mehrlicht

avaliação do banco vs valor de mercado

3 publicações neste tópico

Boas.

Quando pedi o empréstimo ao banco este avaliou-me o imóvel em €90.000,00 e eu comprei a casa por €100.000,00 (pedi menos de empréstimo).

Quer isto dizer que fiz mau negócio?

Alguém me conseguirá traduzir o valor da avaliação para valor do mercado?

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio quer dizer que pagou 100 000€ por algo que apenas vale 90 000€, por isso sim, à partida fez mau negócio (perdeu 10 000€).

Agora, pode haver alguns motivos pelos quais o banco faz uma avaliação mais por baixo do que o valor real da casa. Por um lado, com a crise do crédito hipotecário que atravessamos, os bancos para se precaver, andam mais restritivos. As avaliações por baixo podem ser uma estratégia para não emprestar dinheiro a qualquer um, diminuindo o risco que existe para o banco. Por outro lado, da relação entre o valor da avaliação e o valor do empréstimo depende também muitas vezes o escalão em que se enquadra o cliente e daí o valor do spread. Quanto mais próximo o valor pedido estiver da avaliação, mais alto é o spread e mais dinheiro o banco ganha com o empréstimo.

Mesmo assim não me parecem motivos suficientemente fortes para que a avaliação do banco difira muito do valor efectivo da casa... mas isso só esclarecendo com o banco ou pedindo uma avaliação da casa a uma terceira parte...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão de ser um bom ou mau negócio não é simples de responder. É um facto que o banco avaliou a sua casa num valor inferior ao que pagou por ela, mas poderá ou não representar o valor <em>real</em> de mercado.

Como todos sabemos, o actual momento económico-financeiro bancário não é famoso. Os bancos têm tendência a proteger-se e uma dessas formas é correr menos riscos na avaliação das casas. É possível (embora não certo) que mesmo que o banco esteja a avaliar a casa em X, o valor declarado de avaliação seja menor, para dar algum <em>conforto</em> e margem de segurança à instituição.

O problema, claro está, é que este comportamento pode ser uma pescadinha de rabo na boca. Os bancos avaliam a casa por um valor mais baixo do que o mercado, o mercado passa a conhecer a avaliação do banco e ajusta e o ciclo vai-se repetindo e o valor das casas depreciando.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor