Pedro Fontes

Trabalhador independente vs conta de outrém

4 publicações neste tópico

Boa tarde, 

Neste momento sou freelancer e passei recibos no ano passado no valor total de 43.000€ (este ano para lá caminho). Acontece que surgiu-me a possibilidade de ingressar numa empresa, ser trabalhador por conta de outrém, cujo salário base é 2.300€ (2.300x14meses= 32.200€)

À partida esta proposta, financeiramente falando, não é vantajosa. Mas como trabalhador independente pagamos nós do nosso bolso todas as taxas (irs, ss...) gostaria de ter a vossa ajuda para perceber no fim de tudo/no fim de um ano de trabalho, qual das situações me irá compensar mais financeiramente?

Desde já agradeço a ajuda que me poderão dar.

Pedro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes começar por deduzir logo 11% para a SS (que é uma percentagem bem menor que a que pagas enquanto freelancer, imagino). O resto das contribuições para a SS é pago pela empresa (e sem afetar o teu salário). Se decidires continuar com a atividade por conta própria ficas isento de contribuir para a SS por essa via, enquanto mantiveres os descontos pela atividade por conta de outrem.

Relativamente a seguro contra acidentes de trabalho fica também à responsabilidade da empresa, outra coisa que deixarias de pagar (ou que eventualmente poderias tentar reduzir, caso queiras continuar com a atividade por conta própria).

Quanto ao IRS a comparação é mais difícil de fazer. Ao contrário da categoria B, em que a tributação incide sobre uma percentagem dos rendimentos, na categoria A incide sobre o valor total subtraído de cerca de 4100€, salvo erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!! Eu sou trabalhadora por conta de outrém,uma empresa de limpeza.Agora quero colectar-me para realizar serviços de limpeza,a minha dúvida é: Eu posso ou é ilegal sendo a mesma funçaõ do meu patrão??

Desde já obrigada pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tem nada de ilegal. Não há impedimentos legais para que uma pessoa trabalhe por conta de outrém e seja trabalhdora independente simultaneamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor