Visitante carlos

Adse como desconto facultativo

14 publicações neste tópico

boa noite

em anos anteriores podia colocar o valor descontado para a adse (desconto facultativo) campo 730 ou 711 este ano não encotro enquadramento para o fazer nem em que campo posso colocar o que descontei, ou este ano já não se pode meter o valor descintado mensalmente?

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho a mesma dúvida.

É a primeira vez que estou a preencher o IRS e já tenho a cabeça em água.

Pelo que tenho visto os descontos mensais para a ADSE, sendo facultativos, devem ser declarados no Anexo H Quadro 6 com o código 652 (prémios de seguros?).

Estou correcto nesta afirmação?

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.
Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não porque a ADSE não é considerado um seguro de saúde mas sim um subsistema, logo a ter de declarar no caso de esses valores não terem sido comunicados, será no campo das contribuições no anexo A

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coloquei a questão às finanças, não como pedido de resposta vinculativa, mas sim no atendimento e-balcão, e obtive a seguinte resposta:

AT

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Os descontos para a ADSE, quando efetuados por opção do funcionário que desconta obrigatoriamente para a Segurança Social, são adicionados a estes para efeito de dedução específica da categoria A, e figuram no mesmo campo do anexo A da Declaração Modelo 3..
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Ou seja, não adiantam de coisa nenhuma!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!
Sou docente contratada e, como tal, o que desconto mensalmente para a ADSE, não  é declarado pela minha escola nos descontos obrigatórios mas sim nos facultativos. Deveremos então concluir que, com a informação do(a) Cocas, deveremos alterar os campos pré-preenchidos do anexo A e acrescentar as despesas mensais da ADSE?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, cocas disse:

Coloquei a questão às finanças, não como pedido de resposta vinculativa, mas sim no atendimento e-balcão, e obtive a seguinte resposta:

AT

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Os descontos para a ADSE, quando efetuados por opção do funcionário que desconta obrigatoriamente para a Segurança Social, são adicionados a estes para efeito de dedução específica da categoria A, e figuram no mesmo campo do anexo A da Declaração Modelo 3..
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Ou seja, não adiantam de coisa nenhuma!!

Ou seja, pode-se deduzir ou não? É que eu encontro-me numa situação identica, mas o que me informaram era que não se podia deduzir estas despesas, não resultando em nenhum beneficio.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 7 minutos, Susana Moreira disse:

Ou seja, pode-se deduzir ou não? É que eu encontro-me numa situação identica, mas o que me informaram era que não se podia deduzir estas despesas, não resultando em nenhum beneficio.

Obrigada

segundo essa resposta, pode incluir junto com os descontos obrigatórios para a Seg. Social... mas colocar esse valor ou não, não altera o reembolso Susana.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 8 minutos, cocas disse:

segundo essa resposta, pode incluir junto com os descontos obrigatórios para a Seg. Social... mas colocar esse valor ou não, não altera o reembolso Susana.

Ok, tambem tinha a ideia de que podendo ou não, não adiantaria muito...

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só justifica acrescentar os descontos para a ADSE aos descontos pré-preenchidos para a segurança social para quem recebe mais de 2.400 euros mensais brutos, abaixo desse ordenado não vale a pena sequer preocupar-se com esses descontos.

Basta fazer a simulação e comprovar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Visitante mc4,

Porquê 2.400 euros mensais? É a sua percepção ou resulta de algum cálculo? Como é que chegou a esse valor?

Apenas pergunto porque, pelas minhas contas, não é necessário um rendimento tão elevado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Citação
SECÇÃO II
Rendimentos do trabalho

Artigo 25.º
Rendimentos do trabalho dependente: deduções

1 - Aos rendimentos brutos da categoria A deduzem-se, até à sua concorrência, e por cada titular que os tenha auferido, os seguintes montantes:

a) (euro) 4 104;

B) As indemnizações pagas pelo trabalhador à sua entidade patronal por rescisão unilateral do contrato individual de trabalho sem aviso prévio em resultado de sentença judicial ou de acordo judicialmente homologado ou, nos restantes casos, a indemnização de valor não superior à remuneração de base correspondente ao aviso prévio;

c) As quotizações sindicais, na parte em que não constituam contrapartida de benefícios de saúde, educação, apoio à terceira idade, habitação, seguros ou segurança social e desde que não excedam, em relação a cada sujeito passivo, 1 % do rendimento bruto desta categoria, sendo acrescidas de 50 %.

2 - Se, porém, as contribuições obrigatórias para regimes de proteção social e para subsistemas legais de saúde excederem o limite fixado na alínea a) do número anterior, aquela dedução é pelo montante total dessas contribuições.

Ou seja, se as deduções para os regimes de proteção social e subsistemas de saúde excederem os 4104€, são consideradas em vez deste valor. Isso corresponde a uma dedução de cerca de 293,14€ / mês (14 meses). Tendo em conta que os descontos para a SS são de 11% e os da ADSE são de 3,5%, aquela dedução mensal corresponde a um ordenado bruto mensal de cerca de 2021,67€, se não me enganei nas contas.

Acho que mc4 fez as contas a 12 meses, aí já me dá mais próximo dos tais 2400€ (mesmo assim abaixo)... ou então fui eu que me enganei nas contas, também acontece ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

pauloaguia,

Pois, as minhas contas são também essas. Provavelmente foi isso, o mc4 terá calculado a 12 meses.

Talvez simplifique falar em valores anuais, uma vez que a dedução diz respeito aos rendimentos anuais de categoria A declarados. Portanto, o valor anual de rendimentos seria algo na ordem dos 28.303 €. Só acima desses valores anuais, valerá a pena inscrever os valores da ADSE como dedução nos termos do artigo 25.º do CIRS.

Os valores em causa poderão não ser estes no caso de parte dos rendimentos de categoria A incluírem valores sobre os quais não incida o desconto para a ADSE (como por exemplo, suplementos remuneratórios). Nesses casos, o rendimento anual terá que ser superior.

Editado por Ducas
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead