Swiss

dupla-tributacao Trabalho Suica

4 publicações neste tópico

Boa noite, sou imigrante na suica desde Janeiro 2012, e como vou a Portugal muito raramente (-30 dias ano) acabei por nunca indicar as financas o estatuto de nao residente ate porque li que nao poderia ter bens em meu nome em Portugal para obter este estatuto. Recebi uma doacao de Pai para filho de uma pèquena habitacao em a gosto 2012 que passou a ser à minha morada fiscal e declarada como 1 habitacao , mas ja n me encontrar a em Portugal. Como n tenho rendimentos em portugal n entreguei irs destes ultimos 4 anos ( 2012/13/14/15). E como comprovativo tenho somente o meu documento de permissao de residencia na Suica desde Janeiro 2012.este ano com as novas regras e uma vez que nao th rendimentos nem irs. Fiquei isento automaticamente de pagar o imi desta  residencia. Queria resolver esta questao e pedir o estatuto de nao residente, mas n sei se e possivel nesta situacao e o que podera implicar a reguralizacao da minha situacao fiscal. Nunca tive problemas com as financas , mas esta isencao eu sei que n deveria ter direito e vai cair me em cima um dia.

quero resolver isto o mais rapido sem saber como abordar a situacao nos servicos. 

Embora a casa esteja no meu nome, n foi uma aquisicao minha, trata se de uma doacao n me isenta de indeminizar os meus irmaos, uma vez que se trata de Pai para filho. E os outros tb teem direitos.

o que Fazer? Por favor uma resposta.

ja li o codigo fiscal e ainda n consegui perceber como agir.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Da próxima vez que cá vieres vai a uma repartição de finanças atualizar a tua morada fiscal. Ou então alterar a morada no cartão do cidadão. Provavelmente é quanto basta. Uma vez que estás num páis do EEE, não tens de nomear um representante fiscal.

No teu lugar não mencionava o facto de estares na Suiça há já 4 anos para evitar pagar alguma eventual multa pelo atraso na comunicação da alteração de morada .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

So devo fazer isso? Alterar a morada nos servicos ou Cartao cidadao.

Devo poder alterar essa morada no portal Das financas entao.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, Swiss disse:

Devo poder alterar essa morada no portal Das financas entao.

Olha que não... http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/

Se tiveres um leitor de cartões podes fazê-lo através do Portal do Cidadão, senão tens mesmo de ir a um posto de atendimento do cartão do cidadão (tipicamente um Registo Civil, Loja do Cidadão ou Posto Consular que esteja preparado para isso). https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-alteracao-de-morada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead