Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante jorge

Dúvidas preenchimento IRS

32 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho algumas duvidas sobre o preenchimento do IRS.

Basicamente este ano terei de declarar um acto isolado + trabalho dependente.

Ou seja, acho isolado referente de janeiro de 2015 a maio 2015 + contrato normal que ja esta pré preenchido.

Como consigo efectuar esta declaracao sendo que nao tenho disponivel agora o anexo H? terei que esperar até Maio para o fazer? mas assim sendo vou ter 2 declarações?

Outra questão é: tendo em conta que paguei o IVA desse acto isolado, posso usar esse valor em algum campo como "deduções" ?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

O acto isolado é declarado no anexo B. Por isso só podes meter a declaração na 2ª fase, durante o próximo mês.

Quanto ao IVA não, este não é dedutível...

Editado por pauloaguia
removido texto duplicado
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha internet deve ser muito lenta, porque primeiro que consiga aceder à declaração é uma eternidade...

Continuo sem conseguir fazer a simulação... dá erro de comunicação com o servidor.

As deduções à coleta, que no meu caso são os encargos com imoveis (rendas) continuam sem aparecer, mesmo preenchendo o quadro 7.

Agora surgiu-me uma duvida, os meus senhorios são 2, marido e mulher, tenho que colocar duas linhas no quadro 7, com a informação do mesmo imovel, para cada um dos contribuintes?

Obrigada pela possivel ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

há 54 minutos, Guest disse:

A minha internet deve ser muito lenta, porque primeiro que consiga aceder à declaração é uma eternidade...

Continuo sem conseguir fazer a simulação... dá erro de comunicação com o servidor.

1º dia, está tudo a tentar fazer o mesmo... todos os anos os servidores da AT ficam sobrecarregados, é ir tentando (costuma ser mais fácil à noite).

Citação

As deduções à coleta, que no meu caso são os encargos com imoveis (rendas) continuam sem aparecer, mesmo preenchendo o quadro 7.

Estás a dizer que na simulação não aparece nada a ser deduzido ao imposto? Ou que não aparecem pré-preenchidas? (do que percebi, até agora, não estão a aparecer pré-preenchidas a ninguém).

Citação

Agora surgiu-me uma duvida, os meus senhorios são 2, marido e mulher, tenho que colocar duas linhas no quadro 7, com a informação do mesmo imovel, para cada um dos contribuintes?

À partida são duas linhas, cada uma com metade do valor, a mesma informação do imóvel, e os NIFs dos senhorios diferentes...

Editado por pauloaguia
elimindado texto duplicado
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 24 minutos, pauloaguia disse:

1º dia, está tudo a tentar fazer o mesmo... todos os anos os servidores da AT ficam sobrecarregados, é ir tentando (costuma ser mais fácil à noite).

Estás a dizer que na simulação não aparece nada a ser deduzido ao imposto? Ou que não aparecem pré-preenchidas? (do que percebi, até agora, não estão a aparecer pré-preenchidas a ninguém).

À partida são duas linhas, cada uma com metade do valor, a mesma informação do imóvel, e os NIFs dos senhorios diferentes...

As deduções nao aparecem pré-preenchidas... Quanto à simulação já ando a tentar desde ontem e dá sempre erro ao contactar com o servidor, dizendo para tentar mais tarde. Se continuar assim e se conseguir validar e não simular, vou ter que submeter mesmo assim, ou será que devo esperar até dar a simulação?

Mas ao que percebi existem pessoas que aparece as deduções pre-preenchidas, pelo menos as da saude e encargos com imoveis.

Relativamente ao dois senhorios, se coloco no quadro 7, duas linhas uma para cada contribuinte, então no quadro 6, como vou optar por colocar eu propria as deduções, será necessário tambem colocar duas linhas, cada uma com o respetivo valor, ou seja metade do valor da renda anual?

Muito obrigada

há 24 minutos, pauloaguia disse:

As deduções nao aparecem pré-preenchidas... Quanto à simulação já ando a tentar desde ontem e dá sempre erro ao contactar com o servidor, dizendo para tentar mais tarde. Se continuar assim e se conseguir validar e não simular, vou ter que submeter mesmo assim, ou será que devo esperar até dar a simulação?

Mas ao que percebi existem pessoas que aparece as deduções pre-preenchidas, pelo menos as da saude e encargos com imoveis.

Relativamente ao dois senhorios, se coloco no quadro 7, duas linhas uma para cada contribuinte, então no quadro 6, como vou optar por colocar eu propria as deduções, será necessário tambem colocar duas linhas, cada uma com o respetivo valor, ou seja metade do valor da renda anual?

Muito obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 9 minutos, Susana Moreira disse:

Eu esperava até conseguir simular... Poderá dar-se o caso de estares nalguma rede especial? Por exemplo, no emprego não consigo simular porque acho que quando ele tenta ir ao servidor buscar o valor das deduções não está a passar no proxy (embora não pareça ter problemas com isso no início, para o pré-preenchimento). Tenta a partir de outro computador ou, melhor ainda, noutro local e vê se o problema de ligação se mantém.

Em qualquer caso pode valer a pena comunicares com as Finanças, pode ser algum problema de que ainda não tenham conhecimento...

Ainda não ouvi ninguém aqui dizer que as deduções com imóveis apareceram pré-preenchidas. Quanto às outras, só aparecem quando as pessoas dizem que querem declarar valores alternativos aos do eFatura - nessa altura a aplicação liga-se ao servidor do eFatura para ir buscar os valores e os pré-preencher na declaração.

Ok, agora escapou-me qualquer coisa... não tenho aqui a declaração à frente agora, mas dá para deduzir a mesma coisa no quadro 6 e no quadro 7?!?

Podes confirmar isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 10 minutos, pauloaguia disse:

Eu esperava até conseguir simular... Poderá dar-se o caso de estares nalguma rede especial? Por exemplo, no emprego não consigo simular porque acho que quando ele tenta ir ao servidor buscar o valor das deduções não está a passar no proxy (embora não pareça ter problemas com isso no início, para o pré-preenchimento). Tenta a partir de outro computador ou, melhor ainda, noutro local e vê se o problema de ligação se mantém.

Em qualquer caso pode valer a pena comunicares com as Finanças, pode ser algum problema de que ainda não tenham conhecimento...

Ainda não ouvi ninguém aqui dizer que as deduções com imóveis apareceram pré-preenchidas. Quanto às outras, só aparecem quando as pessoas dizem que querem declarar valores alternativos aos do eFatura - nessa altura a aplicação liga-se ao servidor do eFatura para ir buscar os valores e os pré-preencher na declaração.

Ok, agora escapou-me qualquer coisa... não tenho aqui a declaração à frente agora, mas dá para deduzir a mesma coisa no quadro 6 e no quadro 7?!?

Podes confirmar isso?

Pois mas eu mesmo que queira declarar valores alternativos aos do eFatura, (que vou querer) a aplicação nao vai buscar valores nenhuns ao servidor do efatura. Que despesas é que poderiam entao aparecer sem ser estas dos encargos com imoveis?

Em relação a preencher o quadro 6 e 7:

No quadro 6C, se optar por ser eu declarar as despesas, tenho necessariamente que preencher esse quadro, certo? Nesse quadro vou colocar no campo 654 os encargos com as rendas, e aí devo ter que criar duas linhas uma para cada senhorio, com o respetivo valor de renda... (os meus senhorios sao um casal e declararam cada um, metade do valor anual.)

Depois no quadro 7 tenho que descriminar a natureza do encargo, ou seja, tenho que o preencher com a informação relativa ao imovel de que sou arrendataria. Não é assim?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 27 minutos, Susana Moreira disse:

Pois mas eu mesmo que queira declarar valores alternativos aos do eFatura, (que vou querer) a aplicação nao vai buscar valores nenhuns ao servidor do efatura. Que despesas é que poderiam entao aparecer sem ser estas dos encargos com imoveis?

Educação, Saúde e Lares (para além das despesas com imóveis). Aliás, as categorias de despesa são bem explícitas quando se tenta adicionar uma nova linha...

Se vais optar por apresentar valores alternativos aos do eFatura, e tiveres deduções nestas categorias, não te esqueças que tens de indicar todas as despesas que pretendes deduzir (das categorias possíveis), não apenas aquelas para as quais pretendes apresentar valores alternativos.

há 27 minutos, Susana Moreira disse:

Em relação a preencher o quadro 6 e 7:

No quadro 6C, se optar por ser eu declarar as despesas, tenho necessariamente que preencher esse quadro, certo? Nesse quadro vou colocar no campo 654 os encargos com as rendas, e aí devo ter que criar duas linhas uma para cada senhorio, com o respetivo valor de renda... (os meus senhorios sao um casal e declararam cada um, metade do valor anual.)

Depois no quadro 7 tenho que descriminar a natureza do encargo, ou seja, tenho que o preencher com a informação relativa ao imovel de que sou arrendataria. Não é assim?

Entretanto já estive a ver o formulário. Sim, é isso - no quadro 6 indica-se o valor da dedução a aplicar. No quadro 7 indicam-se os dados para o fisco usar para cruzar informação (por exemplo, para ver se aquele senhorio declara os rendimentos ou não).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Tenho uma dúvida, quanto aos dependentes. Optando pela tributação separada (casados) o dependente é identificado em ambos os titulares ou apenas num deles?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, 

estou a tentar introduzir a informação relativa às rendas pagas no 2015 de um imovel arrendado. tenho duas questões rapidas:

1 - onde é suposto ser inserido o valor global das rendas pagas ao senhoria? coloco esta questao uma vez que só me surge a informação: "natureza do encargo", "freguesia", "tipo", "artigo", "fração", "titular", "NIF do arrendatário", "NIF locador". não surge nenhum campo para introdução da quantia paga.

2 - o sistema não me deixa colocar o meu NIF como arrendatário uma vez que é o mesmo do titular da declaração (eu). é suposto ser mesmo assim?

Peço desculpa pelas questões mas só comecei a preencher estas declarações agora e isto não é muito user friendly.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 5 horas, pauloaguia disse:

No quadro 7 indicam-se os dados para o fisco usar para cruzar informação (por exemplo, para ver se aquele senhorio declara os rendimentos ou não).

não consigo introduzir o valor relativo à soma das rendas porque não surge local para o efeito. 

podem-me dar-me alguma ajuda. no tópico "ajuda por temas" da aplicação aponta para o código 732 associado ao valor das rendas, mas nem esse codigo consigo inserir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Tenho a seguinte informação do simulador, valor a receber é 0€. Todos os contribuintes têm direito a receber os valores que estão no portal e-fatura certo? Não devia receber 306,34€? Obrigado

Coleta total
568,51
Deduções à coleta
306,34
Benefício Municipal
0,00
Acréscimos à coleta
0,00
Coleta líquida
0,00
Retenções na fonte
0,00
Pagamentos por conta
0,00
Sobretaxa:

Rendimento
0,00
Crédito
0,00
Deduções
0,00
Retenções na fonte
2,88
Cálculo sobretaxa
-2,88
Cálculo sem imposto
-- €

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

O meu senhorio faleceu e neste momento existem 5 herdeiros, nos recibos de renda aparece: Nome..  CABEÇA DE CASAL DA HERANÇA DE . De seguida aparecem as 5 pessoas e o nif. No anexo H divido a renda pelos 5 ou coloco apenas no cabeça de casal? Obrigado pela informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 12 horas, Frederico Duarte disse:

não consigo introduzir o valor relativo à soma das rendas porque não surge local para o efeito. 

podem-me dar-me alguma ajuda. no tópico "ajuda por temas" da aplicação aponta para o código 732 associado ao valor das rendas, mas nem esse codigo consigo inserir.

O quadro 7 é só para colocar informação sobre o imóvel arrendado.

Os valores, ou se aceitam os valores comunicados à AT (Quadro 6 C), ou declaramos nós as despesas nesse mesmo Quadro.

