Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JaVo

IRS - Erro 001W (residência fiscal)

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

Quando tento submeter a declaração de IRS ref a 2015 recebo a seguinte mensagem:
"001W : A residência fiscal declarada no quadro 8A do rosto da Modelo 3 não está de acordo com os dados do cadastro"

Seleccionei a opção 1 (Continente) no Quadro 8.
De facto, a minha residência actual (2016) é no Reino Unido - no entanto em 2015 (período em que recebi os rendimentos / tive despesas que quero submeter) era Portugal. Como devo proceder?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando alteraste a residência? Antes ou depois do meio do ano?

Experimenta meter uma declaração apenas para o período de residência em Portugal (quadro 8C)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Trabalhei em Portugal até Setembro.

Depois vim para o UK (também Setembro), onde comecei a trabalhar. Alterei a residência apenas em Dezembro (dia 10, eu acho).

Eu não sabia que dava para "dividir períodos" na entrega do IRS. Daqui a pouco vou tentar. Pode haver um "buraco" na declaração de 10 a 31 de Dezembro?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma "novidade" deste ano... ainda não sei grandes detalhes sobre os requisitos relativamente à outra parte do ano, talvez seja melhor contactares as Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Obrigado pela ajuda. Consigo submeter a declaração preenchendo o quadro 8C. ;)

Nota para a "ajuda" que o programa mostra:

"Sempre que, no mesmo ano, o sujeito passivo tenha, em Portugal, dois estatutos de residência (residente e não residente), deve proceder à entrega de uma declaração de rendimentos relativa a cada um deles, sem prejuízo da possibilidade de dispensa, nos termos gerais (n.º 6 do artigo 57.º do Código do IRS)."

Entendo daqui que não preciso de entregar declaração relativa ao período 10 a 31 de Dezembro, porque não tive rendimentos em Portugal... certo?

Uma ultima questão: Na opção 8A, devo submeter como residente no "Continente", dado que essa era a minha condição no ano passado (independentemente da condição atual), certo?

Editado por JaVo
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 10 minutos, JaVo disse:

Entendo daqui que não preciso de entregar declaração relativa ao período 10 a 31 de Dezembro, porque não tive rendimentos em Portugal... certo?

Eu diria que é isso, sim. Até porque, se tivesses tido rendimentos em Portugal depois de teres saído de cá, não preencherias os requisitos para ser considerado não residente nesse período.

há 10 minutos, JaVo disse:

Uma ultima questão: Na opção 8A, devo submeter como residente no "Continente", dado que essa era a minha condição no ano passado (independentemente da condição atual), certo?

Assumindo que não moravas nos Açores nem na Madeira diria que sim :) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa noite,

Sou emigrante, residente em Portugal há 11 anos. A minha residência fiscal é portuguesa, tal como o meu nif. No entanto, aparece me esse erro também.

A minha morada fiscal tem um erro no codigo postal. Sabem me dizer qual o problema?  Será esse o problema?

Cumprimentos

Ana 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 15 horas, Visitante Ana Andrade disse:

Sou emigrante, residente em Portugal há 11 anos. A minha residência fiscal é portuguesa, tal como o meu nif. No entanto, aparece me esse erro também.

A minha morada fiscal tem um erro no codigo postal. Sabem me dizer qual o problema?  Será esse o problema?

Cá és imigrante, portanto :) 

Eu diria que se a morada te aparece no Portal das Finanças, não devia ser um erro no CP que devia dar direito a esse problema. Impossível não é, no entanto.

O melhor é contactares as Finanças para esclarecer a situação...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0