JRJordao

Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável

81 publicações neste tópico

Publicado (editado)

As OTRV foram pensadas pelo anterior governo e implementadas pelo atual. Deixem-se por isso de comentários políticos e libertem o espaço para se falar do produto. Para flaming podem sempre usar mensagens privadas. A restante comunidade agradece.

Editado por JRJordao
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual a vantagem das OTRV com juro de 2,2% relativamente aos CTPM com 3,25% a 5 anos?

Assumindo que a euribor até pode subir nos próximos 5 anos terá que subir pelo menos 1%.

Há ainda que descontar os custos de subscrição e manutenção para quem ainda não tem carteira de produtos no banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correção, a TANB média dos CTPM é 2.25%. Só o último ano é que para 3.25% (fora bonificações).

Não é uma diferença de rendimento assim tão grande para as OTRV.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Existem duas diferença entre os rendimentos dados pelas OTRV e os CTPM.

A primeira é o custo de compra e venda que nao é neglegenciavel nas OTRV, como ja foi referido acima.

Mas por outro lado, ao contrario dos CTPM, o rendimento das obrigaçoes tende a diminuir conforme estas se aproximam da maturidade. Com isto quero dizer, que enquanto os CTPM rendem mais nos ultimos anos, as obrigaçoes (no caso ideal) remdem mais nos primeiros anos. O que é ideal para quem pretende vender passado um ou dois anos.

Existe sempre o risco da avaliaçao das obrigaçoes portuguesas dada pelas  agencias de rating baixar. Nesse caso  o valor das obrigaçoes pode baixar drasticamente, e obrigar os investidores a vender com perdas ou  ter que manter as obrigaçoes até à maturidade.

Editado por Helder Silva
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu acho este produto um risco brutal para os investidores e que nem de perto nem de longe se encontra adequadamente remunerado. boa sorte a quem se meter nisto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@maj.lraep Divida suberana portuguesa a 5 anos oferece neste momento 1.9% ao ano. Eu acho que a procura vai ser elevada, uma vez que no mercado secundario elas vao-se vender acima do valor facial. Nao me parece que isto seja um mau investimento no curto prazo, mas posso estar enganado.

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O tempo dirá qual de nós tem razão. ;)

Só para clarificar eu não estou a dizer que é mau por comparação com dívida soberana (OT a 5 anos)... eu estou a dizer que é mau comprar dívida portuguesa. E o tempo dirá se eu tenho ou não razão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz varias simulações no site da CMVM para 3.000€ e para 5.000€ em três bancos diferentes: Novo banco, BPI e Activebank.

As diferenças de total de custos a pagar nos 3 bancos  e os juros líquidos totais a receber são abismais....

Aqui ficam os valores para 5.000€:

ActivoBank:

taxa interna de rentabilidade Anual liquida : 0.885%

total de custos a pagar: €328.87

juros líquidos totais a receber: €221.13

BPI:

taxa interna de rentabilidade Anual liquida : 0.622%

total de custos a pagar: €394.48

juros líquidos totais a receber: €155.53

Novo Banco:

taxa interna de rentabilidade Anual liquida : 0.228%

total de custos a pagar: €492.90

juros líquidos totais a receber: €57.10

Isto ao fim dos 5 anos....

para €3.000 nem vale  a pena o trabalho pois dava uma rentabilidade de €5.13 no BPI e €-87.78 no NB....

Já confirmei com o meu gestor do BPI e ele diz que o simulador deles dá valores um bocadinho diferentes mas muito próximos disto e que este produto é interessante pra valores mais altos +/ €10.000... para €5.000 já é razoável.... abaixo disso é .... enfim....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É por isso que o rateio, a existir, distribui pelo menos 10.000€ a cada um. Porque senão era um verdadeiro tiro no escuro se se ia ficar a ganhar ou a perder dinheiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Best, para 5.000€ dá uma TIR de 0,91%...

http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorOTRV/

Nem com 100.000€ fica melhor que os CTPM se for para levar até à maturidade.

TIR OTRV = 1,49%

CTPM = 1,60%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 22 minutos, Duracellpt disse:

No Best, para 5.000€ dá uma TIR de 0,91%...

http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorOTRV/

Nem com 100.000€ fica melhor que os CTPM se for para levar até à maturidade.

TIR OTRV = 1,49%

CTPM = 1,60%

Pois, mas se daqui a 1 ou 2 anos estiver a cotar nos 110% limpas 10% de mais valias, os CTPM é aquilo e pronto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, D@vid disse:

Pois, mas se daqui a 1 ou 2 anos estiver a cotar nos 110% limpas 10% de mais valias, os CTPM é aquilo e pronto.

Parece-me um "se" muito duvidoso, avaliando as alternativas e o futuro que prevejo na minha bola de cristal...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

default.png

portugal-e-espanha.png
https://oinsurgente.org/

Enquanto discutem o produto, o risco de bancarrota de Portugal, aumenta! :))))))))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 18 horas, mmp disse:

Parece-me um "se" muito duvidoso, avaliando as alternativas e o futuro que prevejo na minha bola de cristal...

Era a mesma dúvida para as OTs 2037 a cotar nos 40%, vê agora a quanto estão, só ganha e perde dinheiro quem investe, quem não quer perder nem ganhar fica quietinho :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro @D@vid, por isso é que referi "se for para levar até à maturidade".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma coisa é investir com conta peso e medida, para ganhar dinheiro.

Outra bem diferente é investir em dívida condenada a levar haircut. Isso é apenas estúpido, e jogar à roleta russa. Não confundir jogos de sorte e azar com investimento.

-2

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, maj.lraep disse:

Uma coisa é investir com conta peso e medida, para ganhar dinheiro.

Outra bem diferente é investir em dívida condenada a levar haircut. Isso é apenas estúpido, e jogar à roleta russa. Não confundir jogos de sorte e azar com investimento.

E o haircut vai ser quando? para que possamos estar informados.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 minutos, D@vid disse:

E o haircut vai ser quando? para que possamos estar informados.

Se investes em dívida de um dos países mais endividados do planeta, com um governo de extrema esquerda, a 2% e achas que não estás a jogar à roleta russa, significa que tens que estudar um bocadinho mais.

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 minuto, maj.lraep disse:

Se investes em dívida de um dos países mais endividados do planeta, com um governo de extrema esquerda, a 2% e achas que não estás a jogar à roleta russa, significa que tens que estudar um bocadinho mais.

Para quando o haircut? isso é que interessa saber <_<

O Japão tem 230% de divida pública, também devo de estar preocupado?

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 2 horas, D@vid disse:

Ninguém está a dizer que vai haver, nem que é na próxima semana. Mas qual a probabilidade que atribuías de o BES estourar, 1 mês antes (para não dizer 1 semana)?

Para mim é óbvio que a taxa é baixa demais para os riscos que tem (o que obviamente não se compara a comprar OTs a 40% - aliás eu comprei mais altas). Mas se calhar estou errado e vou perder uma oportunidade por não entrar...

Editado por mmp
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, D@vid disse:

tas mesmo a comparar o japao com divida praticamente toda na mao da sua propria populaçao, fortemente exportador, com contas publicas em ordem, e moeda propria?

meu deus...nao sabia q a ignorancia era assim tanta :(:mellow:

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Algumas notas soltas:

- As pessoas têm que se mentalizar que não podem chamar investimento a tudo o que não estiver pelo menos 3 ou 4% acima da inflacção. Chamem-lhe outra coisa qualquer...

- Quem queira fazer "parking" de 20, 30 ou até 50k este produto parece-me razoável. Para quem quer investir, qualquer que seja a quantia é esquecer porque isto não é investimento. Quem tiver menos de 20k para parking, há muito melhores soluções (sem comissões de entrada ou saída inclusive).

- Eu não acho que o governo português vá entrar em default, mas tb não achava que o BES ia estoirar fosse quando fosse e perdi muito dinheiro. Agora uma coisa é certa, 2% num país com a nossa dívida e principalmente com o tipo de governo que impera é gozo. A percentagem mínima que eu consideraria justa para reflectir o risto seriam no mínimo 8%. Se neste momento me dessem 30% na Venezuela eu não tocava.

- Se se querem meter nestes produtos porque é que não compram antes obrigações de instituições grandes a 4, 5 e 6%?

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, scpuser disse:

Algumas notas soltas:

- As pessoas têm que se mentalizar que não podem chamar investimento a tudo o que não estiver pelo menos 3 ou 4% acima da inflacção. Chamem-lhe outra coisa qualquer...

- Quem queira fazer "parking" de 20, 30 ou até 50k este produto parece-me razoável. Para quem quer investir, qualquer que seja a quantia é esquecer porque isto não é investimento. Quem tiver menos de 20k para parking, há muito melhores soluções (sem comissões de entrada ou saída inclusive).

- Eu não acho que o governo português vá entrar em default, mas tb não achava que o BES ia estoirar fosse quando fosse e perdi muito dinheiro. Agora uma coisa é certa, 2% num país com a nossa dívida e principalmente com o tipo de governo que impera é gozo. A percentagem mínima que eu consideraria justa para reflectir o risto seriam no mínimo 8%. Se neste momento me dessem 30% na Venezuela eu não tocava.

- Se se querem meter nestes produtos porque é que não compram antes obrigações de instituições grandes a 4, 5 e 6%?

Ora nem mais. É ridículo afirmar que 2% reflecte o risco de Portugal. Muito ridículo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

A taxas se estivessem nos 7%, era muito arriscado porque estava mesmo mesmo a arrebentar, como andam nos 2% e qualquer coisinha também é arriscado porque não reflecte portanto o risco de Portugal?

Editado por D@vid
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead