Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
nabo

Pagamento de IVA em acto isolado

4 publicações neste tópico

À cerca de um ano recebi pagamento de um serviço via realização de acto isolado.

O problema é que não fazia a minima ideia de que eu devia pagar o IVA :-[

Ou seja, acho que estou metido num problema sério pois ainda não paguei o valor do IVA em causa(94,50€).

Alguém me sabe dizer quais são as implicações desta nabice minha?

Desde já o meu obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também já passei acto isolado, mas entreguei o IVA dentro do prazo (até ao ultimo util do mes seguinte ao que figura no recibo passado!)...

Bom o que podes fazer é apresentar o duplicado da declaração nas finanças com a data de 31 de Dezembro do ano passado, de forma a minimizar a coima que tens de pagar, embora a data deva coincidir com o recibo que assinaste com a pessoa a quem passaste...

As finanças não costumam perdoar e pelo que sei são uns 15 € por mês...

Outra forma, sem dúvida mais complicada, seria arranjares forma de anulares o recibo, passando uma declaração à pessoa e devolvendo integralmente o dinheiro em causa à pessoa e pedindo-lhe que não apresente essa despesas no seu IRS ou IRC (se ainda for a tempo).

Em troca, poderás propor fazer um pequeno desconto na factura à pessoa (10%, por ex.,diria eu...) e pedir-lhe que te passe nova declaração com uma data actual, por forma a não incorreres em nova infracção...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

No IVA a coima a aplicar depende do imposto em falta. No caso de um particular a coima é 5% do imposto em falta. Se a situação for regularizada nos primeiros 30 dias a seguir ao final do prazo a coima é reduzida para 25%, ou seja, 1,25%, se a situação for regularizada passados mais de 30 dias a redução é para 50%, ou seja, 2,5%, sendo o  montante minimo da coima de 15€.

No teu caso será 94,50 * 2,5%, pelo que se aplicará o minimo de 15€.

A este valor acrescem juros compensatórios à taxa de 4% contados dia a dia. A formula julgo que é

nº de dias de atraso/365*4%*imposto em falta.

Se o teu atraso fosse de 180 dias seria

180/365*4%*94,50

Portanto o teu prejuizo não deve ser muito grande, pelo que será melhor resolveres num serviço de finanças. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Restauraçao nao paguei o Iva no dia 15 de maio 2012 data limite para o pagamento so poderei pagar dentro de 15 a 20 dias quais as consequencias quantai 650 euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0