Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ruinavy

Anexo F -

4 publicações neste tópico

Bom dia a todos 

Possuo uma habitação arrendada com inicio em FEV2015. Dessa forma e conforme obrigatório será necessário preenchimento anexo F.

Deparo-me com algumas duvidas que desde já partilho com todo o forum de forma a efetuar corretamente todos os passos e também para conhecimento de algum utilizador com duvida semelhante

No anexo F:

a) quadro 4 Nº DA LINHA: A que se refere os números da Linha (ex. 4001, 4002, 4003 ...)

b ) quadro 4: TITULARES, tanto eu como a minha mulher somos titulares em partes iguais ( 50% cada) da fração arrendada. Para esse efeito e conforme obriga os recibos eletronicos passados vem com ambos os nossos NIF's. No entanto não consigo selecionar ambos os titulares nesse campo

c ) quadro 4 - NIF DO ARRENDATÁRIO: Tenho a fração arrendada a um casal logo consequentemente os recibos eletronicos vem indicado 2 nr identificaçao fiscal, como selecionar ambos os NIFS?

Grato desde já por toda a colaboraçao 

Rui Tavares

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Bom dia,

Não sou muito entendida nestas matérias mas " a) quadro 4 Nº DA LINHA: A que se refere os números da Linha (ex. 4001, 4002, 4003 ...) " apareceu-me pré-preenchido pela finanças e com o código 4001 aparece os dados da casa, arrendatário, rendas e só tive de colocar 50% dado que o aluguer é partilhado com o meu marido.

No nosso caso a declaração é por separado, pelo que apenas coloco o meu NIF e os 50%. A declaração do meu marido terá os restantes 50%. Em declarações conjuntas não sei :(

Espero pelo menos não ter baralhado mais!

Editado por Jesibel
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 horas, ruinavy disse:

a) quadro 4 Nº DA LINHA: A que se refere os números da Linha (ex. 4001, 4002, 4003 ...)

Vais escolhendo os números sequencialmente (4001, 4002,etc), um para cada linha. Tipicamente isto serve para os casos em que há outros quadros que precisam de fazer referência aos rendimentos ou imóveis declarados neste quadro...

b ) quadro 4: TITULARES, tanto eu como a minha mulher somos titulares em partes iguais ( 50% cada) da fração arrendada. Para esse efeito e conforme obriga os recibos eletronicos passados vem com ambos os nossos NIF's. No entanto não consigo selecionar ambos os titulares nesse campo

Diz na ajuda ao preenchimento:

Citação

Na coluna destinada à indicação do titular dos rendimentos devem utilizar-se os códigos abaixo definidos, conforme se indica:

A = Sujeito Passivo A (incluindo os casos de compropriedade dos dois cônjuges no ano do óbito de um deles).      

B = Sujeito Passivo B (no caso de sujeitos passivos casados ou unidos de facto que optem pela tributação conjunta dos seus rendimentos).

F = Falecido [no ano do óbito, caso tenha sido efetuada a opção pela tributação conjunta dos rendimentos (campo 04 do quadro 5B, da folha de rosto da declaração), havendo rendimentos auferidos em vida pelo falecido, deve o titular desses rendimentos ser identificado com a letra "F", cujo número fiscal deve constar no campo 6 do quadro 5B do Rosto da declaração].

Ou seja, indicas o sujeito passivo B. 

c ) quadro 4 - NIF DO ARRENDATÁRIO: Tenho a fração arrendada a um casal logo consequentemente os recibos eletronicos vem indicado 2 nr identificaçao fiscal, como selecionar ambos os NIFS?

Ok, então provavelmente deves dividir em duas linhas, uma para cada NIF de cada um dos inquilinos...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia e obrigado ao Pauloagia e á Jesibel pela ajuda

Realmente não aparece nenhum campo pré-preenchido quando abri o anexo F. Tendo tudo correto em virtude dos recibos eletrónicos. No entanto irei preencher manualmente,

Ou seja o correto preenchimento deste campo, será conforme indico no print screen abaixo:

Realço que tanto eu como a minha mulher somos senhorios da fração em partes iguais, e a mesma fração estará arrendada a 2 inquilinos (casal). O valor colocado refere-se a 2.255eur + 2.255eur o que totaliza um total de arrendamento de 4510eur

Sem Título.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0