nunosga

dois artigos ou um artigo?

8 publicações neste tópico

Bom dia,

Comprámos (eu e a minha mulher) um terreno com o objetivo de lá construir uma moradia. Nas finanças, o terreno é composto por dois artigos, sendo um uma casa rudimentar e outro o terreno restante.

Qual então a situação mais vantajosa em termos fiscais no futuro: manter dois artigos, alterando-os em função das novas áreas da futura casa nova, ou uni-los num só artigo?

Em termos de IMI, e em termos de constribuição especial (o imóvel fica numa das freguesias abrangidas pelo simpático imposto)

Mias dados:

situação atual = casa 70m2, terreno 400m2

futura casa= casa 160m2 terreno 270m2 (será feita uma doação ao domínio público para alargamento da rua)

Obrigado.

Editado por nunosga
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuo a precisar de opiniões sobre esta matéria. Alguém me pode ajudar? Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto é uma situação para um fiscalista resolver. Terá que se dirigir a um.

PS: Ainda agora comprou o terreno para fazer a casa e já está a reclamar do IMI? Normalmente demora uns anos até as pessoas se aperceberem que não deviam ter comprado mas sim arrendado, aqui foi antes de construir. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebeu o que eu escrevi, mas eu clarifico: Não estou a reclamar do IMI, quero apenas saber se me convém juntar os dois artigos ou mantê-los separados.

Estou disposto a pagar o imposto sem reclamar mas posso, legalmente, escolher a situação mais vantajosa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Percebi bem o que escreveu, e também li que qualificou o imposto de simpático.

Relativamente à pergunta, vai ter que falar com um fiscalista, como lhe disse.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a casa vai ser construída nos dois artigos, diria que tens de os unir (acho que a licença nem seria aprovada, de outra forma). 

Se vai ser construída no artigo maior apenas, então talvez valha a pena mantê-los separados... Quanto às diferenças entre um e outro cenário, eu começava por colocar a questão na Conservatória de registo Predial - é onde encontras mais facilmente quem percebe do assunto e tem acesso aos dados do caso em concreto (o valor patrimonial é antigo? vai haver reavaliação? os coeficientes de localização são iguais nos dois casos? o artigo onde atualmente está o terreno já é um artigo urbano? Há diferença na avaliação se passar a ser? estas e outras questões devem ser tidas em conta, suponho eu, por quem for fazer a análise do caso).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 20 horas, scpuser disse:

Percebi bem o que escreveu, e também li que qualificou o imposto de simpático.

Relativamente à pergunta, vai ter que falar com um fiscalista, como lhe disse.

Acho que voltou a não perceber, não há crise, eu explico melhor: O imposto "simpático" é a contribuição especial, o IMI, por mim é menos discutível. Quando muito, podíamos considerar um valor mais simbólico na primeira casa e valores a sério nas segundas e restantes casas.

Eu pretendo falar com um fiscalista e com o funcionário no atendimento das Finanças, quero é ir com mais informação...como todos os que participam no fórum, imagino.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Publicado (editado)

São dois artigos na matriz das finanças. Na conservatória é só um registo. Daí a minha questão sobre o IMI e como pagar o menor valor possível.

O coeficiente de localização é o mesmo, o fator pelo terreno é de 30%. Eis um esquema gráfico:

planta finanças.jpg

Editado por nunosga
correção da figura
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead