Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
anasarugacosta

Regime Simplificado

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho uma mercearia e estou no regime simplificado de faturação. Quais os procedimentos que tenho de ter mensalmente para não precisar de contratar um contabilista? Nota: Já não me encontro no regime de isenção de IVA. A faturação das vendas sou eu que envio todos meses diretamente para as finanças. E as compras, como se processa o envio da informação? Com de processa a entrega de IVA, mensalmente ou anualmente?

Obrigada pela ajuda 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As declarações de IVA são mensais ou trimestrais, dependendo do volume de negócios: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/iva41.htm . Não estou no regime de IVA, mas creio que a resposta à tua outra questão está no preenchimento da declaração de IVA.

Se não estás certa dos procedimentos fiscais a seguir, talvez não fosse mesmo má ideia contratar um contabilista, ainda que durante alguns meses - encara isso como o preço a pagar por uma formação sobre esses assuntos. Além de que, enquanto for teu contabilista, qualquer falha no reporte às Finanças passa para a responsabilidade dele. E, quem sabe, até podes chegar à conclusão que o custo do contabilista vale a pena pelo tempo que poupas a tratar da burocracia... Também se pode dar o caso de chegares à conclusão que te compensa mais ser tributada segundo o regime de contabilidade organizada (em que o fisco considera o lucro efetivo) do que pelo regime simplificado (em que o fisco assume como rendimento uma percentagem do volume de negócios). Mas a resposta a isso já depende da tua margem de lucro no negócio - de qualquer forma, um bom contabilista devia poder ajudar-te a tomar essa decisão...

Em qualquer dos casos podes sempre enviar estas questões às Finanças através do eBalcão, por exemplo. 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0