ricaforrica

IRS 2ª fase - alerta 080W

8 publicações neste tópico

Boa noite!

Ao submeter o IRS agora na 2ª fase, tive dois alertas.

Um deles foi o seguinte:

• Alertas do Anexo B

• Alertas do Quadro 13

• 080W : Deve assegurar-se que foram corretamente declarados os rendimentos de atividades empresariais ou profissionais, considerando o total de faturas ou faturas-recibo electrónicas emitidas, o seu enquadramento para efeitos de IRS e IVA e obrigações de emissão de documentos comprovativos inerentes.

Tenho atividade iniciada desde 2005 e desde então emiti sempre recibos.
No entanto desde Julho de 2014 que estou a trabalhar por conta de outrem, pelo que no ano de 2015 já não tive qualquer rendimento da categoria B (houve um recibo emitido já a 8/01/2015, mas ainda no prazo de 5 dias úteis após a data da prestação (31/12/2014), tendo o valor de 1000€ sido declarado aquando da entrega de IRS referente a 2014). 

Será que tenho que declarar este montante de 1000€ novamente, indicando que se tratam de rendimentos do ano N-1?

Muito obrigado pela ajuda!

Boas submissões (com reembolsos de preferência),

Ricardo Pinto.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que se o recibo foi passado em 2015 só devia entrar no IRS de 2015 e não devia ter entrado no de 2014... (mas é melhor confirmar esta opinião junto das Finanças).

Se o declaraste no ano passado e o declarares agora outra vez, vais ser tributado duas vezes sobre o mesmo valor... tenta perceber junto das Finanças qual a melhor forma de agir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite caro Paulo.

Obrigado pela ajuda.

Já estou a tentar entrar em contacto com a contabilista que analisou a situação nos primeiros dias de Janeiro ;)

Entretanto tratarei amanhã de tentar questionar as finanças sobre este erro 080W.

Agradeço mais uma vez a disponibilidade, não só para mim, mas para toda a comunidade de contribuintes :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite,

Estou com o mesmo problema, tenho o erro 080W, como solucionou o problema?

Obrigada,

Andreia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou com o mesmo problema e não encontro difeenças de valores. Como resolveu o problema?

Alguém sabe como ultrapassar este problema?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 12 minutos, Visitante Sérgio Sá disse:

Estou com o mesmo problema e não encontro difeenças de valores. Como resolveu o problema?

Alguém sabe como ultrapassar este problema?

Isto é um alerta. Ou seja, não há necessariamente um erro associado. É possível submeter a declaração, indicando que se tomou conhecimento do alerta e se quer submeter mesmo assim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas este alerta deve estar a ser originado por uma verificação do servidor, se assim for existe algum problema que convém corrigir, ou a correção tem se de efetuada pela DGCI ou pelo conbuinte. 

Quando tento fazer a submissão dá o alerta e não me deixa voltar enviar a declaração para a DGCI.

Existe alguma coisa que possa fazer para fazer o envio da mesma?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já percebi que efetuando o upload do ficheiro consigo ignorar estes alertas, mas gostava de perceber a sua origem.

Por análise dos valores em causa, ficam apenas a faltar valores  que recebi  por "adiantamento para pagamento de despesas por conta e em nome do cliente", recibos que foram passados com esta tipologia e que a meu ver não faz nenhum sentido mensiona-los na minha declaração de IRS. Será por causa disto este alerta? Devo mensionar estes valores?

Já fiz uma simulação e simulando os valores vou receber menos 100€. Penso que devem estar a contabilizar estes valores e a fazer o calculo do IRS que deveria ter pago.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead