Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
killbill

Permutas com hipoteca

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de saber como permutar 2 imóveis de valores diferentes em que as 2 partes têm empréstimo habitação.

Pessoa A: T2 Alenquer avaliado por 125000€ e deve 75000€

Pessoa B: T1 Lagos avaliado por 175000€ e deve 100000€

Como se processa a nível bancário, finanças e outros para cada uma das partes?

que vantagens e desvantagens na permuta?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não estou bem por dentro deste tipo de casos para te saber responder. Mas diria que os bancos dos dois proprietários têm, em primeiro lugar, que aceitar trocar as hipotecas dos imóveis (o que não deve ser problema, uma vez que devem menos que o valor do novo imóvel). A pessoa B, no entanto, pode ter algum trabalho a convencer o banco e mesmo ter que ceder em algumas condições, uma vez que vai diminuir bastante o valor da garantia. Relativamente à pessoa A, tem duas hipóteses: ou paga os 50.000€ da diferença do seu bolso (supondo que foi esse o valor acordado) ou então acrescenta-os à dívida, passando a dever 125.000€.

Em qualquer dos casos ambas as partes devem renegociar o empréstimo à luz das novas condições (novas relações financiamento/garantia).

Se as avaliações foram feitas há muito tempo é possível que os bancos queiram reavaliar as casas (avaliação essa que vocês terão que pagar). Se forem recentes (ou mesmo que não sejam) tentem convencer os bancos a trocar essa informação entre eles. Haverá ainda comissões bancárias a pagar, seguramente.

De resto, parece-me que terão que estar as 4 partes presentes no dia da escritura, e que a pessoa A tem que pedir ao banco para lhe visar um cheque no valor de 50.000€ para entregar à pessoa B no dia da escritura.

De qualquer forma, estou certo que os gerentes das respectivas contas, acompanharão ambas as partes no processo, explicando estas coisas todas e mais o que for preciso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que eu conheço e da minha experiência pessoa, a permuta é uma compra e venda com vantagens fiscais, dado que o IMT é pago apenas sobre a diferença entre os imóveis ( e é pago por quem fica com o bem de maior valor...atenção que isto normalmente é feito pelos valores de escritura, mas se os valores patrimoniais tributáveis forem superiores, passa a ser feito com base nestes).

Se ambos os imóveis têm hipoteca, presumindo que ambas serão liquidadas no acto da permuta e feitas novas hipotecas caso necessário, ambos terão que fazer registos provisórios.

Em termos bancários penso que a operação é relativamente simples. É a liquidação do crédito actual e a criação de um novo (caso seja necessário), com todos os custos inerentes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não existem trocas de hipotecas, os créditos anteriores são liquidados e são constituídos novos, vão ter que passar por um processo de pedidos de crédito, com negociação de spread e afins. As condições anteriores não se mantém..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0