DBPR

Fatura-recibo - Honorários OU Adiantamento

5 publicações neste tópico

Publicado: (editado)

Boa noite,

Iniciei a minha atividade como trabalhador independente e agora deparei-me com uma dúvida aquando da emissão de fatura-recibo (através do Portal das Finanças):

1. Pretendo cobrar ao Cliente 40% do valor total do serviço, mas não sei se devo assinalar "Pagamento dos bens ou dos serviços" (antigo honorários)
    OU se devo assinalar "Adiantamento" e na descrição explicar tudo.

2. Se sim, de que forma enquadro a explicação? Posso fazer o seguinte?

EXEMPLO DESCRIÇÃO:
    "Criação de website.
    Valor total - 500,00€
    Valor do adiantamento (40%) - 200,00€"

E no final assinalar "Adiantamento"?

3. E quando concluir o trabalho emitir outra fatura-recibo com o seguinte:

EXEMPLO DESCRIÇÃO:
    "Criação de website.
    Valor total - 500,00€
    Valor remanescente (60%) - 300,00€"

E no final assinalar "Pagamento dos bens ou dos serviços"?

4. E no caso de existirem mais trabalhos deste género para o mesmo Cliente?

De referir que encontro-me isento de IVA ao abrigo do artigo 53º e sem retenção de IRS.

Muito obrigado. Cumps.

Editado por DBPR
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro o adiantamento é por conta de despesas a cargo do cliente, certo? (tipo, tu precisas de pagar o registo do domínio para pôr o site no ar mas essa despesa depois fica passada em nome do cliente e não em teu nome, tu só te adiantaste a pagá-la para poder prestar o teu serviço, mas depois vais cobrá-la separadamente). Admitindo que é o esse o significado da opção de adiantamento, então não a deves usar para esse efeito mas sim a opção de pagamento dos bens ou serviços...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 29 minutos, pauloaguia disse:

Salvo erro o adiantamento é por conta de despesas a cargo do cliente, certo? (tipo, tu precisas de pagar o registo do domínio para pôr o site no ar mas essa despesa depois fica passada em nome do cliente e não em teu nome, tu só te adiantaste a pagá-la para poder prestar o teu serviço, mas depois vais cobrá-la separadamente). Admitindo que é o esse o significado da opção de adiantamento, então não a deves usar para esse efeito mas sim a opção de pagamento dos bens ou serviços...

Bom dia,

Essa é outra opção, daí a minha dúvida. Aquilo tem 3 opções:

- Pagamento dos bens ou dos serviços

- Adiantamento

- Adiantamento para pagamento de despesas por conta e em nome do cliente

Independentemente dessa situação, convém descreve tudo como deve ser na descrição ou não?

Obrigado. Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, como nunca estive numa situação de ter de cobrar adiantado, nunca me preocupei muito com o assunto... Sinceramente não estou a ver bem quais as diferenças entre passar um recibo de adiantamento e um de honorários ou simplesmente dois de honorários mas, à partida, Adiantamento não parece descabido...

Reparo agora que desapareceu o manual de ajuda ao preenchimento dos recibos verdes que existia no Portal das Finanças - já estive à procura nos locais habituais e não o encontro em lado nenhum... na dúvida, talvez seja melhor colocar a questão diretamente às Finanças, através do eBalcão, por exemplo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 6 horas, pauloaguia disse:

Ok, como nunca estive numa situação de ter de cobrar adiantado, nunca me preocupei muito com o assunto... Sinceramente não estou a ver bem quais as diferenças entre passar um recibo de adiantamento e um de honorários ou simplesmente dois de honorários mas, à partida, Adiantamento não parece descabido...

Reparo agora que desapareceu o manual de ajuda ao preenchimento dos recibos verdes que existia no Portal das Finanças - já estive à procura nos locais habituais e não o encontro em lado nenhum... na dúvida, talvez seja melhor colocar a questão diretamente às Finanças, através do eBalcão, por exemplo...

Está bem, irei contactá-los.

De qualquer modo, obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor