manueldoliveira

Dúvidas (muitas) no Início de Actividade

3 publicações neste tópico

Olá a todos, boa tarde.

Estou a pensar abrir actividade e como conheço uma pessoa que já foi contabilista (não era TOC) embora hoje esteja reformado, fui tentar obter alguns esclarecimentos e este disse-me que estaria isento de IVA por ser um “negócio entre particulares” (?) e falou-me também do artº 9 e artº 14 do CIVA… fui para casa à procura de mais ajuda.
Uma vez que depois de várias buscas na net e de ter consultado o CIVA e o RITI, acho que

acabei ficando mais confuso, venho solicitar-vos ajuda para o esclarecimento de algumas dúvidas que tenho no que respeita ao início de actividade.
Estou a pensar abrir um pequeno negócio de comércio online para complementar o ordenado mensal, uma vez que tenho emprego (felizmente).

O negócio será instalado numa plataforma online onde pessoas particulares vendem essencialmente artesanato e artigos em 2ª mão (uma versão electrónica de um centro comercial).
Os artigos que pretendo vender são: bijutaria (feita pela minha mulher), pequenos artigos de madeira decorados por mim e alguns objectos vintage em segunda mão.
As vendas desta plataforma são essencialmente para a Europa, USA, Canadá e Austrália.
Compro algum material para fazer a bijutaria e as madeiras, mas só em Portugal.
Para tentar ser o mais sucinto possível, vou enumerar as dúvidas ponto por ponto:

- Venda entre pessoas particulares, independentemente da zona do globo, é considerado exportação?

- Uma vez que o volume de negócio não atingirá os 10.000 € anuais, fico isento de IVA?

- Regime simplificado, ou não?

- Contabilidade organizada, ou não?

- Para a facturação posso usar um software gratuito mas que está certificado e registado no site das finanças com o nº 38 (projecto Colibri)?

- Uma vez que tenho emprego, trabalho para o estado e já faço descontos, tenho que me inscrever na Segurança Social ou comunicar-lhes o início de actividade?

- CAE 47910? ou será preferível 47990?

Ficaria grato se algum dos tantos e bons utilizadores deste fórum me pudesse dar uma ajuda nesta fase de arranque que é tão confusa.

Obrigado.

Cumprimentos,

José Manuel Oliveira

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Venda entre pessoas particulares, independentemente da zona do globo, é considerado exportação?

Provavelmente poderá ser... consulta os codigos e ve o que está escrito, ou confirma nas tuas Finanças.

- Uma vez que o volume de negócio não atingirá os 10.000 € anuais, fico isento de IVA?

Aparentemente tudo indica que sim pelo que se vai lendo... -10 000€ isento de IVA

- Regime simplificado, ou não?

Se vais começar... eu diria que sim, para evitares custos com um TOC, começa por este regime.

- Contabilidade organizada, ou não?

- Para a facturação posso usar um software gratuito mas que está certificado e registado no site das finanças com o nº 38 (projecto Colibri)?

Nao sei, nao uso software.

- Uma vez que tenho emprego, trabalho para o estado e já faço descontos, tenho que me inscrever na Segurança Social ou comunicar-lhes o início de actividade?

Nao precisas de inscrever na S.S.

- CAE 47910? ou será preferível 47990?

O que for o mais exacto para a tua actividade. Em caso de duvida, podes adicionar os 2 CAE ou mesmo um 3º

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas master-chief, pelo alguns pontos ficam mais claros, os outros vou continuar a tentar esclarecer.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead