RicardoR

"Cálculo sem imposto" na validação do IRS

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

Ao efectuar o preenchimento da declaração de IRS, a mesma dá-me indicação de "Cálculo sem imposto" e resultado "-- €". (ver imagem abaixo).

A minha dúvida é: esta é a mensagem que dá quando não há nada a pagar ou receber? Tenho a impressão, que quando a declaração ficava validadada e sem pagamento ou recebimento, a mensagem que dava era "Valor a pagar: 0€". Este "Cálculo sem imposto" e resultado "-- €" é estranho.

Alguém me consegue confirmar o exposto acima.

Obrigado.

A8CloJK.png

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eventualmente alguém mudou alguma coisa quando estavam a trabalhar na nova versão...

De qualquer forma, confirmo que com esse rendimento não há qualquer imposto a pagar e não tendo havido retenções na fonte também não há a receber, não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Paulo, obrigado pela rápida resposta.

Só acrescentar, que o valor dos rendimentos inclui rendimentos de trabalho dependente e independente. São 4350€ de recibos verdes e 1533.80€ de trabalho dependente. Sempre pensei que tivesse que pagar, por causa dos recibos verdes, dos quais não faço qualquer retenção (só fiz retenção no trabalho dependente).

Estranhei porque já tive rendimentos de trabalho independente na volta dos 4000/5000€ nos anos transactos e paguei sempre entre 200 a 300€ de IRS. Como não sei as regras de cálculo no somatório de ambos os rendimentos, acho estranho não ter de pagar sobre os rendimentos de trabalho independente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À partida terá a ver com isto:

Citação
Artigo 70.º
Mínimo de existência

1 - Da aplicação das taxas estabelecidas no artigo 68.º não pode resultar, para os titulares de rendimentos predominantemente originados em trabalho dependente ou em pensões, a disponibilidade de um rendimento líquido de imposto inferior a (euro) 8 500

Quanto aos anos anteriores, para além do artigo estar redigido de forma diferente, naturalmente depende também do rendimento que havia na outra categoria...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venho só deixar o meu testemunho em relação a este assunto. Submeti a declaração no dia 05 de Maio e continua a aguardar validação. Entrei na declaração para verificar se continua tudo igual e deparei-me com diferenças de quando a submeti.

Aquando da submissão no dia 05, a declaração na validação final aparecia como a imagem acima, "cálculo sem imposto", pensara eu que estaria a zeros, não teria nada a receber nem a pagar. Hoje, ao consultar a simulação e ao fazer validar, aparecem-me 139,79€ para pagar.

Gostaria de saber se existem mais pessoas com a mesma situação reportada e se sabem ao que se deve estas alterações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olhando com olhos de ver para o todo da simulação acima, faz sentido: se a coleta é de 473,06€ e só tens 333,27€ de deduções à coleta e não houve retenções na fonte, tens ainda de pagar os 139,79€ de diferença...

Houve vários relatos de que, na primeira versão, o simulador das finanças tinha um erro por não estar a considerar devidamente as deduções à coleta. A última versão (supostamente já com isso corrigido) foi lançada justamente no dia 5 de Maio. Poder-se-á dar o caso de teres feito a simulação e submetido com a versão que tinha problemas mas que entretanto foi corrigida...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead