Visitante kitah

IRS- duvidas efatura e PPR

45 publicações neste tópico

Boa noite!

Gostaria de colocar duas questões a quer poder ajudar!

Já estive a simular IRS no portal das finanças, no entanto não vejo onde vem mencionadas os valores que vinham no Efatura referentes à restauração, automóveis, etc! Isso vem só à posteriori ou temos de mencionar em algum campo? O da saúde já lá vem, mas os restantes não encontro...

Outra questão relativa ao PPR:

Fiz um PPR com 500€ e recebi de beneficio 100€, fiz o resgate, onde tenho de mencionar os 100€? É no campo 803 no quadro 8 do Anexo H, na coluna "á coleta"?

Desde já um muito obrigado a quem se poder disponibilizar a tirar estas duvidas!

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ano passado, os valores do efatura referentes a essas despesas não apareciam na declaração, sendo a sua inclusão automática. Calculo que seja idêntico este ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os valores referentes à devolução dos 15% do IVA suportado é deduzido automaticamente.

Agora posso adiantar que o simulador está com problemas:

-Fiz a simulação do meu IRS e deu-me um valor

- Coloquei SIM no campo 6C do Anexo H ( só se coloca sim se tiver que alterar valores comunicados à AT ), mas não alterei nada e simulei e já deu outro valor.Acho que o simulador não está a contemplar as despesas com juros de habitação própria permanente comunicadas pelo banco.

-Presumo que quem não tiver nada para alterar/acrescentar nem terá que acrescentar o anexo H basta preencher o rosto e submeter.

Agradecia que experimentassem e se existe esta falha, além de depois quando se insere a freguesia/artigo/fracção do imóvel pede-me o nif do senhorio???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 minutos, seven71 disse:

Agora posso adiantar que o simulador está com problemas:

-Fiz a simulação do meu IRS e deu-me um valor

- Coloquei SIM no campo 6C do Anexo H ( só se coloca sim se tiver que alterar valores comunicados à AT ), mas não alterei nada e simulei e já deu outro valor.Acho que o simulador não está a contemplar as despesas com juros de habitação própria permanente comunicadas pelo banco.

-Presumo que quem não tiver nada para alterar/acrescentar nem terá que acrescentar o anexo H basta preencher o rosto e submeter.

Agradecia que experimentassem e se existe esta falha, além de depois quando se insere a freguesia/artigo/fracção do imóvel pede-me o nif do senhorio???

Se colocas SIM nesse campo mas depois não indicas mais nada então estás a dizer que não tens deduções. Não é normal dar um resultado diferente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao colocar sim depois aparece as minhas deduções eu apenas não altero valores.

Dá-me um valor superior a receber...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Citação

Outra questão relativa ao PPR:

Fiz um PPR com 500€ e recebi de beneficio 100€, fiz o resgate, onde tenho de mencionar os 100€? É no campo 803 no quadro 8 do Anexo H, na coluna "á coleta"?

Diz na Ajuda ao Preenchimento (a tecla F1 é nossa amiga):

Citação

Os acréscimos à coleta só poderão respeitar a deduções indevidamente efetuadas com referência ao ano de 1999 e  anos seguintes.

Se respeitarem a anos anteriores, os acréscimos operam como acréscimo ao rendimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Acabei agora de simular no portal. No Anexo H, ao colocar "Sim" aparecem-me os valores relativos às Despesas de Saúde e Encargos com Rendas mas não aparece as Despesas Familiares nem o IVA suportado em factura. Será normal?

De resto parece-me tudo bem, e até já vem o beneficio associado ao PPR que tenho. (Quadro 6, Anexo H)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Tentei preencher a declaração IRS 2015 através do portal, mas relativamente ao anexo H, quadro 6, não aparecem despesas nenhumas, não aparecendo as despesas referentes a deduções à coleta constantes no portal das finanças. Atendendo a que os valores que constam no portal são de despesas familiares, encargos com imóveis (renda) e IVA, porque é que estes mesmos valores não aparecem na declaração pré-preenchida?
Depois tento preencher manualmente, mas não consigo perceber onde insiro o valor das despesas com a renda… quando tento preencher aparece a informação que vai na imagem em anexo.... que o nif do arrendatário não pode ser o mesmo do sujeito passivo A? Como assim? Então se são a mesma pessoa...
E nem sequer me deixa fazer simulação, dando erro… Podem ajudar por favor?
Obrigada

IRS - Modelo 3.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim as despesas familiares e o IVA suportado é deduzido automaticamente.

João experimente fazer a simulação sem colocar o SIM no anexo H ou seja sem adicionar o anexo H para ver se lhe dá o mesmo valor na simulação.

O simulador do fórum ajuda a perceber que existe uma divergência de valores ( juros da casa e rendas?? ).

Editado por seven71
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, joaofernandes disse:

Acabei agora de simular no portal. No Anexo H, ao colocar "Sim" aparecem-me os valores relativos às Despesas de Saúde e Encargos com Rendas mas não aparece as Despesas Familiares nem o IVA suportado em factura. Será normal?

É normal porque essas despesas o contribuinte não pode substituir os valores do eFatura. Apenas as categorias às quais o regime de exceção se aplica é que o contribuinte pode declarar manualmente, substituindo os valores do eFatura.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
6 minutes ago, seven71 said:

João experimente fazer a simulação sem colocar o SIM no anexo H ou seja sem adicionar o anexo H para ver se lhe dá o mesmo valor na simulação.

O simulador do fórum ajuda a perceber que existe uma divergência de valores ( juros da casa e rendas?? ).

Assim o fiz. O valor reduziu em cerca ~500€. Penso que seja relativo aos encargos da renda.

PS: o valor que me deu no simulador do forum foi exactamente o mesmo valor que obtive na simulacao do portal das finanças

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja o simulador das finanças não esta a deduzir os valores das rendas e juros de dividas a não ser que coloquemos o Sim no anexo H.

Estarei certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Susana Moreira disse:

Tentei preencher a declaração IRS 2015 através do portal, mas relativamente ao anexo H, quadro 6, não aparecem despesas nenhumas, não aparecendo as despesas referentes a deduções à coleta constantes no portal das finanças. Atendendo a que os valores que constam no portal são de despesas familiares, encargos com imóveis (renda) e IVA, porque é que estes mesmos valores não aparecem na declaração pré-preenchida?

As despesas do eFatura nunca apareceram na declaração de IRS em anos anteriores. Este ano também não aparecem, é normal...

Citação

Depois tento preencher manualmente, mas não consigo perceber onde insiro o valor das despesas com a renda… quando tento preencher aparece a informação que vai na imagem em anexo.... que o nif do arrendatário não pode ser o mesmo do sujeito passivo A? Como assim? Então se são a mesma pessoa...
E nem sequer me deixa fazer simulação, dando erro… Podem ajudar por favor?

Quando optas por preencher manualmente, basicamente estás a dizer que não queres saber do que está no eFatura e vais ser tu a declarar as despesas manualmente. Do que já percebi dos relatos até agora, o sistema dá uma ajuda pre-preenchendo com os valores que o eFatura conhece para depois ser mais fácil alterar. Agora, esta opção não existe para todas as categorias. Por exemplo, o contribuinte não pode indicar manualmente o valor das despesas familiares, só daquelas para as quais foi previsto o regime de exceção para este ano de as poder declarar manualmente.

Quanto ao erro do arrendatário, provavelmente tem a ver com o facto de que estás a tentar deduzir rendas e, nesse caso, essa informação não faz sentido, será? Tenta deixar em branco (e consulta a Ajuda ao Preenchimento, a ver se ajuda).

Editado por pauloaguia
Erro sobre o NIF do arrendatário
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os valores das rendas/juros/saude aparecem obrigatoriamente se adicionarem o anexo H e colocarem sim no campo 6C se tiverem sido comunicadas à AT.

O problema do nif do locador ser igual ao do proprietario é real, já liguei para o apoio da AT e estão a tentar resolver.

Atenção só se deve colocar SIM no campo 6C se se pretender alterar valores, mas o certo é que só assim é possivel fazer com que o sistema assuma as rendas/juros emprestimos habitação.

Editado por seven71
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 42 minutos, pauloaguia disse:

As despesas do eFatura nunca apareceram na declaração de IRS em anos anteriores. Este ano também não aparecem, é normal...

