Visitante Tiago Oliveira

Crédito - contas sem sentido?

2 publicações neste tópico

Olá

Trabalho na Alemanha mas a minha empresa desde o último ano que me manda regularmente para Portugal. Passo no máximo um mês em Lisboa e 4-6 em Coimbra. Isto vai-se manter nos próximos (muitos) anos, pois assinei um contrato efectivo o ano passado e ficou estipulado que passo até 7 meses em Portugal por ano (com um mínimo de 4). O meu contrato foi aumentado mais 1100 euros por mês mas ficou decidido que a empresa não paga qualquer ajuda de custo para ir a Portugal (ou hotel). Isto será assim por 20 anos, a não ser que a empresa feche o que duvido pois é líder de mercado e tem lucros todos os trimestres.

Eu tenho um apartamento na margem sul que me chega totalmente para quando estou em Lisboa (no máximo 1 mês por ano). Porém, em Coimbra, não conhecia ninguém e o último ano foi um pesadelo encontrar casa, além de serem caras. Só me propunham quartos em casas de estudantes, que para mim não dá porque me deito cedo, acordo cedo e preciso do meu espaço. Acabei por arrendar um apartamento (muito bom verdade seja dita) mas paguei quase 800 euros por mês, o que é muito caro. Deixei o meu nome nas imobiliárias para quando encontrassem alguma coisa para mim me ligarem e eu avaliar.

Em Fevereiro apontaram-me o apartamento perfeito porque fica ao lado de onde trabalho em Coimbra, é um T1 que é perfeito para mim. O apartamento está muito danificado por dentro pois houve um incêndio mas o preço inicial são apenas 38 mil euros e com remodelações talvez não passe dos 65 mil (já lá fui com um empreiteiro), o que é bastante bom para a localização. Queria comprá-lo, mas infelizmente o meu dinheiro está quase todo em certificados de aforro e por isso não tenho os 38 mil euros. Submeti uma proposta sujeita a aprovação de crédito que foi aprovada. Agora falta o crédito. Este mês estive em Lisboa e fui ao banco saber que crédito me davam. Eu tenho conta no BPI e no Novo Banco e por isso fui aos dois. Aqui está o que me propuseram - os dois taxa fixa a 15 anos para habitação secundária:

BPI (38 mil)                 Novo Banco (40 mil)

TAN               3,3                                        4,350
TAE               3,955                                    5,960
TAER             3,955                                    6,020

Seguro multi.     4,38                                   ? Não diz na folha.
Seguro vida       3,88                                   ? Não diz na folha.

Eu fui a http://www.mortgagecalculator.org/ e coloquei os valores (Property tax e PMI meti 0 porque em Portugal não está no crédito). Primeiro NB deu uma prestação igualzinha: 302.94.

No entanto para o BPI não dá! A folha que o senhor me deu diz prestação de 272,12 mas o site diz 267,94. É estranho. Mesmo se eu somar o seguro multi riscos 267.94+4.38 dá 272,32 ou seja 20 cêntimos a mais. 

Já agora, um amigo meu que é bancário disse para eu pedir 40 mil porque assim já dá para a escritura também, visto que o imóvel vai com certeza ser avaliado em mais do que isso (eu disse 65 mil ao BPI e 60 mil ao Novo Banco).

As perguntas que tenho:
1. Porque razão no caso do BPI não dá o valor certo? Eu queria ver todas as prestações, quanto pago de juro e de capital e como não bate certo já não confio!
2. Acham que são boas taxas? eu acredito que no Novo banco a taxa é mais alta porque dei uma avaliação mais baixa e ao mesmo tempo pedi mais dinheiro.
3. O que deveria fazer? Acham que deva negociar o TAN no BPI para que taxa? Pedir 3? Ou na simulação a 20 anos com TAN 3,6 pedir TAN 3,3? Acha que deva negociar mais ainda?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Crédito do BPI não terá "Prestações Mistas"?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor