nelugo

Melhor conta sem despesas + poupança

77 publicações neste tópico

Bom dia

É o meu primeiro post neste fórum.

Pareceu-me o mais esclarecedor e, nesse sentido, espero aprender para mais tarde contribuir  :)

O que me trás aqui é o seguinte:

Tenho uma conta na CGD desde os tempos da academia.

Estou a trabalhar desde Agosto, e, tenho dúvidas sobre se haverá renovação de contrato.

Procuro uma solução que me isente de qualquer tipo de custo de manutenção e quero começar a tirar 10% do salário para uma conta poupança.

O objectivo é mais evitar de gastar e ter algum de lado do que lucrar em juros.

Não uso cartão de crédito e não tenciono realizar créditos.

A utilização de banco na internet não é problemática para mim, aliás, uso frequentemente o e-banking.

Não teria problemas em trabalhar com 2 bancos, nas componentes de conta e poupança.

O BES 100% 18.31 tem uma modalidade em que se o saldo em conta for superior a um determinado montante, o valor em "excesso" é movido para poupança. Analogamente, quando atinge um determinado valor mínimo, o dinheiro é desviado da poupança até completar na conta um determinado valor.

Nesta ultima modalidade deve haver algum prejuízo, suponho. Esta modalidade dá bastante flexibilidade neste momento em que tenho bastantes despesas.

Li neste fórum sobre o Big Online e as soluções a prazo, não sei como se comparam com as soluções de poupança, que é no fundo aquilo que me move.

Da vossa experiência, que solução seria recomendável para o meu caso?

Desde já, obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que tenho lido, estes 2 produtos parecem servir-me a 100%:

Montepio Especial Jovem Ordem

&

Montepio Especial Jovem Poupança

O BPN aparenta ter alternativas que valem a pena analisar, porém, o seu site é pouco explícito e não tenho quer balcões por perto, quer disponibilidade pra procurar saber mais.

Se alguém conhecer alguma boa sugestão...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma conta à ordem no BPN isenta de custos de manutenção até aos 32 anos e com oferta de cartão de débito e do primeiro livro de cheques, independentemente de lá ser creditado ordenado ou não.

De qualquer maneira, enquanto receberes ordenado na conta, podes pedir acesso a uma conta-ordenado, para um baixo montante e como a tua preocupação não é com as taxas, é relativamente indiferente a opção entre manteres-te na Caixa ou abrires conta noutra instituição, tirando a questão do cartão MB que acho que na C.G.D. não é gratuito.

Se o receio for de deixares de estar empregado, tanto o caso do BPN, como dessa oferta do Montepio que referes, são boas soluções. Contudo, pessoalmente, eu aconselhar-te-ia a estudares a possibilidade de fazeres uma conta de títulos em fundos de investimento, que têm a vantagem de ter liquidez permanente (nalguns casos existe apenas uma penalização se não os manteres durante 6 meses..), podendo ser constituídos/reforçados a partir de pequenas quantias e que apresentarão, previsivelmente, melhores rentabilidades nos próximos tempos que as restações soluções de poupança, cujas taxas andam muito baixinhas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tipo de conta é essa, títulos de fundo de investimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tipo de conta é essa, títulos de fundo de investimento?

Quando digo "conta" não me refiro à ordem ou a prazo, mas sim a uma carteira de títulos que é obrigatório abrir inicialmente com determinado montante mínimo (nalguns bancos pela minha experiência obrigatoriamente ao balcão) para depois poder subscrever regularmente os diversos tipos de produto: acções, obrigações, fundos de investimento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nelugo já passei por esse estudo todo há 3 anos quando fiz 26 anos em que muitos bancos começam a caça ao dinheiro nas despesas de manutenção e basicamente cheguei às seguintes conclusões, informando-me acerca do BES,CGD,BPI,MG,SANTANDER,BPN,BCP,BIG,BEST,CREDITO AGRICOLA

Os online best e big estão de facto isentos de qualquer comissão de gestão independentemente do saldo à ordem e até costumam dar maiores remunerações nas aplicações. Ora mas o que acontece é que a meu ver as desvantagens de não ter uma agência perto ou são raras para tratar de algum assunto cara a cara que isto de bancos não nos podemos esquecer que estão a lidar com o nosso dinheiro, torna-se complicado. E outros assuntos até, há um cartão que ficou desmagnetizado, num banco tradicional BPI, BCP, BES, CGD etc vais a uma agência e pedes um cartão rápido com validade de 3 meses enquanto aguardas pelo definitivo. Ou mesmo precisas de cheques vais a uma agência e nas máquinas dão na hora. Queres depositar dinheiro depositas em qualquer lado, já no BIG só por transferência...etc, etc etc. Portanto para mim bancos onde não tenha um sítio onde me deslocar pra ptratar alguns assuntos na hora, não dá jeito algum. Outro motivo para mim proibitivo dos bancos online é o facto de todos eles para não cobrarem numas coisas cobram noutras como é o caso das transferências online que é sempre 50cent. Ora para quem como eu que gosta de fazer tudo por homebanking e tenho mesmo que fazer estava desgraçado a pagar 50cent por cada uma. Depois falo noutro aspecto menos relevante mas que para mim tem algum peso que é a dimensão e a solidez do banco, e enquanto o BEST é do BES e tal o BIG não tem nenhum grande banco por trás e nos tempos que correm nunca se sabe...

Relativamente ao resto da banca são quase todas as ofertas idênticas ou seja todas te pedem saldos médios de recursos, conta ordenado ou ppr ou creditos habitação. Depois a diferença é que uns exigem mais outros menos. O BES é o mais caro isto porque enquanto BPI exige por exemplo 1000euros a ordem para te isentar de despesas de manutenção ou um PPR nesse valor, o BES exige numa conta normal saldo recursos 5000€ e aí isenta te de despesas mas come-te e bem 60cent por cada pagamento de serviços online, ou 1.2 por cada transferência interbacaria online, UM EXAGERO. Podes optar para fugir a isso por uma conta serviço, mas neste caso lá está não te vai buscar as transferencias e pagamentos mas vai te exigir salario no BES ou entao PPR com entregas MINIMAS de 1500€ MES!!! Quando o BPI nem exige entregas adicionais obrigatorias.

Portanto o BES é o banco que exige mais para isentar despesas de manutenção quer seja em contas serviço onde nem o saldo conta podes ter 10000000 de euros e pagas despesas. Depois tens a cgd que exige 2500 de recursos ou 1500 á ordem um pouco mais caro ou exigente que o BPI. Tens o BCP que exige 3000€ e por aí adiante.

Como mais baratos tens o crédito agrícola e montepio mas atenção que o montepio ainda cobra 1euros por cada transferencia bancaria e isto pra mim é inadmissível jamais estaria num banco onde me cobrem por transferencias.

A solução diferenciadora disto tudo e que no meu entender menos exige e com mais vantagens é o Santander na sua conta accionista, senão vejamos,

Domiciliar um salário é exigente ainda por cima nos dias que correm que hoje temos emprego amanhã não, ou então temos que trabalhar com um banco especifico que muitas entidades empregadoras o fazem. Ou seja não é dado seguro que a domiciliação isente com continuidade de despesas até porque os bancos exigem que seja superiror a 500euros e que seja feito por transferencia e mais umas burocracias. O que quero dizer com isto é que se temos que mudar o salario ou passamos a nao ter salario ja volta de novo a dor de cabeça.

Depois os saldos de recursos podemos precisar deles, hoje temos por exemplo 5000euros a parte no bes pra nao pagar despesas e na minha forma de ver de hoje pra amanha precisamos do dinheiro ou parte dele e lá estao os bancos a cobrar despesas de manutencao porque o saldo trimiestral baixou.

Depois os PPR serão no meu entender a 2ª melhor solução como por exemplo o BPI põem se lá 1000euros e esta se descansado com as despesas de manutenção.

Mas melhor de tudo que analisei parece me a conta que só o Santander tem. Conta accionista onde se tivermos 100 accoes do banco la domiciliadas e sem custos de manutenção ou os chamados custodia de títulos, com essas 100 accoes temos uma conta accionista que equivale a uma conta ordenado com as mesmas regalias, ou seja não se paga despesas de manutenção, não se pagam comissoes online por transferencias e pagamentos de serviços, não se pagam cheques e ainda se tem um serviço de netalertas por sms dos movimentos da conta. Se formos a fazer as contas por exemplo quem comprou 100 accoes ha 4 meses comprava a 5.5 cada ora com 550euros tinha direito a não pagar despesas de manutenção e às regalias duma conta à ordem.