Quando optas por preencher manualmente, basicamente estás a dizer que não queres saber do que está no eFatura e vais ser tu a declarar as despesas manualmente. Do que já percebi dos relatos até agora, o sistema dá uma ajuda pre-preenchendo com os valores que o eFatura conhece para depois ser mais fácil alterar. Agora, esta opção não existe para todas as categorias. Por exemplo, o contribuinte não pode indicar manualmente o valor das despesas familiares, só daquelas para as quais foi previsto o regime de exceção para este ano de as poder declarar manualmente.

Quanto ao erro do arrendatário, provavelmente tem a ver com o facto de que estás a tentar deduzir rendas e, nesse caso, essa informação não faz sentido, será? Tenta deixar em branco (e consulta a Ajuda ao Preenchimento, a ver se ajuda).

Antes de mais obrigada pela ajuda.

Sim de facto estava a incluir o nif no arrendatario e nao podia, daí dar erro.

Mas o que não entendo é porque este valor relativo aos encargos imoveis nao aparece por pre definição?

Não aparece nada... e mesmo assim valido e aceita, mas quando peço simular dá erro.

Se incluir manualmente o valor da renda, valido e aceita, mas quando vou a simular dá novamente erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem tem despesas com imóveis, rendas/juros tem de preencher o quadro 7 do anexo H, após preencherem a simulação já vos assume com o valor comunicado pelo banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E no quadro 7 o que se coloca no ultimo campo que pede o contribuinte do locador caso seja juros de emprestimo habitação permanente?

Acho que é obrigatório preencher...

Editado por seven71
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 8 minutos, seven71 disse:

E no quadro 7 o que se coloca no ultimo campo que pede o contribuinte do locador?

Acho que é obrigatório preencher...

onde tem: NIF do mutuante/locado, tal como  diz nas instruções, coloquei o NIF do banco onde tenho o empréstimo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 9 minutos, seven71 disse:

E no quadro 7 o que se coloca no ultimo campo que pede o contribuinte do locador?

Isso é o contribuinte do senhorio, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não tenho senhorio, estou a pagar a casa ao banco e escolhi o codigo 01- juros contraídos com emprestimos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 minutos, pauloaguia disse:

Isso é o contribuinte do senhorio, não?

Sim, no caso das rendas é o NIF do senhorio, no caso empréstimo, NIF do banco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1 hour ago, seven71 said:

Atenção só se deve colocar SIM no campo 6C se se pretender alterar valores, mas o certo é que só assim é possivel fazer com que o sistema assuma as rendas/juros emprestimos habitação.

Então se não colocar "sim" ele não assume as rendas mas assume o resto das deduções?

Atualmente, como já disse, ao colocar "Sim" (mesmo que não queira alterar nada) aparecem as rendas e despesas de saúde, ficando a faltar as despesas familiares e IVA, que já confirmaste que era deduzido automaticamente, certo?

2 hours ago, seven71 said:

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 minutos, seven71 disse:

Eu não tenho senhorio, estou a pagar a casa ao banco e escolhi o codigo 01- juros contraídos com emprestimos...

Pronto é como eu, sendo assim tem colocar o NIF do banco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 6 minutos, joaofernandes disse:

Então se não colocar "sim" ele não assume as rendas mas assume o resto das deduções?

Atualmente, como já disse, ao colocar "Sim" (mesmo que não queira alterar nada) aparecem as rendas e despesas de saúde, ficando a faltar as despesas familiares e IVA, que já confirmaste que era deduzido automaticamente, certo?

Abraço

Segundo a ajuda do utilizador cocas apenas é necessário preencher o quadro7 ( dados do imovel ) do anexo H que o simulador já assume o valor das rendas/juros.

Neste momento não posso confirmar mas se puderem digam se é esse o "truque".

As despesas familiares e do IVA suportado não aparecem, são deduzidas automaticamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
5 minutes ago, seven71 said:

Neste momento não posso confirmar mas se puderem digam se é esse o "truque".

OK já confirmei que sim é esse o "truque".

"Não" no Quadro 6, e dados do imóvel no Quadro 7: no meu caso, o valor que deu é o mesmo que quando introduzia as despesas no Quadro 6.

Obrigado se7en e Cocas (nao tinha visto o post)

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead