IdiotInABox

Cobrança da Avaliação do Imóvel

12 publicações neste tópico

Boa tarde,

No processo de compra de um imóvel tive uma hesitação e segui pelo banco que não queria. Voltei atrás na minha decisão depois da avaliação a este ter sido feita, pelo que tenho que pagar este valor ao banco em questão.

No entanto, e após várias trocas de emails a reclamar, ainda não me foi descontado o valor da avaliação da conta. Isto já dura há praticamente dois meses, em que todas as semanas me é prometido "esta semana é que é".

Posto isto, a minha pergunta é: há aqui alguma coisa "por trás" que o banco me possa estar a esconder, podendo eu eventualmente não ter que lhes pagar valor nenhum? Acho de estranhar tanto atraso para ficarem com o meu dinheiro (mais ainda por ser um banco, o que eles melhor sabem fazer é tirar-nos dinheiro..).

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu caso é parecido, mas com uma diferença: Tiraram-me o dinheiro!

Mesmo tendo voltado atrás, o dinheiro já me tinha sido tirado. :'(

As condições oferecidas por este banco foram muito diferentes da simulação o que me fez recuar e seguir outra opção, que por sinal foi muito mais vantajosa.

Agora a minha questão é a seguinte: Será que eles podem/devem devolver a totalidade (ou parte) do dinheiro? Eu até compreendo que tal possa não ser possível, pois eu não aceitei a proposta deles porque não quis.

Mas o meu caso tem uma particularidade que é o facto do processo ter estado a ser "guiado" por uma agência imobiliária a qual tem um protocolo com o referido banco, pelo que o valor da comissão de dossier me seria devolvido a 100% bem como 50% do valor da comissão de avaliação.

Alguém tem alguma experiência num caso parecido?

A pessoa da agência imobiliária diz que não tenho direito a nenhuma devolução (porque não aceitei a proposta do banco). Mas eu não confio em nada disso.

Fiz uma sondagem com os serviços centrais do banco e da agência imobiliária, mas obtive respostas muito vagas, sem nenhuma reposta concreta.

Como o processo de aquisição da casa ainda não está concluído vou esperar um pouco...

Beijinhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

No processo de compra de um imóvel tive uma hesitação e segui pelo banco que não queria. Voltei atrás na minha decisão depois da avaliação a este ter sido feita, pelo que tenho que pagar este valor ao banco em questão.

No entanto, e após várias trocas de emails a reclamar, ainda não me foi descontado o valor da avaliação da conta. Isto já dura há praticamente dois meses, em que todas as semanas me é prometido "esta semana é que é".

Posto isto, a minha pergunta é: há aqui alguma coisa "por trás" que o banco me possa estar a esconder, podendo eu eventualmente não ter que lhes pagar valor nenhum? Acho de estranhar tanto atraso para ficarem com o meu dinheiro (mais ainda por ser um banco, o que eles melhor sabem fazer é tirar-nos dinheiro..).

Obrigado.

Bom... se eles fizeram o processo de avaliação, é normal que te queiram cobrar o valor de avaliação. Quanto a não to cobrarem, de facto é estranho, mas imagino que esteja para breve :) Se não te cobrarem, melhor ainda, não tens obrigação nenhuma de andar atrás deles (excepto se te tiverem mandado uma factura para pagares).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu caso é parecido, mas com uma diferença: Tiraram-me o dinheiro!

Mesmo tendo voltado atrás, o dinheiro já me tinha sido tirado. :'(

As condições oferecidas por este banco foram muito diferentes da simulação o que me fez recuar e seguir outra opção, que por sinal foi muito mais vantajosa.

Agora a minha questão é a seguinte: Será que eles podem/devem devolver a totalidade (ou parte) do dinheiro? Eu até compreendo que tal possa não ser possível, pois eu não aceitei a proposta deles porque não quis.

Que eu saiba não tens direito à devolução do dinheiro, até porque eles prestaram-te efectivamente um serviço (a avaliação do imóvel). Claro que eles "podem" (se quiserem) devolverem-te o dinheiro, mas é improvável que o consigas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim neste caso eles só estão a cobrar um serviço que efectuaram e tb pagaram a serviços externos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim neste caso eles só estão a cobrar um serviço que efectuaram e tb pagaram a serviços externos.

Antes de mais, obrigada pelas respostas.

A minha dúvida em relação á devolução é mesmo se tenho direito à devolução à luz do protocolo da entidade bancária com a agência imobiliária. Ou seja, 100% da comissão de dossier bem como 50% do valor da comissão de avaliação.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o que te diz a imobiliária em relação a isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o que te diz a imobiliária em relação a isso?

Eles são muito vagos em relação a isso (se bem que ainda não apertei muito). Dizem que o protocolo já não é válido (embora ainda fosse na data a que se reporta o caso).

Quando tiver tudo resolvido (escritura assinada) quero ver se aperto mais com o banco/agência imobiliária.

Se não me derem uma reposta concreta ou não me mostrarem um documento onde esteja escrito que não tenho nada a receber, vou ter de apresentar uma queixa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o crédito vai ser feito atraves da imobiliaria ou isso tb alterou?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o crédito vai ser feito atraves da imobiliaria ou isso tb alterou?

O crédito não é feito atraves da imobiliária, eles têm é protocolos com determinados bancos, protocolos esses que trazem vantagens para os clientes. Só que eu não aceitei as condições dadas pelo banco em questão e troquei de banco.

Pelo facto do processo de aquisição ainda não estar concluido (está para breve) eu ainda não tomei nenhuma medida mais forte.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas então ñ parece que vás receber esses valores pq eles deviam te pagar isso a contar com o que iam receber do banco como comissão do teu crédito, apesar de ser ilegal as imobiliarias receberem comissões dos bancos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas então ñ parece que vás receber esses valores pq eles deviam te pagar isso a contar com o que iam receber do banco como comissão do teu crédito, apesar de ser ilegal as imobiliarias receberem comissões dos bancos...

Já tinha percebido isso. A Senhora a agência quase que me dava porrada quando disse que não ia fazer o crédito nesse banco.

Mas como que ia pagar era eu e não ela...AZAR...

Mas quem me devolveria o dinheiro não era a agência mas sim o banco em questão.

Acho que vou ter que escrever uma carta a alguem e esperar uma resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead