AJOLIVEIRA

IRS_2ª fase

43 publicações neste tópico

Como devo indicar o valor recebido da MEO, através do condomínio, no anexo F ?

muito obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite,aproveitando este topico alguém já conseguiu simular o irs com o anexo F?

E sabem se é possivel colocar manualmente as despesas de conservação e renovação de imoveis arrendados?

no irs do ano passado havia um campo para declarar as despesas,mas este ano não aparece.

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, AJOLIVEIRA disse:

Como devo indicar o valor recebido da MEO, através do condomínio, no anexo F ?

Tens de preencher uma linha no quadro 4 do anexo F. Coloca o número 4001 (admitindo que não tens mais linhas nesse quadro, senão o número de ordem seguinte), identifica o imóvel (freguesia, artigo, etc), a tua percentagem do prédio, o valor recebido da MEO, na natureza das rendas o código 02 e no NIF do arrendatário o NIF da MEO (deve constar na informação que o condomínio presta aos condóminos).

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, jccp disse:

boa noite,aproveitando este topico alguém já conseguiu simular o irs com o anexo F?

E sabem se é possivel colocar manualmente as despesas de conservação e renovação de imoveis arrendados?

no irs do ano passado havia um campo para declarar as despesas,mas este ano não aparece.

obrigado

No anexo F vá ao quadro 5 e pode colocar as despesas com conservação e manutenção, condomínio, IMI, ...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 44 minutos, gastao disse:

No anexo F vá ao quadro 5 e pode colocar as despesas com conservação e manutenção, condomínio, IMI, ...

Obrigado pela resposta GASTÃOjá cheguei lá,mas como é que eu identifico os imoveis correspondentes ao valor das respectivas despesas?,no qudro 5 não encontro onde meter o artigo matricial do predio.

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 minuto, jccp disse:

Obrigado pela resposta AJOLIVEIRA,já cheguei lá,mas como é que eu identifico os imoveis correspondentes ao valor das respectivas despesas?,no qudro 5 não encontro onde meter o artigo matricial do predio.

Já identificou os imóveis no quadro 4. Mantenha, para cada imóvel, a mesma linha do quadro 4.

Creio ser assim. Foi assim que fiz mas só tenho um imóvel arrendado.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 25 minutos, gastao disse:

Já identificou os imóveis no quadro 4. Mantenha, para cada imóvel, a mesma linha do quadro 4.

Creio ser assim. Foi assim que fiz mas só tenho um imóvel arrendado.

sim creio que é assim como diz,mas o que eu continuo semperceber é porque me aparece o erro f12 que não me deixa sequer simular, tendo eu tudo preenchido

Capturar.PNGCapturar.PNG

Capturar 1.PNG

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falta-te preencher o campo "Parte %"

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 2 horas, jccp disse:

Obrigado pauloaguia era isso mesmo

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

só mais uma pergunta,sou obrigado a declarar os rendimentos de capitais?

se não os declarar pago menos

é que não me compensa englobar os rendimento prediais com o resto,e mesmo que opte por não englobar pago mais só por ter declarado os rendimentos de capitais

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 9 horas, jccp disse:

só mais uma pergunta,sou obrigado a declarar os rendimentos de capitais?

se não os declarar pago menos

é que não me compensa englobar os rendimento prediais com o resto,e mesmo que opte por não englobar pago mais só por ter declarado os rendimentos de capitais

Aqueles que já foram tributados a taxas liberatórias não és obrigado a englobar, não...

Se ainda não foram tributados então, à partida, sim.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas tardes

o ano passado era necessario preencher o anexo H para as despesas de saude,este ano como é automatico via E Fatura é necessario anexar tambem o anexo H ao irs?

eu sou pensionista anexo A e rendimentos prediais anexo F,é necessario anexar também o anexo H embora eu não veja lá nada para preencher?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 2 horas, pauloaguia disse:

Aqueles que já foram tributados a taxas liberatórias não és obrigado a englobar, não...

pauloaguia,obrigado pela resposta mas,a minha pergunta é se sou OBRIGADO  a declarar os rendimentos de capitais,se optar pelo englobameto no anexo F QUADRO 7 "opta pelo englobamento nos quadros 4 e 6".

obrigado

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 41 minutos, jccp disse:

o ano passado era necessario preencher o anexo H para as despesas de saude,este ano como é automatico via E Fatura é necessario anexar tambem o anexo H ao irs?

eu sou pensionista anexo A e rendimentos prediais anexo F,é necessario anexar também o anexo H embora eu não veja lá nada para preencher?

Se estás de acordo com a informação constante no eFatura, e se não tens mais nada a declarar lá não precisas do anexo H para nada, não. Aliás, creio que a aplicação nem te deixa submeter o IRS se não preencheres nada...

há 12 minutos, jccp disse:

pauloaguia,a minha pergunta é se sou OBRIGADO  a declarar os rendimentos de capitais

E eu respondi à parte do OBRIGADO :)

Agora se estás a chamar a atenção para o facto de eu me ter enganado e dizer englobar em vez de declarar, então a chamada de atenção já faz mais sentido. Acho que foi o facto de começares a falar em englobamento que me desviou a atenção, mas o que eu queria mesmo ter dito era:

Aqueles que já foram tributados a taxas liberatórias não és obrigado a declarar, não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

pauloaguia estive agora a ver e já descobri,optei por dizer que não concordava com os valores mas os valores de saude que aparecem lá creio serem os corretos

mas não deveria de aparecer tb as despesas gerais familiares e outros para preencher?

quando puxo uma linha,não aparece por exemplo as despesas gerais familiares

mas acho que vou optar por dizer que concordo e não vou preencher o anexo H

PS,a minha duvida maior é se sou obrigado a declarar os rendimentos prediais optando pelo englobamento no anexo F 

se optar pelo englobamento pago muito menos,mas se tiver que declarar os rendimentos de capitais pago mais um pouco mas mesmo assim muito menos do que se não optasse pelo englobamento

conclusão,o que eu quero é optar pelo englobamento no anexo F mas não declarar os rendimentos de capitais...não sei se é possivel

cumps

Editado por jccp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 22 minutos, jccp disse:

mas não deveria de aparecer tb as despesas gerais familiares e outros para preencher?

Não, porque as despesas familiares o contribuinte não as pode substituir. Só as categorias para as quais foi criado um regime de exceção em que o contribuinte podia declarar dados diferentes dos conhecidos pelo eFatura (educação, saúde, lares e rendas, salvo erro) é que o contribuinte pode declarar novos valores (logo não faz sentido que apareçam as outras). Mas são tidas em conta à mesma.

há 22 minutos, jccp disse:

PS,a minha duvida maior é se sou obrigado a declarar os rendimentos prediais optando pelo englobamento no anexo F 

se optar pelo englobamento pago muito menos,mas se tiver que declarar os rendimentos de capitais pago mais um pouco mas mesmo assim muito menos do que se não optasse pelo englobamento

conclusão,o que eu quero é optar pelo englobamento no anexo F mas não declarar os rendimentos de capitais...não sei se é possivel

A opção pelo englobamento obriga à declaração de todos os rendimentos da mesma categoria. Os rendimentos de capitais e os rendimentos prediais são de categorias diferentes. Logo a opção pelo englobamento numa delas não obriga à opção pelo englobamento na outra...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 22 minutos, pauloaguia disse:

Não, porque as despesas familiares o contribuinte não as pode substituir. Só as categorias para as quais foi criado um regime de exceção em que o contribuinte podia declarar dados diferentes dos conhecidos pelo eFatura (educação, saúde, lares e rendas, salvo erro) é que o contribuinte pode declarar novos valores (logo não faz sentido que apareçam as outras). Mas são tidas em conta à mesma.

A opção pelo englobamento obriga à declaração de todos os rendimentos da mesma categoria. Os rendimentos de capitais e os rendimentos prediais são de categorias diferentes. Logo a opção pelo englobamento numa delas não obriga à opção pelo englobamento na outra...

corretissimo paulo...mas a minha duvida subsiste,e é se sou obrigado a declarar os rendimentos de capitais independentemente do englobamento

o que tenho é um deposito a pazo 

na carta que recebi do banco diz :valor xxxxx brutos de tributação em IRS

não sei se isto é taxa liberatoria ou lá o que é,nem sei se sou obrigado a declarar isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 minutos, jccp disse:

o que tenho é um deposito a pazo 

na carta que recebi do banco diz :valor xxxxx brutos de tributação em IRS

não sei se isto é taxa liberatoria ou lá o que é,nem sei se sou obrigado a declarar isto?

Tipicamente juros de depósitos a prazo não precisam de ser declarados (a menos que se opte por englobá-los, o que tipicamente só compensa a quem está no primeiro escalão de IRS).

Agora, tipicamente os juros de depósitos a prazo sofrem logo retenção na fonte à taxa liberatória de 28%. Deixaste-me na dúvida - foi esse valor bruto que te foi debitado na conta? Ou foi o valor já depois dos impostos retidos na fonte? A carta não faz referência à retenção na fonte? Se ainda não pagaste imposto sobre eles então devias de declarar. Caso contrário, em princípio, não o deves fazer (exceto se optares pelo englobamento).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 4 minutos, pauloaguia disse:

Tipicamente juros de depósitos a prazo não precisam de ser declarados (a menos que se opte por englobá-los, o que tipicamente só compensa a quem está no primeiro escalão de IRS).

Agora, tipicamente os juros de depósitos a prazo sofrem logo retenção na fonte à taxa liberatória de 28%. Deixaste-me na dúvida - foi esse valor bruto que te foi debitado na conta? Ou foi o valor já depois dos impostos retidos na fonte? A carta não faz referência à retenção na fonte? Se ainda não pagaste imposto sobre eles então devias de declarar. Caso contrário, em princípio, não o deves fazer (exceto se optares pelo englobamento).

não tenho a carta aqui comigo de momento,depois digo alguma coisa...obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Boa tarde,

Estou a preencher a declaração de IRS. Estou em regime de transparência fiscal e como tal tenho o Anexo D preenchido.

Situação:
Tenho uma Coleta Liquida muito inferior à "Coleta Total" - "Deduções à Coleta" - "Benefício Municipal".

Em que casos é que esta situação pode acontecer?

Editado por José Pedro Nunes
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 8 minutos, José Pedro Nunes disse:

Situação:
Tenho uma Coleta Liquida muito inferior à "Coleta Total" - "Deduções à Coleta" - "Benefício Municipal".

Em que casos é que esta situação pode acontecer?

Assim de repente, não me ocorre nada... Podes deixar aqui a simulação do cálculo do imposto? Pode ser que ajude a esclarecer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde ontem que tenho  tentado entregar o IRS 2ª fase e diz sempre "Sistema central indisponível, por favor tente mais tarde", já aconteceu a mais alguém?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha esposa teve, para alem dos rendimentos do trabalho dependente, rendimentos de um ato isolado em 2015. Ao preencher o anexo B e assinalar a opção de ato isolado, tenho sempre um erro com a validação relacionado com a "opção de tributação pelas regras da Categoria A"  não é valida para ato isolado. O que acontece é que quer assinale que SIM ou que NÃO o erro mantém-se sempre, dando ideia que o simulador das finanças não está a aceitar nenhuma das opções. Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A mim também me acontece o mesmo, o valor da colecta líquida está a ser mal calculado pelo simulador das finanças.

Até já testei alterar o valor dos rendimentos de categoria B e o valor da colecta liquida fica inalterado.

Era bom mas infelizmente só posso cocluir que se trata de um erro.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Visitante LSilva disse:

A minha esposa teve, para alem dos rendimentos do trabalho dependente, rendimentos de um ato isolado em 2015. Ao preencher o anexo B e assinalar a opção de ato isolado, tenho sempre um erro com a validação relacionado com a "opção de tributação pelas regras da Categoria A"  não é valida para ato isolado. O que acontece é que quer assinale que SIM ou que NÃO o erro mantém-se sempre, dando ideia que o simulador das finanças não está a aceitar nenhuma das opções. Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado.

Avisa as Finanças, parece ser um erro da aplicação. Tenta novamente daqui por uns dias...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor