Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ricaforrica

Declaração de IRS e Pagamentos por conta

5 publicações neste tópico

Bom dia!

Estive durante o fim-de-semana a preparar a entrega do IRS2008.

Durante o ano transacto, tanto eu como a minha mulher trabalhámos por conta de outrem, pelo que preenchi o anexo A do modelo 3, assim como o anexo H, para declararmos os benefícios fiscais.

Ao efectuar a simulação (que felizmente aponta para a recepção de um valor considerável  :)), verifiquei que uma das alíneas incluídas se refere a "Pagamentos por conta".

Ora, acontece que também estou inscrito como trabalhador independente (na actividade "Programador Informático"), tendo passado recibos verdes em 2005 e 2006, para projectos freelance. No entanto, tanto em 2007 como em 2008 não cheguei a passar qualquer recibo, tendo efectuado os pagamentos por conta (3 "prestações" em cada ano).

Ao ver na simulação a alínea dos "Pagamentos por conta", fiquei na dúvida se devo:

• entregar a nossa declaração nesta fase (uma vez que em 2008 não tive qualquer rendimento da categoria B);
  • entregar a nossa declaração na 2ª fase (uma vez que, apesar de não ter passado recibos em 2008, continuo inscrito como trabalhador independente) e, nessa altura, declarar os pagamentos por conta.

Suponho que o facto de ter os recibos e de, nestes últimos dois anos, não ter passado nenhum, não seja nada vantajoso!

Possivelmente, irei criar uma empresa unipessoal em breve, pelo que o melhor será nessa altura declarar o final da actividade...

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Cumprimentos,

Ricardo Pinto.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá outra vez!

De acordo com http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1384.0.html, se tentar submeter a declaração ainda nesta fase, irá aparecer a seguinte mensagem:

"De acordo com a informação que possuímos:

- Deve entregar a Mod. 3 na 2ª fase porque existem elementos dos seu agregado familiar que, durante o ano do imposto, estiveram inscritos para o exercício de actividade profissional ou empresarial. Se submeter a Declaração tal como se encontra, a mesma poderá ser seleccionada para posterior análise. tem a certeza que deseja continuar com a submissão?"

Ou seja, teria de submeter apenas na 2ª fase.

Aguardo as vossas opiniões!  ;)

Um abraço,

Ricardo Pinto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto continuares inscrito como trabalhador independente deves meter a declaração sempre na 2ª fase (indicando 0 como rendimento). Mesmo que não fosse assim terias que meter o Anexo B para indicar que fizeste pagamentos por conta (que contam como adiantamento de imposto que te será devolvido agora, se for caso disso).

Relativamente aos pagamentos por conta, a partir do momento em que chegas à conclusão que vais receber imposto de volta poderias ter deixado de os pagar (atenção que se tivesses acabado por ter que pagar mais imposto, isso seria cobrado com juros).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo,

Obrigado pelos teus esclarecimentos, que entretanto tive oportunidade de confirmar, em http://www.e-financas.gov.pt/de/impressos/Mod3AnxB.pdf

Aguardarei então pela 2ª fase de entrega do IRS para completar o preenchimento dos dados e enviar a declaração.

Um abraço,

Ricardo Pinto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[boa tarde, preciso que alguém me ajude se for possivel.

Eu sou empresário em nome individual e este ano vou ter um resultado liquido de +/- 94.000euros fiz o calculo e dá-me o valor de +/- 28.000 euros de irs a pagar, a minha pergunta é: vou ter de fazer pagamentos por conta? e qual o seu valor?

Desde já agradeço uma resposta se for possivel

Cumprimentos

Fernanda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0