Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante André Garcia

IRS 2012 e 2013 / Duvidas preencimento

8 publicações neste tópico

Boa tarde caros amigos,

Tenho em atraso a entrega do IRS 2012 e 2013, já falei com a AT e disseram que o posso fazer por meio electronico sem problema, consegui reunir a informação infra mas não estou a ver bem como colocar ou calcular os valores nos campos correspondentes do anexo A, mais propriamente como calculo por exemplo a sobretaxa extraordinaria da ent 502918***, trabalho que efetuei no final de 2012 e inicio de 2013, e como há variações no nome dos campos que me deram perco-me um pouco podem por favor ajudar-me no cálculo/onde preencher, já procurei na net mas encontro informação tão diferente que tenho receio de fazer asneira  Desde já agradeço a vossa preciosa ajuda e atenção !!! Obrigado AG

2012

Cont Ent: 504909***
Rendimentos do ano: 5662.22
IRS: 414.00
Sobretaxa: 0.00
Contribuições: 622.85

Cont Ent: 502918***
Base IRS Acumulado: 3576.50
IRS Acumulado: 232.00
Seg Social Acumulado: 393.41

2013

Cont Ent: 502918***
Base IRS Acumulado: 6607.02
IRS Acumulado: 765.00
Seg Social Acumulado: 765.78

Cont Ent: 510126***
Rend Isentos IRS: 452.62
Rendimentos sujeitos a IRS: 3520.88
IRS Trabalho Dependente: 195.00
IRS Sobretaxa extraordinaria: 5.00
Total Retenções 200.00
Segurança Social: 387.30

.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tens declarações passadas por essas entidades com os valores que te pagaram e retiveram?

Não deves calcular o valor da sobretaxa, deves declarar o que efetivamente te foi retido para esse efeito sob pena de teres discrepâncias com os valores declarados pelas entidades ao fisco... De qualquer forma, se esses valores disserem respeito a 14 meses, não me admira que não haja sobretaxa a ser cobrada - é que esta é cobrada sobre os valores acima do salário mínimo e dá ideia que não recebeste salário mínimo em caso nenhum (admitindo que são 14 meses).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde Paulo,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Paulo, estes valores foram retirados nas declarações anuais que me foram entregues pelas entidades, em todos os trabalhos auferi no minimo 650€, chamo a atenção pois no mesmo ano estive em duas entidades diferentes logo nunca poderia perfazer 14 meses só numa entidade, em relação á primeira entidade (primeira parte de 2012) não tenho valores de sobretaxa na declaração, na segunda entidade (segunda parte de 2012 e primeira parte de 2013) apesar de nas declarações anuais não figurar o valor da sobretaxa, se verificar nos recibos mensais de vencimento ela vem lá descrita, sem valor apenas com unidades (dias), portanto suponho que tenham sido feitos descontos da SE, quando questionei os mesmos disseram-me que teria de ser eu a calcular pois o "software" deles não o faz, segundo consegui investigar será algo como: Salario bruto - IRS - Segurança Social - 1 Salario minimo nacional (485) e depois deste valor encontrar o correspondente a 3.5%. Quanto á terceira entidade (segunda parte de 2013) apesar de irrisória já trazia a SE calculada no valor de 5€.

Em fundo gostava de esclarecer estes pontos com algo mais concreto que as pesquisas que fiz na net.

Obrigado !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

Em baixo tenho os valores que consegui apurar, sem calculo de nenhuma sobretaxa, somente com o que me deram, se repararem em 2013 na segunda entidade recebi em bruto sensivelmente menos 3000€ do que na primeira entidade e tenho uma sobretaxa no valor de 5€, não me está a fazer sentido pelo menos por lógica que assim seja, recebo menos pago taxa, recebo mais não pago ? (chamo novamente a atenção que figuram nos recibos mensais cobrança de SE em unidades não valores, e que me foi indicado pela entidade que teria de ser eu a calcular a SE).

Uma vez mais obrigado !

Ano 2012 - Anexo A - Quadro 4

Linha1-
NIF Entidade: 504909***
Código dos Rendimentos: 401
Titular: A-MEUNIF
Rendimentos: 5662.22
Retenções: 414.00
Contribuições: 622.85
Retenção Sobretaxa: 0.00

Linha 2-
NIF Entidade: 502918***
Rendimentos: 3576.50
Retenções: 232.00
Contribuições: 393.41

Ano 2013 - Anexo A - Quadro 4

Linha1-
NIF Entidade: 502918***
Rendimentos: 6607.02
Retenções: 765.00
Contribuições: 765.78

Linha 2-
NIF Entidade: 510126***
Rendimentos: 3520.00
Retenções: 195.00
Contribuições: 387.30
Retenção Sobretaxa: 5.00

Editado por Andre Garcia
Editado: correção nif
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A sobretaxa era (é) calculada, em cada mês, sobre o montante do salário que excedia o salário mínimo. Se regra geral recebias menos do que o salário mínimo não te era cobrada sobretaxa; mas se num dado mês passaste acima dos 485€ então, nesse mês, foi cobrada sobretaxa sobre o remanescente.

Seja como for o acerto de contas é feito ao meter a declaração de IRS. Se não tiveres imposto a pagar ser-te-á devolvido o valor que já pagaste com retenções na fonte e sobretaxa, por exemplo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo,

Se a sobretaxa é calculada mês a mês, o valor anual não deveria ser a soma de todos os meses ? Como se calcula ?

Em todos os meses que trabalhei como referi o minimo que recebi de ordenado (vencimento base) foi de 650€, logo teria sobretaxa associada pelo que indicas.

Sim, entendo que o acerto é feito com a entrega do IRS, mas para fazer a entrega preciso de saber com certeza o que lá colocar,senão como bem disseste entro em disparidade com os valores declarados da identidade, já experimentei  simular sem qualquer taxa e calculando a taxa com a formula que coloquei em cima e os valores são bem diferentes do que tenho a receber (em nenhuma tive valores a pagar).

Se calhar não me consigo fazer comrpeender, vou tentar assim,

- Os valores das declarações que me deram são os supra, que valor vai a que campo ? 

- A ent. 502918*** no ano de 2012 e 2013 não entregou o valor da sobre taxa a preencher , disse que teria de ser eu a calcular, como o faço ?

(já confirmei novamente e tenho nos recibos da mesma sempre mencionado "Sobretaxa Extraordinaria Desc. [X unidades] )

Novamente agradeço a ajuda,

AG

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 horas, Andre Garcia disse:

- A ent. 502918*** no ano de 2012 e 2013 não entregou o valor da sobre taxa a preencher , disse que teria de ser eu a calcular, como o faço ?

(já confirmei novamente e tenho nos recibos da mesma sempre mencionado "Sobretaxa Extraordinaria Desc. [X unidades] )

Podes somar os descontos feitos em cada um dos recibos de vencimento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estão em unidades ... enfim vou procurar outro meio, chego á conclusão que até não estou tão mal informado obrigado pelo esforço :) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0