Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
bolsacurta

Despedimento justa causa - direitos do trabalhador

4 publicações neste tópico

Caros forenses

Tive 10 meses a trabalhar numa empresa, nunca recebi por inteiro ( combinando por  transf. bancaria ao dia 11 de cada mês ) nunca aconteceu

sempre a conta gotas. Despedi-me por carta registada justa causa 5 meses de ordenados em atraso.

Agradeço que me ajudem nas contas que tenho para receber.

Ordenado base:

Set./Out./Nov./Dez. 2015 - 505,00 € x 4 = 2020,00 €

Jan. 2016                                               =   530,00 €

Subs. Ferias                                           =  212,49 €

Subs. Natal                                             = 212,49 €

Comissões sobre vendas                        = 265,09 €

8 dias ferias não gozadas                       =  192,73 €

Total             =  3432,80 €

O desconto de 11% da segurança social é sobre o valor Total ?

Terei direito a mais algum valor de compensação o ou Indemnização ?

Agradeço desde já a v/ colaboração 

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se indicares como chegaste a essas parcelas talvez seja mais fácil opinar... Pode também ser importante saber o tipo de contrato, quando foi o despedimento e quando entra em vigor.

De qualquer forma, talvez seja melhor contactares a Autoridade para as Condições do Trabalho. Não só te podem ajudar a fazer essas contas, como eventualmente poderás ter de recorrer à ajuda deles, caso seja preciso reclamar o pagamento dos valores que te são devidos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, pauloaguia disse:

Se indicares como chegaste a essas parcelas talvez seja mais fácil opinar... Pode também ser importante saber o tipo de contrato, quando foi o despedimento e quando entra em vigor.

De qualquer forma, talvez seja melhor contactares a Autoridade para as Condições do Trabalho. Não só te podem ajudar a fazer essas contas, como eventualmente poderás ter de recorrer à ajuda deles, caso seja preciso reclamar o pagamento dos valores que te são devidos...

Boa tarde !

As contas foram feitas por mim( com base no registo da segurança social )

o tipo de contrato verbal sem termo o despedimento ocorreu a 31 de Janeiro de 2016 enviei

carta registada despedimento justa causa motivo não pagamento pontual ( 5 meses de ordenados em atraso ).

A ACT só pode atuar se eu ainda estivesse a trabalhar, a partir de agora terei que recorrer ao Tribunal do Trabalho 

mas como tenho que percorrer 150 km e  gostava de receber tudo a que tenha direito sem recorrer ao Tribunal de forma amigável com a empresa 

( Sei que vai ser dificil se não pagaram até agora ).

O meu interesse é saber se:

O desconto de 11% da segurança social é sobre o valor Total apresentado em cima ?

e se

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 16 horas, Visitante Bolsa curta disse:

Boa tarde !

As contas foram feitas por mim( com base no registo da segurança social )

o tipo de contrato verbal sem termo o despedimento ocorreu a 31 de Janeiro de 2016 enviei

carta registada despedimento justa causa motivo não pagamento pontual ( 5 meses de ordenados em atraso ).

A ACT só pode atuar se eu ainda estivesse a trabalhar, a partir de agora terei que recorrer ao Tribunal do Trabalho 

mas como tenho que percorrer 150 km e  gostava de receber tudo a que tenha direito sem recorrer ao Tribunal de forma amigável com a empresa 

( Sei que vai ser dificil se não pagaram até agora ).

O meu interesse é saber se:

O desconto de 11% da segurança social é sobre o valor Total apresentado em cima ?

e se

Isto vai de encontro ao que publiquei há pouco tempo, algures noutro post. Infelizmente a ACT já não ajuda pós-despedimento, em nada...o que é triste...

Quanto à SS, os 11% é sobre o teu ordenado base, não sei se as comissões também são taxadas com SS ou não. Se sim, então será sobre o total, visto que 11% de cada parcela individualmente é o mesmo que 11% sobre o total.

Poderás ter direito a indemnização por cada ano completo de trabalho, mas como não tiveste nenhum ano completo, penso que não. Quando o despedimento é feito com justa causa por parte do trabalhador, normalmente e quase sempre tens direito a indemnização, como não trabalhaste 1 ano completo não tenho a certeza, mas faria sentido darem uma indemnização relativa aos proporcionais dos meses trabalhados, mas se nunca te pagaram o ordenado a horas também não vão pagar indemnização nenhuma.

Tenta obter aquilo a que tens a certeza que tens direito e depois logo avanças para o resto. Lembra-te que eles têm aquilo que é teu (têm a faca e o queijo na mão) conheço algumas empresas que ficaram "chateadas" e acabaram por não pagar nada...por isso tenta para já só reivindicar aquilo que tens direito, assim que te cair o valor na conta, pensa no restante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0