Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Nuno Sobral

irs; categoria b Diferença de reembolso de 1000€

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Eu e a minha mulher entregamos a declaração em conjunto. Eu sou trabalhador por conta de outrem e entrego a declaração A e a minha mulher entrega a declaração de rendimentos B. Eu declarei rendimentos na ordem dos 20900€ e a minha mulher passou recibos de 4000€, a mais de uma entidade. O problema é o seguinte: Quando faço a simulação (apenas para teste) como se a minha mulher tivesse trabalhado apenas para uma entidade seria reembolsado em 3160€, mas como isso não acontece apenas tenho de reembolso 2160€.

A minha questão é a seguinte: É normal que de uma situação para a outra, existir uma diferença assim tão grande? Como pode isso acontecer se o rendimento familiar é o mesmo nas duas situações?

Agradecia ajuda, e será que é possível que esteja a fazer alguma coisa mal na declaração?

Atenciosamente,

Nuno Sobral

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem recebe rendimentos de categoria B vindos de uma única entidade pode optar por pedir que sejam tributados como se de categoria A se tratassem. Ora na categoria A a dedução específica é de mais de 4000€. Enquanto que na categoria B a dedução específica (admitindo que está no regime simplificado e que se trata de prestação de serviços) é de 25%.

Ou seja, num caso não é tributada de todo; no outro é tributada sobre 3000€. Parece-me que estão no segundo escalão, a que corresponde uma taxa de 28,5%, portanto uma diferença no rendimento coletável de 3000€ é capaz de andar à volta dos quase 1000€ de diferença no imposto apurado, sim...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0