Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Isabel Carvalho

IRS

31 publicações neste tópico

Boa tarde,
Enviei uma declaração de IRS online e depois uma de substituição. A situação que aparece agora na consulta da mesma é :

2015-recepcionada - aguarda valid - 07-04-2016

2015-declaração certa - d.prazo - 03-04-2016

É mesmo assim ou terei submetido mal?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A primeira declaração que submeteste foi dada como certa no dia 3. A declaração de substituição foi submetida no dia 7 e aguarda validação.

Parece-me bem... Não te preocupes, o processo da primeira pára quando metes a declaração de subsituição. Mas continua-te a ser mostrada porque ela continua no sistema... apenas não servirá para nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Recebi indicação de declaração com erros porque entreguei uma de substituição mas em conjunto com o meu companheiro, inserindo união de facto. Dizem-me da AT que é por isso que dá erro. Tenho que pedir para eliminar a 1ª declaração como solteira. Será mesmo assim?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 31 minutos, Isabel Carvalho disse:

Recebi indicação de declaração com erros porque entreguei uma de substituição mas em conjunto com o meu companheiro, inserindo união de facto. Dizem-me da AT que é por isso que dá erro. Tenho que pedir para eliminar a 1ª declaração como solteira. Será mesmo assim?

Tem sido assim nos outros anos, sim. E só depois de ela ser eliminada do sistema é que podem meter declaração de substituiçõa, por isso convém despachares-te a resolver isso que o prazo para entrega da declaração está quase a acabar (e se for fora do prazo já não podem fazer declaração conjunta).

Desconfio que para o caso dos casados que estão na dúvida entre meter uma declaração agora e outra na segunda fase ou uma declaração conjunta na segunda fase, a sugestão de um meter agora e depois meter uma declaração de substituição na segunda fase vai levar ao mesmo tipo de problemas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há dias coloquei à AT a seguinte questão:   A minha esposa entregou a declaração do IRS na semana passada. Neste momento encontra-se na situação DECLARAÇÃO CERTA. 
Eu apenas posso entregar a minha declaração na 2ª fase pois tenho rendas a declarar. Apesar da minha esposa já ter entregue a sua declaração, posso optar pela tributação conjunta?

Ontem recebi esta resposta:  A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Sim.
Em Maio pode optar pela tributação em conjunto .
Com os melhores cumprimentos 
AT- Autoridade Tributária e Aduaneir

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, encontro-me exactamente  na mesma situação e nos varios telefonemas que fiz a AT desde dia 5/04, ouvi diferentes respostas, a de hoje foi que tinha de fazer a anulacao. Posso fazer por carta registada o pedido? Por fax? como me aconselham a fazer a anulacao? demoram muito a responder? muito obrigada Ana 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 minuto, Visitante Ana disse:

Boa tarde, encontro-me exactamente  na mesma situação e nos varios telefonemas que fiz a AT desde dia 5/04, ouvi diferentes respostas, a de hoje foi que tinha de fazer a anulacao. Posso fazer por carta registada o pedido? Por fax? como me aconselham a fazer a anulacao? demoram muito a responder? muito obrigada Ana 

A maior parte das pessoas que relataram essa situação nos anos anteriores, acho que acabaram por ir a uma repartição de Finanças. Podes tentar o eBalcão, através do Portal das Finanças a ver se dá para fazer por lá...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 57 minutos, pauloaguia disse:

A maior parte das pessoas que relataram essa situação nos anos anteriores, acho que acabaram por ir a uma repartição de Finanças. Podes tentar o eBalcão, através do Portal das Finanças a ver se dá para fazer por lá...

Eu fui a uma repartição perto do meu trabalho e disseram-me que tem de ser mesmo na de residência.

Faltar ao trabalho para ir às finanças não está nada a calhar...

Entretanto enviei msg pelo eBalcão, quando obtiver resposta post aqui.

Muito obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 19/04/2016 at 11:36, pauloaguia disse:

Tem sido assim nos outros anos, sim. E só depois de ela ser eliminada do sistema é que podem meter declaração de substituiçõa, por isso convém despachares-te a resolver isso que o prazo para entrega da declaração está quase a acabar (e se for fora do prazo já não podem fazer declaração conjunta).

Desconfio que para o caso dos casados que estão na dúvida entre meter uma declaração agora e outra na segunda fase ou uma declaração conjunta na segunda fase, a sugestão de um meter agora e depois meter uma declaração de substituição na segunda fase vai levar ao mesmo tipo de problemas...

Estou a ver que estou tramado.....enganei-me e submeti o ficheiro errado com a declaração de apenas um dos sujeitos passivos, quando queria entregar dos 2 em conjunto....e agora?! Poderei entregar a declaração de substituição (visto ainda estar dentro do prazo para a entrega) e depois terei de anular a anterior?!.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 8 horas, Minhocal disse:

Estou a ver que estou tramado.....enganei-me e submeti o ficheiro errado com a declaração de apenas um dos sujeitos passivos, quando queria entregar dos 2 em conjunto....e agora?! Poderei entregar a declaração de substituição (visto ainda estar dentro do prazo para a entrega) e depois terei de anular a anterior?!.....

Eu acho que a anterior tem de ser anulada antes de entregares a nova... mas já tentaste ao menos?

É que se a declaração em conjunto não for entregue dentro do prazo, já não pode ser entregue - depois só em separado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Liguei logo às 9h para o apoio do IRS.

A senhora da linha disse-me para submeter nova declaração na aplicação (colocar como 1º declaração visto que um dos sujeitos passivos ainda não entregou nada) e ir ao serviço de finanças da residência fazer um pedido para anular a declaração que já foi entregue.

Ela também disse que vai dar erro quando o fizer mas para prosseguir porque depois de dar entrada do pedido de anulação não há mais problema nenhum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu fui ontem à repartição das finanças da minha área de residência (Loures 3), e avisaram-me que as eliminações só ocorrem durante o mês de Julho e que podemos ter coimas associadas assim como perder a isenção do IMI (se tiver direito).

Outra informação que obtive é que a declaração da Junta de Freguesia a atestar que se vive há 2 anos em união de facto, mas com moradas diferentes, pode dar origem a coimas, pois o art 15º diz que temos 60 dias para actualizar a morada... Dito logo pela funcionária que me atendeu!!

Eu desisti de entregar em conjunto, optamos por manter a minha 1ª declaração "solteira" e o meu namorado submeteu a dele também sozinho... pois com tantas hipóteses de coimas, de inspecções, tempo perdido, de recusarem a documentação apresentada... Foi a melhor solução, a mais segura sem confusões!!

Fiquei triste e desiludida, pois é verdade que vivemos juntos há mais de 2 anos e que temos tudo certinho!!! Mas a lei está feita com 2 bicos, para quê a hipótese da declaração da Junta de Freguesia se afinal pode não ser reconhecida, ou dar origem a coimas :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Realmente ninguém se entende e cada cabeça é quase sua sentença.

No balcão de finanças de Lisboa a informação que me deram foi de encontro ao que me disseram na linha CAT, ou seja, pedido para anular a anterior e submeter nova. Ninguém me falou em qualquer coima visto que está a ser tratado tudo dentro do prazo legal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estou com um problema semelhante. Vivo em união de facto há 5 anos, mas sempre declaramos o IRS em separado. Este ano resolvemos declarar como estando em união de facto, mas antes de termos decidido isso eu já tinha enviado uma declaração como solteira. Agora a segunda declaração (em união de facto) está como tendo anomalias e que eu tinha enviado como solteira está como correta. Enquanto isso, a outra pessoa singular tem apenas a declaração com anomalias, qual dá erro ao corrigir e dá também erro ao tentar enviar uma nova, indicando que há uma com erros que deverá ser corrigida. Consegui ligar para a minha repartição de finanças, onde me disseram para fazer o pedido de anulação da declaração que foi enviada inicialmente através do e-balcão, pois só assim poderá ser aceite uma nova com outro estado civil. O problema é que já fiz um pedido de esclarecimento ao e-balcão há 2 dias e até agora não obtive resposta nenhuma... Alguém sabe quanto tempo demoram as respostas do e-balcão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 30 minutos, Visitante Maria Dinis disse:

O problema é que já fiz um pedido de esclarecimento ao e-balcão há 2 dias e até agora não obtive resposta nenhuma... Alguém sabe quanto tempo demoram as respostas do e-balcão?

Estamos a aproximar-nos do fim do prazo para entrega da declaração de IRS. As dúvidas lá colocadas devem ser mais do que muitas, e eles nem devem ter mãos a medir. Mas a julgar pelos comentários aqui no fórum, no início do mês havia algumas respostas quase de um dia para o outro e ultimamente parece que já vai em alguns dias, sim.

Talvez não fosse má ideia ir amanhã a uma loja do cidadão, se tiveres essa possibilidade, para tratar disso pessoalmente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho situação idêntica ao descrito, estamos em união de facto com moradas diferentes, ela submeteu a 29 maio sozinha e a 30 maio entreguei declaração de substituição dos 2. agora tenho os erros b52 e Z08 na minha declaração e ela tem uma validada e outra com os mesmos erros. ambos temos rendimentos dependentes e independentes.

que soluções encontraram até ao momento?

- ja tenho a declaração da junta de freguesia

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Entreguei o IRS, 2ª fase no dia 5 de Maio. Hoje, 7 de Junho recebi uma mensagem da AT informando que a declaração possui 2 erros de validação central. Um deles tem a ver com o facto de, relativamente a um ato isolado, faltar colocar um X no quadro 1 do Anexo B, indicando a natureza dos rendimentos.  O outro, não consigo perceber do que se trata... a informação que recebi diz que o erro é:

"B69 - IMCVOMP: ENTRE EXISTE / NÂO EXISTE ANEX. H E TOT. DAS PREST. SERV. E VALOR Q-4"

Alguém me sabe dizer como resolver? Será que está associado ao 1º erro que descrevi, relacionado com a natureza dos rendimentos?

Obrigado pela ajuda possível.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, Visitante Luís Silva disse:

Boa tarde,

Entreguei o IRS, 2ª fase no dia 5 de Maio. Hoje, 7 de Junho recebi uma mensagem da AT informando que a declaração possui 2 erros de validação central. Um deles tem a ver com o facto de, relativamente a um ato isolado, faltar colocar um X no quadro 1 do Anexo B, indicando a natureza dos rendimentos.

E deixou-te submeter mesmo assim? Eu nunca consegui (mas também eu nunca meti um ato isolado).

há 3 horas, Visitante Luís Silva disse:

O outro, não consigo perceber do que se trata... a informação que recebi diz que o erro é:

"B69 - IMCVOMP: ENTRE EXISTE / NÂO EXISTE ANEX. H E TOT. DAS PREST. SERV. E VALOR Q-4"

Alguém me sabe dizer como resolver? Será que está associado ao 1º erro que descrevi, relacionado com a natureza dos rendimentos?

Essa mensagem não me diz nada. Fiz uma pesquisa na net e só encontrei uma série de comentários num blog: http://contaspoupanca.blogspot.pt/2016/04/irs-mais-alguns-erros-evitar.html

Também não parecem muito seguros, mas a mensagem mais assertiva parece ter à mesma a ver com a falta da natureza dos rendimentos. Pode ser que resolvendo o primeiro se resolva o segundo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, pauloaguia disse:

E deixou-te submeter mesmo assim? Eu nunca consegui (mas também eu nunca meti um ato isolado).

Essa mensagem não me diz nada. Fiz uma pesquisa na net e só encontrei uma série de comentários num blog: http://contaspoupanca.blogspot.pt/2016/04/irs-mais-alguns-erros-evitar.html

Também não parecem muito seguros, mas a mensagem mais assertiva parece ter à mesma a ver com a falta da natureza dos rendimentos. Pode ser que resolvendo o primeiro se resolva o segundo...

Obrigado pela resposta. Na altura validei e a declaração não tinha erros. Agora, após a AT ter feito a validação central, já me aparece o erro da falta da natureza dos rendimentos. O outro erro não me chegou a aparecer, pelo que, provavelmente, um estará relacionado com o outro. No entanto, tenho receio de corrigir só o 1º erro e ficar com a declaração "emperrada" mais um tempo, para depois voltar a ter erros de validação central... se calhar é melhor ir às finanças... 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 18 horas, Visitante Luís Silva disse:

Obrigado pela resposta. Na altura validei e a declaração não tinha erros. Agora, após a AT ter feito a validação central, já me aparece o erro da falta da natureza dos rendimentos. O outro erro não me chegou a aparecer, pelo que, provavelmente, um estará relacionado com o outro. No entanto, tenho receio de corrigir só o 1º erro e ficar com a declaração "emperrada" mais um tempo, para depois voltar a ter erros de validação central... se calhar é melhor ir às finanças... 

Boa tarde,

Tive a informação que basta corrigir a natureza dos rendimentos, pois os dois erros estão relacionados. Agora surgiu-me uma nova dúvida: Estando apenas a corrigir a declaração com erros de validação central, devo também corrigir de "1ª declaração do ano" para "declaração de substituição"? Obrigado. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, pessoal.

Efectuei e submeti uma primeira declaração de rendimentos - logo no primeiro dia disponível - da qual, inclusive, já fui reembolsado. Porém, já só após ter sido reembolsado da primeira declaração é que fui informado, por parte do familiar que ficou encarregado de tratar dessas questões, que tínhamos de preencher uma declaração de substituição, onde constassem outros valores, por causa de um imóvel de uma herança. Eu, essa pessoa e o meu irmão, ficámos todos na mesma situação (ter entregue uma primeira declaração e agora esta nova de substituição), porém, eu era o único que já havia sido reembolsado, dado ter sido dos primeiros a entregar a declaração. O que me aparece no estado da declaração de substituição é 
RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.

Posto isto, queria questionar-vos se sabem se é preciso fornecer mais alguma informação da minha parte, ou se é mesmo só uma questão de aguardar.

Obrigado e cumprimentos,
Tiago Ferreira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O receio que o erro B69 possa vir isolado é sensato... Aconteceu isso a uma amiga que me pediu ajuda.

A solução ser ir às finanças é que é pena. Preferia entender o que é e corrigir.

De qualquer forma foi bom encontrar isto referido aqui.

Cumprimentos,

PL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 07/06/2016 at 15:38, Visitante Luís Silva disse:

Boa tarde,

Entreguei o IRS, 2ª fase no dia 5 de Maio. Hoje, 7 de Junho recebi uma mensagem da AT informando que a declaração possui 2 erros de validação central. Um deles tem a ver com o facto de, relativamente a um ato isolado, faltar colocar um X no quadro 1 do Anexo B, indicando a natureza dos rendimentos.  O outro, não consigo perceber do que se trata... a informação que recebi diz que o erro é:

Obrigado pela ajuda possível.

Boa tarde

Uma amiga minha também tinha este problema, e basicamente ela não havia colocado o anexo H, sendo que tinha pedido faturas com contribuinte nesse ano identificados no e-faturas. Relativamente ao outro das prestações de serviço, é verificar o quadro 4 do anexo B. Ela tinha colocado os valores no local errado, uma vez que ela declarou os valores como  profissionais, comerciais etc e colocou os valores nos rendimentos agrícolas a afins.

Espero ter ajudado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 15 horas, Visitante IVONE disse:

Boa tarde

Uma amiga minha também tinha este problema, e basicamente ela não havia colocado o anexo H, sendo que tinha pedido faturas com contribuinte nesse ano identificados no e-faturas. Relativamente ao outro das prestações de serviço, é verificar o quadro 4 do anexo B. Ela tinha colocado os valores no local errado, uma vez que ela declarou os valores como  profissionais, comerciais etc e colocou os valores nos rendimentos agrícolas a afins.

Espero ter ajudado

Bom dia,

Relativamente ao assunto do erro B69, após esclarecimentos por parte das finanças, já corrigi a declaração e já está dada como "Declaração Certa". Na realidade, este erro estava relacionado com o outro erro devido a não ter colocado, no anexo B, a cruz no campo da "natureza dos Rendimentos". Também me faltava colocar o campo 1301 a zeros. Com estas correções, penso que tudo estará bem. Só lamento o facto de o sistema não ter dado erros de validação quando submeti a declaração da primeira vez. Tinha-se evitado esta situação...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Entreguei declaração na 2 fase, a 3 de maio, ficou validada dia 18 e assim continua!!!

Alguém sabe alguma coisa acerca dos reembolsos da 2 fase?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0