Visitante Marco Branco

Declaração IRS - Benef. Fiscais

13 publicações neste tópico

Boa tarde

Preenchi a Declaração IRS e verifiquei que não consigo adicionar o anexo dos beneficios fiscais (Saude).

Vai continuar a haver essa área ou é preenchida automaticamente pelo e-factura?

Cumprimentos

Marco Branco

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quais são os benefícios fiscais de saúde que procuras? Será que estás a falar antes das deduções?

O anexo H já está disponível nesta fase. Se aceitas a informação do eFatura não tens de preencher nada lá, no entanto. Só se quiseres indicar manualmente os valores para substituir os do eFatura (regime de exceção, em vigor este ano), aí sim, deves incluir o anexo H, indicar no quadro 6 que Sim, pretendes substituir os valores do eFatura, e depois indicar manualmente os montantes a deduzir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 13 horas, pauloaguia disse:

Quais são os benefícios fiscais de saúde que procuras? Será que estás a falar antes das deduções?

O anexo H já está disponível nesta fase. Se aceitas a informação do eFatura não tens de preencher nada lá, no entanto. Só se quiseres indicar manualmente os valores para substituir os do eFatura (regime de exceção, em vigor este ano), aí sim, deves incluir o anexo H, indicar no quadro 6 que Sim, pretendes substituir os valores do eFatura, e depois indicar manualmente os montantes a deduzir.

Correcto, estava a falar das deduções ficais.

Obrigado pela informação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou com um problema em colocar as despesas com lares, uma vez que a fatura tem que ser emitida com o NIF do utente, ao preencher o formulário de IRS verifiquei que não é possível preencher o quadro 7 do anexo H onde deveria indicar a despesa e a identificação do respectivo titular.
Tenho que declarar a despesa no meu NIF, pois não aparece o titular AC1. Alguém sabe como se resolve esta questão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

A 01/04/2016 at 11:26, Visitante disse:

Estou com um problema em colocar as despesas com lares, uma vez que a fatura tem que ser emitida com o NIF do utente, ao preencher o formulário de IRS verifiquei que não é possível preencher o quadro 7 do anexo H onde deveria indicar a despesa e a identificação do respectivo titular.
Tenho que declarar a despesa no meu NIF, pois não aparece o titular AC1. Alguém sabe como se resolve esta questão?

Também estou com a mesma questão. Pago o lar da minha mãe, no entanto o lar diz que tem de passar a factura ao utente e não a mim. Como deduzo os 25% de encargos com lares no irs. Ela não pode ser minha dependente porque aufere mais de 5000.€ e esta dipensada de entregar irs porque recebe menos de 8000€.

Obrigada!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Visitante GMP84 disse:

Também estou com a mesma questão. Pago o lar da minha mãe, no entanto o lar diz que tem de passar a factura ao utente e não a mim. Como deduzo os 25% de encargos com lares no irs. Ela não pode ser minha dependente porque aufere mais de 5000.€ e esta dipensada de entregar irs porque recebe menos de 8000€.

Tens de a declarar no quadro 7B da folha de rosto. E depois, se a despesa não aparecer no eFatura dela, acrescentá-la no quadro 6C do anexo H.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 horas, pauloaguia disse:

Tens de a declarar no quadro 7B da folha de rosto. E depois, se a despesa não aparecer no eFatura dela, acrescentá-la no quadro 6C do anexo H.

Obrigado pela resposta. mas eu não posso considerar a minha mãe como minha ascendente porque ela aufere mais de 4000€/ano. Descobri isto agora numa pesquisa " Se for apenas um ascendente a viver em comunhão de habitação, desde que não aufira rendimento superior à pensão mínima do regime geral € 410,00."

Fonte: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/nr/rdonlyres/139e8e9b-dba3-4dd8-a9fb-d70428c5db39/0/folheto_infor_irsmod3_2015.pdf

Isto quer dizer alguma coisa? qto mais leio menos entendo. Bem-haja!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso são os critérios para a declarares no quadro 7A, onde te daria direito a uma dedução fixa no caso de estar a viver contigo.

Mas os critérios para o quadro 7B são diferentes. Lê a ajuda ao preenchimento (carrega F1 no quadro 7), é muito mais fácil de ler e mais intuitivo porque surge no contexto do quadro que estás a preencher...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia 

estou a preencher informaticamente o IRS (sogro, pensionista 80 anos). No inicio o sistema pergunta se confio nos dados existentes no E-fatura, ou se quero introduzir/alterar esses dados.  Digo que não. (confio nos dados já lançados). o Sistema abre com 2 icons do  Modelo 3  --Rosto e Anexo A . Preenchido e assinalado o que deve ser neste anexo A -- Pergunto: tenho que abrir um Anexo H para ficar completo o preenchimento?? Ou o sistema já o considera OK ??? e não é necessario inserir nenhum??

faço validar e o sist diz --tudo correto! faço simular e vejo que estão lá todos os valores e as deduções. ( tudo+/- igual ao ano anterior excepto na coleta liquida que é metade e na sobretaxa-retenç/calculo 

Contudo valor final a pagar 68,40€  -- Estranho porque nos  2 anos anteriores pagou-se 217euros.

o sistema não me dá erros de preenchimento!! o que faço??  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 6 minutos, quimcota disse:

estou a preencher informaticamente o IRS (sogro, pensionista 80 anos). No inicio o sistema pergunta se confio nos dados existentes no E-fatura, ou se quero introduzir/alterar esses dados.  Digo que não. (confio nos dados já lançados). o Sistema abre com 2 icons do  Modelo 3  --Rosto e Anexo A . Preenchido e assinalado o que deve ser neste anexo A -- Pergunto: tenho que abrir um Anexo H para ficar completo o preenchimento?? Ou o sistema já o considera OK ??? e não é necessario inserir nenhum??

faço validar e o sist diz --tudo correto! faço simular e vejo que estão lá todos os valores e as deduções. ( tudo+/- igual ao ano anterior excepto na coleta liquida que é metade e na sobretaxa-retenç/calculo 

Contudo valor final a pagar 68,40€  -- Estranho porque nos  2 anos anteriores pagou-se 217euros.

o sistema não me dá erros de preenchimento!! o que faço??  

Submete...

Não precisas de anexo H. Como bem disseste, as deduções à coleta aparecem independentemente de o meteres ou não (exceção para as rendas, se as houver, que precisam do anexo H para identificar o senhorio).

Houve mudanças de 2014 para 2015. E essas refletem-se nos valores diferentes que estás a obter. Repara que se a coleta dá metade do ano anterior quer dizer que o imposto apurado foi metade. Se as retenções na fonte são idênticas às do ano anterior, isso quer dizer que para chegar a um valor mais baixo de coleta vai ter de acrescentar menos imposto a pagar do que no ano anterior.

Não dás os valores todos, mas as informações que dás não me parecem assim tão anormais como isso. Mas o que não te podes mesmo esquecer de fazer é submeter a declaração ;) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Paulo Aguia

Agradeço que me confirme se Correto IRS em Maio.

Eu vou declarar o IRS ( familia -casal + filha ) em Maio, dado que a minha filha fez 25 anos em 2015 ( nesta declaração será pela ultima vez que estará como "Dependente" no meu IRS) e tem emitidos recibos verdes em 2015 de valor ~3000€   para alem de ter recebido ordenados por conta de outrem (3 meses2015)  que tudo somado é valor inferior a 7000€. 

Outras duvidas: 

para este IRS familia como devo " abrir" o Anexo H -Deduções

-Devo  declarar no inicio que "quero alterar/ preencher os dados das despesas " para confirmar se estão nesse Anexo H,  as despesas ( corretas do E-Faturas) para deduções da minha filha??  

- Ao optar por "querer alterar/preencher os dados das despesas" elas vão aparecer todas visiveis, e não é obrigatorio alterar alguma para concluir/fechar essa Anexo  ?? 

é só um Anexo H,  para todos nós os 3 ???

Tenho de Abrir um Anexo B ( recibos verdes ) mas como é só da minha filha, devo apenas inserir o NIF dela para Associar ao Anexo B, os seus recibos verdes emitidos no portal AT??

obrigado pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 22/04/2016 at 02:32, pauloaguia disse:

Isso são os critérios para a declarares no quadro 7A, onde te daria direito a uma dedução fixa no caso de estar a viver contigo.

Mas os critérios para o quadro 7B são diferentes. Lê a ajuda ao preenchimento (carrega F1 no quadro 7), é muito mais fácil de ler e mais intuitivo porque surge no contexto do quadro que estás a preencher...

No quadro 7B são identificados os ascendentes (que não vivam em comunhão de habitação com os sujeitos passivos) e colaterais até ao 3.º grau que não possuam rendimentos superiores à retribuição mínima mensal, podendo, neste caso, o mesmo ascendente ou colateral até ao 3.º grau ser incluído em mais do que um agregado familiar.

Em 2015 o valor anual da retribuição mínima mensal é de 7.070€ .

Deduzo que posso incluir a minha mãe como minha ascendente no quadro B, um vez que o valor anual é inferior a 7.070€. Estarei errado?

Mais uma vez mto obrigado pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 horas, quimcota disse:

Agradeço que me confirme se Correto IRS em Maio.

Eu vou declarar o IRS ( familia -casal + filha ) em Maio, dado que a minha filha fez 25 anos em 2015 ( nesta declaração será pela ultima vez que estará como "Dependente" no meu IRS) e tem emitidos recibos verdes em 2015 de valor ~3000€   para alem de ter recebido ordenados por conta de outrem (3 meses2015)  que tudo somado é valor inferior a 7000€. 

Se há rendimentos de categoria B tem de ser em Maio, sim...

Outras duvidas: 

para este IRS familia como devo " abrir" o Anexo H -Deduções

-Devo  declarar no inicio que "quero alterar/ preencher os dados das despesas " para confirmar se estão nesse Anexo H,  as despesas ( corretas do E-Faturas) para deduções da minha filha??  

- Ao optar por "querer alterar/preencher os dados das despesas" elas vão aparecer todas visiveis, e não é obrigatorio alterar alguma para concluir/fechar essa Anexo  ?? 

é só um Anexo H,  para todos nós os 3 ???

Não sei o que queres dizer com "abrir" o anexo H. É só um anexo H para o agregado, sim.

Se pretendes confirmar as deduções presentes no eFatura podes fazê-lo em https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/consultarDespesasDeducoes.action Outra forma é, como dizes, dizer no anexo H que queres alterar os valores do eFatura.

Mas se não pretendes alterar esses valores, não vejo porque é que hás de meter o anexo H...

Tenho de Abrir um Anexo B ( recibos verdes ) mas como é só da minha filha, devo apenas inserir o NIF dela para Associar ao Anexo B, os seus recibos verdes emitidos no portal AT??

Sim, o anexo B é por contribuinte. Aliás, ao juntar um anexo B ele pergunta logo o NIF da pessoa a quem diz respeito...

há 11 horas, Visitante GMP84 disse:

Deduzo que posso incluir a minha mãe como minha ascendente no quadro B, um vez que o valor anual é inferior a 7.070€. Estarei errado?

Se ela cumpre esse critério, então sim, pode ser declarada nesse quadro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead