Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Nuno Cruz

Declaração de casal, sendo um não residente

2 publicações neste tópico

Olá,

Em 2015 trabalhei e vivi na Irlanda menos de 183 dias, mas a minha esposa só veio em Outubro. A minha duvida é: será necessário fazer alguma coisa especial em relação a declaração?, se pode ser conjunta!?, teremos de fazer em separado!?

Outra questão menos, se trabalhar 155 dias, e passar 15 dias em agosto + 15 dias no natal em ferias em casa dos meus pais, isso vai contar como permanência?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a casa dos teus pais é cá em Portugal sim, isso conta como permanência...

Quanto à declaração depende. Pela tua descrição parece-me que tu és considerado residente mas ela não. Resta saber se és considerado residente o ano todo ou apenas a partir da data em que regressaste (dá uma vista de olhos ao artigo 16º e vê se chegas à conclusão sobre o que se aplica ao vosso caso concreto).

Se meterem declaração conjunta, declarando-se como residentes, têm de incluir os rendimentos obtidos no estrangeiro também. Ora isso provavelmente não vos compensa porque seriam tributados sobre esses rendimentos novamente (mesmo descontando o imposto pago na Irlanda, acredito que o nosso seja mais alto e iriam sempre pagar mais qualquer coisa). Por outro lado, se os vossos rendimentos forem substancialmente diferentes, meter a declaração conjunta ajudaria a baixar o imposto pago na globalidade...

Mas se compensa ou não, só com valores concretos e fazendo as simulações para os vários cenários...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0