Já ouvi que em qualquer dos casos temos de preencher o quadro 7, senão ao fazer a simulação os valores referentes a rendas não são considerados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema do quadro 6 é que depois não se específica em como aquele valor da renda é relativo a isso e não será contabilizado como tal. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 55 minutos, Guest disse:

O problema do quadro 6 é que depois não se específica em como aquele valor da renda é relativo a isso e não será contabilizado como tal. 

Resolvido. Tudo lançado manualmente e o simulador faz a importação de dados automática. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 19 horas, Guest Rui disse:

Boa noite,

Tenho a seguinte informação do simulador, valor a receber é 0€. Todos os contribuintes têm direito a receber os valores que estão no portal e-fatura certo? Não devia receber 306,34€? Obrigado

Coleta total
568,51
Deduções à coleta
306,34

Os 306,34€ são para deduzir ao imposto a pagar. Dessa simulação quer dizer que foi apurado um imposto de 568,51€ e os 306,34€ são deduzidos a esse valor. Só tens direito a reembolso na eventualidade de teres pago mais imposto (retenção na fonte) do que aquilo que devias.

Mesmo assim, com essa simulação, dá-me ideia que devias ter a pagar ainda 262,17€ de imposto em falta...

há 19 horas, Guest Rui disse:

Boa noite,

O meu senhorio faleceu e neste momento existem 5 herdeiros, nos recibos de renda aparece: Nome..  CABEÇA DE CASAL DA HERANÇA DE . De seguida aparecem as 5 pessoas e o nif. No anexo H divido a renda pelos 5 ou coloco apenas no cabeça de casal? Obrigado pela informação

Se só tens um NIF (imagino que da herança?), diria que só consegues meter uma linha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho algumas duvidas em relação ao preenchimento do IRS na parte das deduções das rendas;
1º no anexo H , alíneaa 6 quando pedem para introduzir o titular, coloco o meu nif ou do senhorio? E o montante é o total das rendas?;
2º no anexo H, alíneaa 7 o que querem dizer com artigo; fracção; Nif do Mutuante/locador?
3º Para a transferência bancaria cá dentro do pais, coloco na alínea 9 da folha de rosto? (é que diz internacional)

Agradecia imenso se me pudessem ajudar e obrigada
Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 12 minutos, Guest jUJU disse:

1º no anexo H , alíneaa 6 quando pedem para introduzir o titular, coloco o meu nif ou do senhorio? E o montante é o total das rendas?;

O teu - tem que ser o NIF de um dos titulares da declaração de IRS... Sim, deves colocar logo o montante total das rendas...

2º no anexo H, alíneaa 7 o que querem dizer com artigo; fracção; Nif do Mutuante/locador?

O artigo e fração do imóvel arrendado.Serve para identificar o imóvel. À partida essa informação estará no contrato, senão podes pedi-la ao senhorio...

O NIF é o do senhorio.

3º Para a transferência bancaria cá dentro do pais, coloco na alínea 9 da folha de rosto? (é que diz internacional)

Se fizeres uma transferência para outra conta também tens de indicar o IBAN. Já desde há uns meses que o NIB deixou de ser usado, agora é IBAN para tudo... 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho algumas dúvidas no preenchimento e agradecia que me ajudassem:

Os prémios de seguro de saúde vêm previamente preenchidos conforme nos outros anos ou temos que colocar manualmente? Qual o campo a preencher?

Valores do E-Fatura - Coloca-se em algum lado?

Agradeço respostas urgentes.

Desde já obrigado.

Vitor Alves

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 30 minutos, Guest Vitor Alves disse:

Os prémios de seguro de saúde vêm previamente preenchidos conforme nos outros anos ou temos que colocar manualmente? Qual o campo a preencher?

Sendo considerados dedutíveis como despesas de saúde, devem aparecer como tal no eFatura. É o caso?

há 30 minutos, Guest Vitor Alves disse:

Valores do E-Fatura - Coloca-se em algum lado?

