Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante duarte

IRS - 1 dependente

11 publicações neste tópico

Boa noite

Tenho uma duvida quanto ao preenchimento do irs que é o seguinte:

sou casado, vou entregar a declaração em separado e tenho 1 dependente, assim declaro o dependente apenas numa declaração ( por exemplo na minha ) ou tenho que o declarar na minha e na da minha esposa?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma vez que vão deduzir apenas metade das despesas com esse dependente devem declará-lo nas duas declarações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela rápida resposta, mas essa divisão das despesas é automática?

Já simulei declarando em ambas as declarações e dá-me valores muito elevados como se fosse dois agregados familiares por isso surge a minha duvida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que tens de os indicar no quadro de Dependentes em guarda conjunta, terá sido o caso?

(de qualquer forma, talvez não seja pior confirmar esta informação junto das Finanças)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já fiz várias simulações que passo a reproduzir:

1 - declaração conjunta - valor a total receber 943€

2 - declarações separadas : sujeito A + dependente valor a receber - 753€  e sujeito B + dependente valor a receber - 649€   ---- valor a total receber 1402€

3 - declarações separadas : sujeito A + dependente valor a receber - 753€ e sujeito B ( sem dependente ) - 312€ --- valor a total receber 1065€

4 - declarações separadas : sujeito B + dependente valor a receber - 649€ e sujeito A ( sem dependente ) - 410€ ---valor a total receber 1059€

Ora ambos declarando o dependente, opção 2, o valor a receber é muito elevado por isso surge a minha duvida se ele efectivamente "divido" pelos dois?

e como é referido na ajuda de preenchimento que o dependente apenas pode pertencer a um agregado fico na duvida do que fazer?  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se fizeres as duas declarações com o Dependente no quadro da Guarda Conjunta? A mim parece-me a mais apropriada, se quiseres deduzir as despesas dele nas duas declarações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas a guarda conjunto segundo a ajuda refere-se a situações de pais divorciados.

Amanhã vou questionar as finanças acerca desta situação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Chegaste a alguma conclusão ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se opta por "casado", se colocar o dependente no campo de dependentes em guarda conjunta, dá erro e não aceita.

Estou precisamente com a mesma dúvida, pelo que entreguei colocando o dependente em ambos os titulares "tributação separada", realmente os valores a receber parecem-me um pouco elevados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As finanças já resolveram o problema, estava a dar valores exorbitantes pois o valor das despesas a deduzir não estava a ser dividido pelos 2 titulares.

Se voltarem a colocar os mesmos valores e indicando os dependentes na declaração de ambos os progenitores, já vai dar o valor certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já simulei novamente e com diz o Grabulho já bate certo, certamente que vamos ter muitas actualizações do sistema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0