn't tied up in a very low return asset class. Secondly, it replaces the large cap US stocks with US small-cap value stocks which exhibit stronger returns during bull markets. It also complements the dynamic behavior between stocks, gold, and long term bonds even better because small-cap value stocks grow much faster during bull markets when gold and bonds traditionally suffer. Let’s see how the Trident portfolio compares:

3d62dbd7-cca7-4f9b-a904-4733a9a79cf7.png
For added reference, here is the CAGR vs. Worst Annual Loss:
0562b676-8e6e-4f5a-ad83-ac673940f863.png

The Trident portfolio's risk is slightly higher than the Permanent portfolio but with returns bigger than all other portfolios. It is also the one with the highest reward-to-risk ratio. To see the predictable returns of the Trident portfolio, take a look at the historical performance since 1972 (logarithmic chart):

19e52c5b-ec04-457e-af1d-9f8b732c5ee4.png
The Trident portfolio has higher returns than stocks and is unfazed by bear markets. Its simple asset allocation of 3 equal funds is easy to understand. Lastly, it can be managed by anyone in a few minutes and only once per year.

Next time we will look at ETFs for each of these 3 asset classes, 
which ones to choose, and their latest 10-year performance.

If you have any questions or comments, you can contact me at milos@

------------

5a417567-248f-40aa-9c38-ff46298e6f03.png

A performance é muito boa mas não consigo testar valores antes de 2005 por causa do historico do GLD no portfolio visualizer.

Conseguem alguma alternativa para fazer um backtest maior?

Sei que muitos se vão queixar de é uma percentagem muito alta de ouro.... mas se no longo prazo isso resultar não será mais seguro?

Agradeço desde já as vossas criticas construtivas e espero que não levem a mal a forma como coloquei a questão

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Isso é uma variação ao Portfolio Permanente do Harry Browne (HBPP), mas onde a parte das Acções é constituída por Small-Caps e onde não existe a componente de cash.

Irei ver melhor e dar a minha opinião no fim-de-semana.

PS: Tens também o Butterfly Portfolio que é mais uma variação ao HBPP, mas onde existe um 5 elemento (em vez dos 4 do HBPP) alocado, se não estou em erro, a empresas tipo value:

20% Ouro

20% Treasuries LP

20% Cash

20% Acções Mega-cap (SP500)

20% Acções value

Editado por Mouro Emprestado
Edit.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, após pensar um bocadinho mais neste tema, deixo-te aqui uma pergunta:

- Qual a alocação desse portfolio no total do teu património?

De outra forma, se esse portfolio constituir 75% do teu património e os restantes 25% estiverem investidos em Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, na realidade estás a aplicar uma variante do Portfolio Permanente do Harry Browne ("HBPP"):

- 25% cash e derivados

- 33% * 75% = 25% Ouro

- 33% * 75% = 25% Obrigações de Longo Prazo

- 33% * 75% = 25% Acções (nesse caso Small-Cap Values em vez do SP500 por exemplo)

Se, fores investir, digamos, 50% do teu património nesse portfolio, ficarás com a seguinte variante do HBPP:

- 50% cash e derivados

- 33% * 50% = 16,66% Ouro

- 33% * 50% = 16,66% Obrigações de Longo Prazo

- 33% * 50% = 16,66% Acções (nesse caso Small-Cap Values em vez do SP500 por exemplo)

Para testares o comportamento desse portfolio numa carteira europeia, podes testar no justetf.com e substituir as acções small-cap por um ETF que siga o SP500 (se não estou em erro, não existem ETFs europeus de small-cap value com um grande historial desde cerca de 2007).

Podes também testar o mesmo no morningstar.de e usar um FIGA de small cap values (por exemplo: F&C US Smaller Companies A Acc) e obrigações LT (Candriam Bonds Euro Long Term N Acc EUR). Tens é de escolher um ETF que siga o Ouro, dado que não existem FIGAs investidos exclusivamente em ouro (por exemplo: ETFS Physical Gold).

Conclusão: não é, na minha opinião, um mau portfolio, bem longe disso.

Disclaimer: Eu próprio tenho o meu investimento numa versão europeia do HBPP (25% * 4), portanto sou "insuspeito" acerca do mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
On 5/14/2016 at 0:36 PM, Mouro Emprestado said:

Bem, após pensar um bocadinho mais neste tema, deixo-te aqui uma pergunta:

- Qual a alocação desse portfolio no total do teu património?

De outra forma, se esse portfolio constituir 75% do teu património e os restantes 25% estiverem investidos em Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, na realidade estás a aplicar uma variante do Portfolio Permanente do Harry Browne ("HBPP"):

- 25% cash e derivados

- 33% * 75% = 25% Ouro

- 33% * 75% = 25% Obrigações de Longo Prazo

- 33% * 75% = 25% Acções (nesse caso Small-Cap Values em vez do SP500 por exemplo)

Se, fores investir, digamos, 50% do teu património nesse portfolio, ficarás com a seguinte variante do HBPP:

- 50% cash e derivados

- 33% * 50% = 16,66% Ouro

- 33% * 50% = 16,66% Obrigações de Longo Prazo

- 33% * 50% = 16,66% Acções (nesse caso Small-Cap Values em vez do SP500 por exemplo)

Para testares o comportamento desse portfolio numa carteira europeia, podes testar no justetf.com e substituir as acções small-cap por um ETF que siga o SP500 (se não estou em erro, não existem ETFs europeus de small-cap value com um grande historial desde cerca de 2007).

Podes também testar o mesmo no morningstar.de e usar um FIGA de small cap values (por exemplo: F&C US Smaller Companies A Acc) e obrigações LT (Candriam Bonds Euro Long Term N Acc EUR). Tens é de escolher um ETF que siga o Ouro, dado que não existem FIGAs investidos exclusivamente em ouro (por exemplo: ETFS Physical Gold).

Conclusão: não é, na minha opinião, um mau portfolio, bem longe disso.

Disclaimer: Eu próprio tenho o meu investimento numa versão europeia do HBPP (25% * 4), portanto sou "insuspeito" acerca do mesmo.

Olá Mouro Emprestado

Muito Obrigado pelo teu tempo e pela tua análise :)

Confesso que não tinha pensado na influência da % do cash em relação ao total do portfolio, isto assim faz mais sentido e concluo que afinal este "Trident" não é nada de inovador e tal como tu dizes é apenas uma variação do portfolio orginal do HBPP.

No dia 05-05-2016 criei este portfolio no JustETF, verifiquei agora e está neste momento +1.4% com um TER de 0,15% ano

ZjDt7zP.png

http://pasteboard.co/ZjDt7zP.png

Sei que tenho de ter em conta a distribuição de dividendos e comprendo que os impostos tenham muito impacto no final, mas não consegui encontrar uma carteira "Europeia" que seguisse a mesma lógica. Também estou reticente em relação ao TER final da carteira europeia se compensará.

Referiste os FIGA, confesso que tive de procurar no google o que era :D 

" .....Fundo de Investimento de Gestão Activa (FIGA) que vá capitalizando dividendos ...."

F&C US Smaller Companies A Acc - 2,12%
http://www.morningstar.de/de/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04O4O

Candriam Bonds Euro Long Term N Acc EUR - 1,23%
http://www.morningstar.de/de/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04HQ5

Este FIGA's não terão um custo mais alto subscrição e gestão? isto mesmo assim compensa comparando com os ETF normais que distribuem dividendos? 

Tentei fazer um excel em que para um portfolio de 50000€ com uma rentabilidade anual de 9%, avaliar as 2 opções com distribuição de dividendos de 66% da carteira e com ACC com base nos FIGA que indicas e parece-me que para custos superiores a 2% não compensa mesmo.

Chegaste a fazer esta comparação?

Cumprimentos

Pedro Vieira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu desde janeiro que tenciono montar o Trident Portfolio com 10k (ainda não o fiz porque me está a fazer falta a liquidez!).

Qual é o teu modelo de investimento? Cash flow ou capital gains? Se fores residente fiscal em Portugal e não tenhas um modelo de cash flow, sugiro-te a procurar ETFs equivalentes que capitalizem dividendos (no caso do ouro não é problema porque ñ paga).

PS: Eu sigo uma variante de free cash flow, por isso para mim a capitalização não está em questão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0