Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Sol

Retenção fonte de RENDA

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

tenho uma inquilina na minha casa (que não é a minha habitação própria e permanente). Está como habitação própria dela, mas não posso declarar o que pago de juros ao banco pois o contrato é de 2014.

Bem, mas a minha dúvida é a seguinte: ela paga-me 200€/mês, que eu declaro no meu IRS e passo os recibos direitinhos.

Posso, por livre escolha minha fazer retenção na fonte, mesmo não sendo obrigatório?

Se sim, essa retenção vai juntar-se ao valor que já faço na minha entidade patronal (que agora é muito pouco) e assim sendo vou buscar, no reembolso, as retenções que a entidade patronal faz mais a que eu farei no âmbito da Casa? (Tenho despesas suficientes para isso, quero é saber se se vai buscar esse valor também).

Muito obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro, não é só uma escolha tua mas tens que acertar isso com a inquilina porque ela vai ter mais trabalho - em vez de simplesmente te pagar a renda, tem depois de entregar ao Estado aquilo que reteve na fonte e preencher a papelada associada (tem que dizer quanto e de quem, pelo menos). Segundo, existe sempre uma hipótese (que até pode ser remota, mas existe) de ela se esquecer de entregar o dinheiro ou de decidir ficar antes com ele - nesse caso corrias o risco de o fisco vir dizer que não recebeu imposto nenhum e ainda o vir exigir por cima (embora tecnicamente, creio que o iria exigir à inquilina pois terias um recibo a dizer que ela é que tinha ficado com o dinheiro).

Além disso, pareceu-me (mas posso ter percebido mal) que estavas a pensar que ias ganhar mais dinheiro o que não é verdade. Se, por exemplo (valores atirados ao calhas) tens uma coleta sem contar com os rendimentos prediais de 850€ (já depois de retiradas as deduções) e retenção na fonte de 1000€.
Somando os rendimentos prediais (2400€ se ignorarmos os encargos, só para simplificar) isso corresponde a um aumento à coleta de 672€ (28% de 2400€), ou seja, a uma coleta total de 1722€. Como já pagaste 1000€, tens ainda de pagar os 722€ que faltam.
Imaginando agora que a inquilina te tinha feito retenção na fonte à taxa de 25%, isso quer dizer que dos 2400€ ela teria retido 600€. Ou seja, a coleta total continuam a ser os 1722€ só que agora, como já pagaste 1600€, só te faltaria pagar 122€.

À primeira vista pode parecer que pagas menos. Mas a verdade é que a tua coleta continua a ser exatamente igual, ou seja, pagas exatamente o mesmo. Pagas menos (ou recebes mais) na altura da declaração, é certo, mas já foste pagando a diferença ao longo do ano anterior...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0