Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
miguelsoares

duvida insolvência

3 publicações neste tópico

boas tenho aqui uma duvida que se me esclarecerem eu agradeço.
a minha cunhada comprou uma casa e os pais foram fiadores, as coisas não correram bem na vida dela e ela a coisa de 1 ano começou a tratar da insolvência.
eu não sei a historia toda mas pelo que sei foi aceite e o banco ficou com a casa, as dividas que ela tinha as finanças ficaram perdoadas, so tem de pagar 50 euros por mes durante 5 anos penso eu. 
o problema e que hoje chegou uma carta do BPI a casa da minha sogra a dizer que a casa foi vendida mas não chegou para cobrir a divida e ela como fiadora tem de pagar esses 50mil euros já que a filha esta insolvente e se não pagar vai para tribunal e fazem lhe uma penhora, disseram ate a minha esposa que o advogado se tinha dito que já não deviam nada estava a mentir, a minha esposa já esta toda preocupada pois os pais dela estão na casa dos 80 anos.
isso esta certo? 
o banco pode fazer isso?
ou é só uma manobra a ver se não ficam a perder esses 50 mil euros?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim. Na impossibilidade de cobrar a dívida o banco começa por avançar sobre o património do devedor (foi o que aconteceu com a venda da casa, por exemplo; pode penhorar o salário ou outros bens que ela tenha, com o mesmo objetivo).

O dinheiro da venda da casa é usado para amortizar à dívida. Se sobrar dinheiro, esse é entregue ao devedor. Mas se não chegar, continua a haver uma dívida sobre o remanescente. Admitindo que o devedor não tem mais como pagar (por já lhe ter sido tudo penhorado e, neste caso concreto, por estar insolvente), o banco avança sobre o fiador - é para isso que serve um fiador, para garantir o pagamento da dívida quando o devedor não o consegue fazer.

O fiador pode é depois exigir ao devedor que lhe pague aquilo que o fiador teve de pagar por conta dele. Mas, mais uma vez, se ela já está em processo de insolvência, isso não servirá de muito, provavelmente...

No vosso lugar eu começava por ir falar com o BPI. Por um lado dava jeito perceber como é que a dívida ainda tem esse valor (foram os custos dos processos de penhora e venda a acrescer à dívida? são os juros do tempo em que a dívida esteve por pagar? são comissões por pagamentos em atraso? foi a casa que foi vendida ao desbarato?); por outro para tentar negociar o valor da mesma com o banco e formas de pagamento (quanto é que seria a dívida efetiva se estivesse tudo em dia? há alguma coisa que o banco possa "perdoar"? porque não contactou os fiadores mais cedo e deixou a coisa arrastar-se até agora? seria possível recuperar o plano de pagamentos anterior ou esperam que seja pago tudo de uma vez?)
Falem também com o administrador de insolvência da vossa cunhada. Parece-me que a partir do momento em que alguém assuma a dívida dela tem fundamentos para ser considerado credor dos montantes que for pagando (é um direito que assiste ao fiador). Mas não sei como é que se lida com um novo credor num processo de insolvência, e haviam de tentar perceber quais as possibilidades de vir a reclamar esse dinheiro junto dela...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

primeiro obrigado pela resposta.

ela ja esta em insolvência já  tem  parte do ordenado  penhorado  faz todos os meses uma transferência para o tribunal e manda o comprovativo ao administrador.

desde Fevereiro que a insolvência  ficou resolvida. mas só agora o banco mandou a carta aos meus sogros.

a casa estava custou 90mil foi vendida por 50 mil e ficando mais 52mil em divida  desses 52mil 32 são da divida em si e o resto de juros e custas de tribunal.

por a filha em tribunal não vai acontecer para mais ela  já disse que se tiverem de pagar mesmo ela vai pagar...ela fica com o ordenado mínimo  mas esta junta com uma pessoa e com os 2 a trabalhar  a coisa  resolvesse.

os meu sogros por terem 80 anos e  juntos e não receberem mais de 900 euros mensais  não  conseguem se livrar  da divida?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0