Se aceitas os valores que estão no eFatura não precisas de os declarar em lado nenhum, serão automaticamente considerados. Se quiseres indicar outros valores diferentes dos que estão no eFatura, então deves indicar essa pretensão no quadro 6 do anexo H - ao fazê-lo, o quadro é automaticamente preenchido com as despesas que estão no eFatura e que são passíveis de ser alteradas pelo contribuinte; depois podes alterar os valores como entenderes... Mas, mais uma vez, se aceitas o que está no eFatura, não precisas de colocar valores em lado nenhum (no entanto, para deduções de rendas, tens de completar o quadro 7 do anexo H com informação do imóvel).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 02/04/2016 at 09:55, Beatriz disse:

O quadro 7 é só para colocar informação sobre o imóvel arrendado.

Os valores, ou se aceitam os valores comunicados à AT (Quadro 6 C), ou declaramos nós as despesas nesse mesmo Quadro.

Já ouvi que em qualquer dos casos temos de preencher o quadro 7, senão ao fazer a simulação os valores referentes a rendas não são considerados.

Bom dia.. Eu tenho mesmo problema. Não sei onde inserir o código 732. o quadro 7 do anexo H já o preenchi, mas na simulação não recebo nada referente a renda. Apenas recebo o que sempre recebi antes de pagar renda, o imposto retido. Alguém me ajuda para saber como preencher o codigo 732?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A ‎01‎-‎04‎-‎2016 at 20:27, Frederico Duarte disse:

Boa tarde, 

estou a tentar introduzir a informação relativa às rendas pagas no 2015 de um imovel arrendado. tenho duas questões rapidas:

1 - onde é suposto ser inserido o valor global das rendas pagas ao senhoria? coloco esta questao uma vez que só me surge a informação: "natureza do encargo", "freguesia", "tipo", "artigo", "fração", "titular", "NIF do arrendatário", "NIF locador". não surge nenhum campo para introdução da quantia paga.

2 - o sistema não me deixa colocar o meu NIF como arrendatário uma vez que é o mesmo do titular da declaração (eu). é suposto ser mesmo assim?

Peço desculpa pelas questões mas só comecei a preencher estas declarações agora e isto não é muito user friendly.

Obrigado

estou na mesma situação que tu e pelo que pesquisei, existe suspeita de este beneficio fiscal ter desaparecido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 9 horas, Visitante Eva Castro disse:

Bom dia.. Eu tenho mesmo problema. Não sei onde inserir o código 732. o quadro 7 do anexo H já o preenchi, mas na simulação não recebo nada referente a renda. Apenas recebo o que sempre recebi antes de pagar renda, o imposto retido. Alguém me ajuda para saber como preencher o codigo 732?

O que é o código 732? Porque o queres inserir?

Se já estás a receber a totalidade do imposto retido, mesmo sem esta dedução, então por mais deduções que acrescentes não vais receber nada mais. Se são deduções ao imposto a pagar e tu já não tens mais imposto a pagar, então não há onde deduzir mais nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 4/1/2016 at 20:27, Frederico Duarte disse:

há 1 hora, Visitante Sofia disse:

estou na mesma situação que tu e pelo que pesquisei, existe suspeita de este beneficio fiscal ter desaparecido.

Não existe porque não é um benefício fiscal. É uma dedução à coleta, regulada pelo artigo 78º-E do Código do IRS. E continua a existir, já várias pessoas aqui no fórum atestaram isso.

Então é assim: a dedução é automática (embora o inquilino precise de preencher o quadro 7 do anexo H com a identificação do imóvel - já lá vamos). Os valores deduzidos são os que aparecem no Portal das Finanças, na página com as deduções à coleta. Caso o contribuinte não concorde com os valores apresentados nessa página, deve indicar que pretende declarar valores alternativos no quadro 6C do anexo H.

Quanto ao quadro 7, apenas é preciso identificar o titular que paga a renda e o senhorio a quem ela é paga. Sendo uma declaração conjunta e a renda paga pelos dois, ou havendo mais do que um senhorio, deve indicar-se essa informação por tantas linhas quanto necessário. O campo do NIF do arrendatário, como diz na Ajuda ao Preenchimento, não é para preencher no caso de se estar a declarar rendas pagas, é aplicável a outras situações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0