jose paulo

mais valias

15 publicações neste tópico

Olá gostaria que me informassem :vou vender um apartamento por 120000€ e vou amortizar esse dinheiro numa moradia que estou a pagar e da qual devo 200000€será que tenho de pagar mais valias.obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As mais valias não se pagam têm-se. O que se paga é o imposto sobre essas mais valias. Mais valias = lucro; não dizes que vais pagar lucro, pois não? :)

Com os dados que dás não dá para dizer. As mais valias correspondem, grosso modo, à diferença entre o preço de venda e o preço/valor de aquisição corrigido em função do ano de aquisição. Subtraem-se ainda os encargos com o imóvel (custo dos registos na altura da aquisição, SISA ou IMT pago nessa altura, obras dos anos mais recentes, etc). Por exemplo, se pagaste 100.000€ por esse apartamento há uma dúzia de anos, não haverá mais valias, logo não haverá imposto a pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assumindo que comprou o imóvel em ou depois de 1989, faça esta conta:

max( preço aquisição, VPT altura de aquisição ) - max( 120.000, VPT actual ) 

Se isto dá 0, então não paga nada. Se não dá zero, mas dá X, as mais valias serão:

( X/2 - deduções ) * 0.28

assumindo que é residente fiscal em Portugal.

As "deduções" são:

- IMT pago na aquisição Penso que não há limite de tempo.
- Registos pagos na aquisição Idem.
- Custos de escritura na aquisição Idem.
- Custos com obras nos últimos anos devidamente comprovados, com fatura na morada do imóvel. Penso que apenas contam os últimos 5 anos.
- Instalação sistema aquecimento. Penso que apenas contam os últimos 5 anos.
- Certificação energética.
- Comissões a imobiliárias pagas para a venda do imóvel.

O @pauloaguia já completa / verifica este post.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas uma correção - o cálculo do imposto a pagar não é dado por (X/2 - deduções) * 0.28 mas sim pela seguinte fórmula: (X - deduções) / 2 e depois aplicada a taxa do escalão de IRS em que se encontre...

No caso de ser não residente é que este rendimento é tributado a 28%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 19 de abril de 2016 at 10:50, scpuser disse:

Assumindo que comprou o imóvel em ou depois de 1989, faça esta conta:

......

As "deduções" são:

- IMT pago na aquisição Penso que não há limite de tempo.
- Registos pagos na aquisição Idem.
- Custos de escritura na aquisição Idem.
- Custos com obras nos últimos anos devidamente comprovados, com fatura na morada do imóvel. Penso que apenas contam os últimos 5 anos.
- Instalação sistema aquecimento. Penso que apenas contam os últimos 5 anos.
- Certificação energética.
- Comissões a imobiliárias pagas para a venda do imóvel.

O @pauloaguia já completa / verifica este post.

No caso de haver reinvestimento numa nova casa, não acresce ás despesas também os custos de aquisição desta? Tais como por ex: escritura, IMT, registos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou com dificuldades a preencher o reinvestimento de um imóvel na declaração de IRS.

Comprei um Imóvel com a minha Ex-mulher em 1994 42.500€, em 2015 vendi por 77.500€ as despesas foram 7.500€ e a minha conta foi de 50%

Vou preencher o IRS como Divorciado.

Preenchi a linha 4001: Sub Passivo A ano: 2015 mês: 2 Valor 77.500 Ano: 1994 MÊs 11 Valor: 42.500€ Freg7500 071201 U 3110 RC Quota:50%

Como pretendo Reinvestir num Apartamento em 2016

Preenchi o Quadro 5 com os seguintes dados:

5001: 2015

5002:4001

5005 Valor em Dívida: 20.488

5006 investir sem recurso a crédito: 40.000€

A minha questão é no campo 4001 devo preencher os valores a 100% ou 50% visto o apartamento ser dividido com a minha Ex-mulher?

Porque é que quando realizo a simulação me agrava o valor a pagar? não devia ser ser isento de tributação o valor da mais-valia.

Muito Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 7 horas, darkvader disse:

No caso de haver reinvestimento numa nova casa, não acresce ás despesas também os custos de aquisição desta? Tais como por ex: escritura, IMT, registos?

Não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda estou a negociar a aquisição do novo imóvel. 

Não queria era que a autoridade tributária me cobrasse pela mais valia. se simular sem o anexo G tenho a pagar - 1.745,04€ 

se simular com o anexo G tenho a pagar 2.082,06€ :unsure:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Para efeitos de calculo de mais valias, o valor do crédito à habitação que entra é o valor da divida actual ao banco, ou o valor da divida inicial?

Obrigado pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, diogo lima disse:

Para efeitos de calculo de mais valias, o valor do crédito à habitação que entra é o valor da divida actual ao banco, ou o valor da divida inicial?

Para efeitos de cálculo de mais valias, nem um nem outro.

Para efeitos de isenção de tributação sobre as mesmas, o que conta é o valor atual da dívida (nº 5 do artigo 10º do CIRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, pauloaguia disse:

Para efeitos de cálculo de mais valias, nem um nem outro.

Para efeitos de isenção de tributação sobre as mesmas, o que conta é o valor atual da dívida (nº 5 do artigo 10º do CIRS).

Obrigado Paulo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Fiz a leitura deste tópico e gostaria de saber se os cálculos que efectuei mais abaixo estão correctos.

Sou não residente e vendi um terreno há uns meses. O valor de compra foi mais baixo do que o do VPT. Assim sendo, pegando no valor de venda e subtraindo ao do VPT dá-me o valor de 20000 euros (a mais valia). Deduzindo 2100 euros de despesas e dividindo por dois dá 8950. Multiplicando por 0,28 dá 2506 euros. É este o valor final que vou ter de pagar de irs ?

Um pedido de informação prévia é considerado uma despesa? No preenchimento do irs devo entregar somente o anexo G? O o modelo 3-rosto também é necessário entregar? 

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
On 8/7/2016 at 0:19 AM, Forasteiro said:

Boa noite,

Fiz a leitura deste tópico e gostaria de saber se os cálculos que efectuei mais abaixo estão correctos.

Sou não residente e vendi um terreno há uns meses. O valor de compra foi mais baixo do que o do VPT. Assim sendo, pegando no valor de venda e subtraindo ao do VPT dá-me o valor de 20000 euros (a mais valia). Deduzindo 2100 euros de despesas e dividindo por dois dá 8950. Multiplicando por 0,28 dá 2506 euros. É este o valor final que vou ter de pagar de irs ?

Um pedido de informação prévia é considerado uma despesa? No preenchimento do irs devo entregar somente o anexo G? O o modelo 3-rosto também é necessário entregar? 

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

1) O VPT actual não interessa para si, apenas para o comprador. 

2) As mais valias não levam em conta o preço (e não valor) de compra, apenas o valor utilizado para liquidação de IMT, se a ele houver lugar (se não houver é aquele que seria usado).

3) Qual foi o valor que serviu de liquidação de IMT quando comprou o terreno? Só assim consigo responder.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite scpuser. O imt pago foram 2925 eur. Qual é a fórmula utilizada então? 

Alguém me pode dar uma mãozinha aqui? Obrigado.

Editado por Forasteiro
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tenho uma segunda questão (se entretanto  alguém puder ajudar na primeira agradecia).

Ao investir a mais valia da venda do terreno na compra de um apartamento é possível não ser taxado (é a definição de imóvel que me coloca a dúvida aqui)?

obrigado desde já

Editado por Forasteiro
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead