acinom

IRS - Anexo B e C

9 publicações neste tópico

Bom dia

Necessito de um esclarecimento, o meu pai este ano tem que colocar o IRS como trabalhador por conta de outrem e por conta própria (recibos verdes).

Para além dos anexos A, H  tem que preencher o B ou C?

Estive a ver no site das finanças e diz:

Anexo B

Rendimentos da Categoria B - Regime Simplificado / Acto Isolado

Anexo C

Rendimentos da Categoria B - Regime Contabilidade Organizada

Penso que seja o B, mas como é o primeiro ano, e não quero fazer asneira, será que alguém me pode ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a distinçao e´ clara e ninguem aqui te vai saber dizer se o teu pai esta no regime simplificado ou no de contabilidade organizada.

Se nao sabem o que isso e´, o mais provavel e´ que ele esteja no regime simplificado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a distinçao e´ clara e ninguem aqui te vai saber dizer se o teu pai esta no regime simplificado ou no de contabilidade organizada.

Se nao sabem o que isso e´, o mais provavel e´ que ele esteja no regime simplificado.

Bom dia,

Peço desculpa pela ignorância, mas se soubesse a diferença não estava a perguntar.

Como mencionei é o primeiro ano que estamos a colocar este tipo de IRS.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se alguém tem que pedir desculpa sou eu pela resposta pouco esclarecedora. Ignorantes todos nós somos numa ou noutra área, não precisamos de pedir desculpa por isso - é quase como pedir desculpa por existir ;)

Vou tentar ser um pouco mais esclarecedor, então:

- no regime simplificado, não precisas de te preocupar em guardar despesas com a tua actividade. O Estado assume que esses gastos correspondem a 35% do rendimento e pronto. Independentemente de gastares mais ou menos do que isso.

- no regime com contabilidade organizada, precisas de ter um contabilista que te valide as despesas que apresentas.

Como disse, se não sabem do que se trata, o mais prováve é estar no regime simplificado.

Por via das dúvidas, podes consultar a situação no site das declarações electrónicas ou no portal das Finanças (o primeiro redirecciona para este último). Depois de fazer login no Portal das Financas (com o NIF e password do site das declarações electrónicas) surge do lado direito uma secção "O seu espaço". Procura em "Dados Pessoais" -> "Outros dados da Actividade" qual o enquadramento em IR.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok. Obrigado.

Antes de pôr o IRS vou consultar o que lá diz.

Ele deve ter o regime simplificado,uma vez que não tem nenhum contabilista.

Mais uma vez obrigado pela ajuda  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se alguém tem que pedir desculpa sou eu pela resposta pouco esclarecedora. Ignorantes todos nós somos numa ou noutra área, não precisamos de pedir desculpa por isso - é quase como pedir desculpa por existir ;)

Vou tentar ser um pouco mais esclarecedor, então:

- no regime simplificado, não precisas de te preocupar em guardar despesas com a tua actividade. O Estado assume que esses gastos correspondem a 35% do rendimento e pronto. Independentemente de gastares mais ou menos do que isso.

- no regime com contabilidade organizada, precisas de ter um contabilista que te valide as despesas que apresentas.

Como disse, se não sabem do que se trata, o mais prováve é estar no regime simplificado.

Por via das dúvidas, podes consultar a situação no site das declarações electrónicas ou no portal das Finanças (o primeiro redirecciona para este último). Depois de fazer login no Portal das Financas (com o NIF e password do site das declarações electrónicas) surge do lado direito uma secção "O seu espaço". Procura em "Dados Pessoais" -> "Outros dados da Actividade" qual o enquadramento em IR.

Paulo, desculpa lá a correcção. Para que fique registado, onde dizes:

no regime simplificado, não precisas de te preocupar em guardar despesas com a tua actividade. O Estado assume que esses gastos correspondem a 35% do rendimento e pronto. Independentemente de gastares mais ou menos do que isso

Deves dizer 30%. Agora, o lucro tributável para os sujeitos passivos no regime simplificado - prestações de serviços, o coeficiente é de 70%, por isso, o estado assume como gastos 30%.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo, desculpa lá a correcção. Para que fique registado, onde dizes:

Deves dizer 30%. Agora, o lucro tributável para os sujeitos passivos no regime simplificado - prestações de serviços, o coeficiente é de 70%, por isso, o estado assume como gastos 30%.

Bem, preciso de me actualizar. Já não passo recibos verdes há alguns anos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho um depósito a prazo, qual o Anexo que devo preencher ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depósitos a prazo declaram-se no anexo E, mas apenas quando se optar pelo englobamento desses rendimentos.  Essa opção pode ser vantajosa nalguns casos (baixos rendimentos ou rendimentos isentos de IRS), mas na maior parte dos casos não é. Veja primeiro em que escalão de IRS se insere.

Para saber mais sobre o englobamento pode começar por aqui: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/englobamento-de-rendimentos-de-capitais-3851?page=2

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead