Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Carlos Manuel

Deduzir compra de computador e tablet

10 publicações neste tópico

No ano de 2015 comprei um macbook e um ipad pro, ambos para me ajudar no meu trabalho (edição de imagem).

Gostaria de saber se são possíveis deduzir no IRS e em caso afirmativo como posso simular que valor vou receber por os deduzir, sendo que o macbook custou 2000€ e o ipad pro a rondar os 800€

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens factura, colocas no IRS em despesas gerais

mas como falas que é para trabalho... presumo que tenhas contabilidade organizada?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se forneceu o NIF para emissão de fatura, não é necessário mais nada pois irá aparecer nas despesas gerais do e fatura

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até meados de Fevereiro deste ano era preciso classificar as despesas no eFatura - nessa altura devia ter sido declaradas como despesas de atividade.

Depois, depende do regime - quem está com contabilidade organizada pode deduzir as despesas com a atividade, devidamente reconhecidas como tal pelo contabilista; quem está no regime simplificado não interessa - o fisco vai sempre tributar uma percentagem do rendimento bruto, não há lugar à dedução de despesas específicas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu trabalho por contra de outrem mas para o meu trabalho já justificava o investimento e ir para a apple.

Vou então controlando no e fatura se aparece mas se calhar preciso de eu colocar pois foi comprado fora de PT mas na UE. E as faturas têm o meu NIF.Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto trabalhador por conta de outrem não podes deduzir essas despesas como despesas de atividade (só como despesas familiares mas, admitindo que já atingiste o limite de dedução com outras despesas, é irrelevante declarar mais estas).

O que podias era ter tentado convencer o teu patrão a financiar-te a compra já que é para usares no trabalho... mas se calhar agora já vai tarde

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, é isso mesmo.Infelizmente já vou tarde. Obrigado pela ajuda, vivendo e aprendendo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 04/04/2016 at 16:31, Visitante Carlos Manuel disse:

Eu trabalho por contra de outrem mas para o meu trabalho já justificava o investimento e ir para a apple.

Vou então controlando no e fatura se aparece mas se calhar preciso de eu colocar pois foi comprado fora de PT mas na UE. E as faturas têm o meu NIF.Obrigado

Compras fora de Portugal mesmo com NIF não entram para despesas gerais pois não há qualquer "IVA" suportado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Wakka disse:

Compras fora de Portugal mesmo com NIF não entram para despesas gerais pois não há qualquer "IVA" suportado.

Mas não é o IVA que é deduzido nas despesas gerais, mas sim o valor da despesa: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs78b.htm

De qualquer forma, o facto de virem de fora de Portugal é o suficiente para não entrarem para o eFatura, logo não contarem como despesas gerais familiares...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 17 horas, pauloaguia disse:

Mas não é o IVA que é deduzido nas despesas gerais, mas sim o valor da despesa: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs78b.htm

De qualquer forma, o facto de virem de fora de Portugal é o suficiente para não entrarem para o eFatura, logo não contarem como despesas gerais familiares...

Sim eu sei que o IVA não é deduzido, mas é pelo que disseste a seguir que não é contabilizado. Pelo menos foi isto que me explicaram na AT quando tive despesas no estrangeiro, apenas as empresas que pagam IVA estão obrigadas a declarar, como as estrangeiras não estão, não aparece no e-fatura.

Se tentarmos introduzir manualmente também não dá porque o NIF da empresa emitente "é inválido" por ser estrangeiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0