Assim entre os bancos que exigem no mínimo um ordenado lá a cair, ou no mínimo saldo de recursos 2500euros, ou PPRS com entregas anuais de 1500euros ou no mínimo como o BPI PPR 1000euros ou saldo trimestral das contas à ordem no minimo tb 1000euros como é o caso do BPI, penso que ter umas 100 accoes do santander ainda hoje fica mais barato que qualquer outra solução.

Portanto resumindo para o teu caso abria conta accionista e aderes ao NETBANCO e tens sempre depositos online com as taxas melhores o santander e o bes são dois exemplos onde podes ter sempre depositos online atractivos. Aplicas por um mes depois liquidas e aplicas por outro mes. Aqui ha uns meses era a 5.5% valia bem a apena.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

presidentedajunta, bom post  ;)

E caso as acções do santander descerem dos 5,5€ cada uma ? Parece-me que para te isentares das comissões corres o risco de perder alguns € com a descida das acções. Estarei em errado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os online best e big estão de facto isentos de qualquer comissão de gestão independentemente do saldo à ordem e até costumam dar maiores remunerações nas aplicações. Ora mas o que acontece é que a meu ver as desvantagens de não ter uma agência perto ou são raras para tratar de algum assunto cara a cara que isto de bancos não nos podemos esquecer que estão a lidar com o nosso dinheiro, torna-se complicado. E outros assuntos até, há um cartão que ficou desmagnetizado, num banco tradicional BPI, BCP, BES, CGD etc vais a uma agência e pedes um cartão rápido com validade de 3 meses enquanto aguardas pelo definitivo. Ou mesmo precisas de cheques vais a uma agência e nas máquinas dão na hora. Queres depositar dinheiro depositas em qualquer lado, já no BIG só por transferência...etc, etc etc. Portanto para mim bancos onde não tenha um sítio onde me deslocar pra ptratar alguns assuntos na hora, não dá jeito algum.

Dos bancos online, não esquecer o Banco7. Atendendo ao que é aqui mencionado, tem um banco grande por detrás (Millenium), as transferências, pagamentos, etc....é tudo a custo zero e a mais valia é que podemos ser atendidos normalmente em qualquer balcão do Millenium.

Eu próprio fechei conta no Millenium (motivo:despesas de manutenção) e abri no Banco7. Trabalho com eles há uns anos e só tenho bem a dizer

Fica este registo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim esse é semelhante ao BEST. Então e não pagas 50cent por cada transferência??? :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dos bancos online, não esquecer o Banco7. Atendendo ao que é aqui mencionado, tem um banco grande por detrás (Millenium), as transferências, pagamentos, etc....é tudo a custo zero e a mais valia é que podemos ser atendidos normalmente em qualquer balcão do Millenium.

Eu próprio fechei conta no Millenium (motivo:despesas de manutenção) e abri no Banco7. Trabalho com eles há uns anos e só tenho bem a dizer

Fica este registo

uma pergunta, no banco 7 como fazemos para depositar cheques? Podem-se depositar num balcão do millenium?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

presidentedajunta, bom post  ;)

E caso as acções do santander descerem dos 5,5€ cada uma ? Parece-me que para te isentares das comissões corres o risco de perder alguns € com a descida das acções. Estarei em errado?

Repara numa coisa. Esses 5.5 que uma pessoa da pelas accções ou 6 ou até 8 seja o que for, não interessa muito porque é um activo que não as podes vender pois é factor da conta accionista para ficar caracterizada. Assim tarem a 1 a 5 ou a 10 não são para vender entendes? Só as vendes se quiseres deixar a conta accionista. E pensa que o valor normal duma acção do santander é por volta dos 11 a 12 euros! Eu no meu caso comprei-as a 6euros tanto me faz que estejam a 1 ou a 12. Repara ainda que nos outros bancos por exemplo numa conta normal bes sem ser conta serviço tens que ter la 5000euros também não podes retira-los de lá enquanto factor para isenção de despesas ou os 2500 no BPI ou 3500 no Santander se for por recursos. Portanto é um capital que está "empatado" e por isso quanto menos tu deres inicialmente pra esse capital "empatado" melhor. Logo no santander se puderes comprar acções a 5 euros ou a 6 500 ou 600 euros é muito menor que 1000 de saldo á ordem ou 2500 de recursos ou mesmo 5000 e por aí fora. E se um dia as acções do santander tiverem a menos de 5 euros esperas um mes veras que ja estao bem acima e aí vendes. Mas volto a referir não são para vender pois são caracterizadoras da conta accionista.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma pergunta, no banco 7 como fazemos para depositar cheques? Podem-se depositar num balcão do millenium?

