motinhas

Comprar herança a herdeiros

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Agradeço a toda a ajuda a um esclarecimento que ainda não consegui encontrar resposta na internet.

O caso é o seguinte, os meus avós faleceram e deixaram uma casa com terreno embora construída de forma ilegal mas foi onde eles viveram grande parte da sua vida e também onde cresci, existem três herdeiros que concordaram em vender o terreno e casa, da família sou o único que demonstra interesse em adquirir o terreno com a casa embora ilegal, existe a possibilidade de haver interessados mas que não pertencem á família.

As minhas dúvidas são:

Eu como membro da família posso ter privilégio à aquisição do bem por um valor inferior ao oferecido por outra pessoa que não pertença à família?

Se a minha mãe quiser comprar a parte dos irmãos tem privilégio de comprar a um preço mais baixo mesmo havendo propostas mais altas fora da família?

Agradeço a ajuda e dicas que todos possam dar para clarificação destas dúvidas.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tua mãe, como co-proprietária tem direito de preferência, sim. No entanto, isso não quer dizer que tenha direito a comprar mais barato (à partida isso já será o que irá suceder de qualquer forma, porque pouca gente estaria disposta a comprar apenas uma quota-parte de um imóvel por um preço proporcional ao que pagaria pelo imóvel inteiro, sem garantias de vir a conseguir comprar o resto).

Quer dizer que, caso algum dos outros co-proprietários arranjem comprador para a sua parte, a tua mãe tem de ser informada disso e pode exercer o seu direito de ser antes ela a comprar pelo preço que tivesse sido definido entre as outras duas partes...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço a sua resposta, mas a ideia será vender tudo, ou seja a minha mãe comprar a parte dos meus tios e a dúvida é, se houver propostas mais altas do que ela está disposta a dar, ela perde o direito á compra?

E se eu quiser comprar a parte de todos incluindo a da minha mãe, tenho também preferência á compra mesmo havendo proposta mais altas?

Obrigado pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 49 minutos, motinhas disse:

Agradeço a sua resposta, mas a ideia será vender tudo, ou seja a minha mãe comprar a parte dos meus tios e a dúvida é, se houver propostas mais altas do que ela está disposta a dar, ela perde o direito á compra?

Ela não perde o direito de preferência. Mas para o exercer tem de estar disposta a cobrir o que os outros oferecerem...

há 49 minutos, motinhas disse:

E se eu quiser comprar a parte de todos incluindo a da minha mãe, tenho também preferência á compra mesmo havendo proposta mais altas?

Não, tu não tens direito de preferência...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead