Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mariafatimasimoes

IRS CONJUNTO OU SEPARADO

10 publicações neste tópico

Casei-me no ano de 2015, mas o meu marido entregou até ao ano passado a declaração de IRS na 2º fase. Por outro lado, eu como só tenho rendimentos por conta de outrem entregava na 1ª fase, agora não sei o que fazer? Para fazer a simulação e verificar se nos interessa mais entregar em conjunto ou separado tenho de esperar pela segunda fase, porque só nesse momento podemos fazer a simulação com o anexo F, relativo aos rendimentos prediais do meu marido, mas se tiver vantagens na entrega separada já vou entregar a minha declaração fora de prazo....enfim, uma confusão, será que alguém me pode ajudar?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 26 minutos, JRJordao disse:

Pode comparar os 2 cenarios com este simulador (Excel): http://www.financaspessoais.pt/irs/simulador-irs-2015

Além disso, de acordo com esta reportagem, no caso de se mostrar mais vantajoso, pode-se fazer uma segunda entrega na 2a fase sem custos.

E existe de facto alguma vantagem (para quem não tem dependentes) de entregar em conjunto ou em separado ou é apenas propaganda??

Fiz a experiência de simular em conjunto e em separado e o valor é exactamente igual até às décimas. Simplesmente na declaração conjunta soma ambos os reembolsos...

Editado por Wakka
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

50 minutes ago, Wakka said:

E existe de facto alguma vantagem (para quem não tem dependentes) de entregar em conjunto ou em separado ou é apenas propaganda??

Fiz a experiência de simular em conjunto e em separado e o valor é exactamente igual até às décimas. Simplesmente na declaração conjunta soma ambos os reembolsos...

No meu caso também não parece haver diferença. Optei por entregar em separado, pois o simulador Excel dá nesse caso mais umas dezenas de euros reembolsados.

Creio que entre os fatores mais relevantes estão a discrepância de rendimentos entre o casal e os limites de algumas despesas.

Talvez algum colega possa dar um exemplo concreto ...

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Agora mesmo, JRJordao disse:

No meu caso também não parece haver diferença. Optei por entregar em separado, pois o simulador Excel dava nesse caso mais umas dezenas de euros reembolsados.

Creio que entre os fatores mais relevantes estão a discrepância de rendimentos entre o casal e os limites de algumas despesas.

Talvez algum colega possa dar um exemplo concreto ...

Também pensei tratar-se das discrepâncias dai ter tentado simular em conjunto pois tenho uma diferença de cerca de 8000€ a mais que a minha esposa. A não ser que 8000€ não seja uma discrepância grande o suficiente. Talvez ela devesse optar pelo Ronaldo como namorado :P ai sim haveria uma gigantesca discrepância.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
2 minutes ago, Wakka said:

Também pensei tratar-se das discrepâncias dai ter tentado simular em conjunto pois tenho uma diferença de cerca de 8000€ a mais que a minha esposa. A não ser que 8000€ não seja uma discrepância grande o suficiente. Talvez ela devesse optar pelo Ronaldo como namorado :P ai sim haveria uma gigantesca discrepância.

:D

Entregando em separado ficam em escalões diferentes? Talvez seja relevante ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso a diferença entre tributação separada ou conjunta é de cerca de 50€ a mais sendo separada. Porque a diferença de salários não é assim tão grande.

No entanto já fiz declarações com diferenças de cerca de 600€ na opção de tributação conjunta, eram salários bastante desnivelados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 22 horas, JRJordao disse:

:D

Entregando em separado ficam em escalões diferentes? Talvez seja relevante ...

No meu caso apesar de existir essa diferença pertencemos ao mesmo escalão anual, talvez esteja ai o "truque". 

há 2 horas, Grabulho disse:

No meu caso a diferença entre tributação separada ou conjunta é de cerca de 50€ a mais sendo separada. Porque a diferença de salários não é assim tão grande.

No entanto já fiz declarações com diferenças de cerca de 600€ na opção de tributação conjunta, eram salários bastante desnivelados.

Quão desnivelados? Desnivelados ao ponto de ficarem em escalões anuais diferentes como o JRJordao falou em cima?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

valores brutos anuais com diferenças na casa dos 10 mil 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 minutos, Grabulho disse:

valores brutos anuais com diferenças na casa dos 10 mil 

Pois é o suficiente para mudarem de escalão provavelmente. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0