Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Couto

IRS 2015 Casados-> (Ela)Juros Habitação + (Eu)despesas Renda

3 publicações neste tópico

Boa noite a todos!

Precisava da vossa ajuda.

Estou com dificuldades em preenscher o IRS 2015?

EM abril de 2015 casei em comunhão de bens adquiridos. Para todos os efeitos devo preencher o IRS referente  a 2015 como Casado.

A minha esposa tem a habitação dos pais em nome dela, paga empréstimo dessa habitação, esteve isenta de IMI até ao ano passado e declara as despesas referentes aos juros no IRS.

Antes de casar, eu celebrei um contrato de arrendamento onde actualmente vivemos os dois.

Pode a minha esposa declarar no IRS os juros referentes ao empréstimo para aquisição de habitação e eu declarar as despesas de renda de uma outra habitação, sedo que estamos casados e tencionamos fazer o IRS em conjunto?

Obrigado a todos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 15 horas, Guest Couto disse:

Estou com dificuldades em preenscher o IRS 2015?

Se tu não sabes, quem sabe? :D

há 15 horas, Guest Couto disse:

EM abril de 2015 casei em comunhão de bens adquiridos. Para todos os efeitos devo preencher o IRS referente  a 2015 como Casado.

A minha esposa tem a habitação dos pais em nome dela, paga empréstimo dessa habitação, esteve isenta de IMI até ao ano passado e declara as despesas referentes aos juros no IRS.

Antes de casar, eu celebrei um contrato de arrendamento onde actualmente vivemos os dois.

Pode a minha esposa declarar no IRS os juros referentes ao empréstimo para aquisição de habitação e eu declarar as despesas de renda de uma outra habitação, sedo que estamos casados e tencionamos fazer o IRS em conjunto?

Segundo o ponto 6 do artigo 78º-E, essas deduções não são cumulativas. Se vão apresentar declaração conjunta, eu diria que ou deduzem os juros ou as rendas.

Em qualquer caso, ela só poderia deduzir os juros se forem de um empréstimo para habitação própria e permanente. Ela está com a morada fiscal em vossa casa ou na dos pais? É que só estando com a morada fiscal em casa dos pais é que seria elegível para essa dedução...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efectivamente a minha esposa tem a morada fiscal onde actualmente vivemos (na casa arrendada).

Concluindo independentemente destas deduções serem ou não acumulativas, se a minha esposa não faz da habitação dos pais, habitação permanente, não pode deduzir os juros da amortização do empréstimo no IRS.

Também tinha essa duvida, mas agora fui claramente esclarecido.

Muito Obrigado Paulo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0