Faço isso mensalmente...e sim, dá para depositares nos balcões do Millenium ou de um modo mais simples/directo naquelas máquinas "ATM específicas" do Millenium

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim esse é semelhante ao BEST. Então e não pagas 50cent por cada transferência??? :o

Não sei se a pergunta era para mim, mas como disse não pago nada por transferências e pagamentos.

dos bancos online que referiste, só não trabalho com o BEST. O BIG tudo ok, mas paga-se 0,52€ por transferência

Por isso para o meu banco de "conta corrente" optei pelo Banco7

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no banco7 não se paga comissão nas transferencias?

:o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok não sabia sendo assim é o único banco online que não cobra dado que BIG e BEST cobram

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada larekiku, parece que já encontrei o banco que precisava  :D tenho andado á procura de um banco que não cobre despesas de manutenção nem transferências e que permita depositos de cheque, coisa que no big não acontece.

Já agora, para abrir conta também há que mandar as fotocopias dos documentos certificadas? sabes se o banco tem protocolo com os CTT como o big?

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, foi mto bem observado, o ABank7 distingue-se da concorrência por não cobrar despesas nem transferências.

Os depósitos e o processo de abertura de conta podem ser encaminhados através de uma agência do BCP, em qualquer zona do País, não é muito demorado e nem sequer te exigem um depósito inicial mínimo!

Como desvantagem tens a questão dos levantamentos, que tens de pagar o cartão e não dá para levantar mais de 400 € por dia ou então pagas um balúrdio de comissão ao balcão.. (na CGD ou Montepio podes levantar o que quiseres com caderneta e sem qualquer penalização...)

Já agora, o presidentedajunta  não leu bem a tabela do preçário do Montepio: as transferências interbancárias custam apenas 0,25 € se realizadas on-line, mas são gratuitas através do Chave24 (rede interna) ou de qualquer ATM :) se não acreditas, experimenta e depois diz-me ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, foi mto bem observado, o ABank7 distingue-se da concorrência por não cobrar despesas nem transferências.

Os depósitos e o processo de abertura de conta podem ser encaminhados através de uma agência do BCP, em qualquer zona do País, não é muito demorado e nem sequer te exigem um depósito inicial mínimo!

Como desvantagem tens a questão dos levantamentos, que tens de pagar o cartão e não dá para levantar mais de 400 € por dia ou então pagas um balúrdio de comissão ao balcão.. (na CGD ou Montepio podes levantar o que quiseres com caderneta e sem qualquer penalização...)

Já agora, o presidentedajunta  não leu bem a tabela do preçário do Montepio: as transferências interbancárias custam apenas 0,25 € se realizadas on-line, mas são gratuitas através do Chave24 (rede interna) ou de qualquer ATM :) se não acreditas, experimenta e depois diz-me ;)

Não Radical, o que custa 25cent no montepio são as INTRAbancárias, as inter são sempre a 1.04€ incluindo o I.S (imposto selo)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não Radical, o que custa 25cent no montepio são as INTRAbancárias, as inter são sempre a 1.04€ incluindo o I.S (imposto selo)

Tens, ainda não tinha reparado nesse pormenor. Por isso é q eu tenho lá conta e uso sempre o home-banking excepto para esse efeito, que faço tudo através do Chave 24, aí sim é gratuito  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pelas informações radical, para abrir conta vou então entregar os documentos a uma agência do millenium.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuo a achar que das contas mais baratas para não teres que te preocupar com despesas de manutenção é o BPI tendo lá um ppr de 1000euros ou o santander tendo lá 100 accoes. A vantagem é que no santander tens la as accoes e nao mais te exigem mais enquanto no bpi podem exigir te para o ano reforçares o PPR

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

larekiku

Tens alguma autorização de débito directo no activobank7?

Eu por acaso sou cliente deles e ainda não tenho nenhuma activa, mas essa é uma opção que existe em todos os bancos, até pk normalmente bastante identificares o NIB no formulário onde formalizas o contrato de compra/prestação de serviços, que a tua assinatura valida e desencadeia de forma automatica esse débito.

E claro por enquanto é uma operação que ainda vai sendo gratuita...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

exacto em qq banco podes ter esse serviço eles agradecem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead