Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
DonGusto

IRS anos anteriores envio declaração fora de prazo com benefício para o contribuinte

2 publicações neste tópico

Boa noite

Após o preenchimento da declaração de IRS da minha mãe, e vivendo ela numa casa arrendada, a declaração solicitou-me os elementos do imóvel (freguesia, artigo, etc). Como não tinha comigo esses dados fui ver os das declarações dos anos anteriores e verifiquei que não tinha estes dados em nenhuma. O valor das rendas estava lá bem como o NIF do senhorio, mas não os dados da caderneta predial. Como estava só a fazer uma simulação preenchi com os meus dados e deu-lhe um valor a pagar bastante inferior ao dos anos anteriores (tinha a pagar cerca de 50 euros e nos anos anteriores ela tinha pago cerca de 500 euros!!). De seguida fiz uma simulação sem os valores das rendas pagas e deu um valor muito aproximado ao que ela tinha pago nos anos anteriores...deduzo daqui que nos anos anteriores provavelmente esta despesa não foi contabilizada pelo fisco apesar de estar indicado o nif do senhorio e o contrato estar registado nas finanças...

As questões que se pôem agora são:

- a minha mãe pode enviar declarações de substituição (obviamente fora do prazo e a pagar multa) com os dados do imóvel e assim ter direito ao reembolso do valor pago a mais?

- quais são as multas para estes casos?

-até que anos para trás isto é possível fazer?

Ficaria muito grato caso me pudessem ajudar nestas questões.     

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As regras mudaram muito dos anos anteriores para o ano passado. Simplesmente não se pode fazer esse tipo de comparações assim...

Se puseres os dados principais e a demonstração de liquidação dos outros anos, pode ser que dê para dizer se estava tudo bem ou se haveria motivos para algum tipo de reclamação. Agora só porque o reembolso mudou não é motivo suficiente (nem serviria de justificação numa eventual reclamação).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0