Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
social

Extrato empréstimo da habitação

4 publicações neste tópico

Muito bom dia

Sou um novo membro e pedia-vos ajuda no seguinte

No extracto bancário do empréstimo da minha casa vem a seguinte descrição:

Taxa Nominal 5.543%

TAE/TAEG    1.222%

Indexante    5.193%

Se me puderem explicar como se chega ao valor Taxa nominal 5,543% já que não entendo patavina que valores são estes, e como se calculam sei que contratei um spred de 0,35% e que a taxa foi revista no ultimo Outubro (euribor a seis meses) cujo valor médio foi de 5,178% mas por mais contas que faça não chego a conclusão nenhuma

Obr

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Indexante corresponde à média da Euribor a 6 meses do mês anterior à revisão. Ou seja, se foi revista em Outubro, deveria corresponder à média de Setembro (mas não corresponde - essa até foi mais alta).

Taxa nominal obtém-se somando o spread à Euribor.

Quanto à TAE, pensa nela como a taxa a que seriam calculados os juros totais do empréstimo, caso estes incluíssem, para além do valor efectivo dos juros, os seguros, as comissões ao banco, etc. Acho estranho esse valor estar tão baixo mas se fizeste muitas amortizações antecipadas, isso talvez possa explicar a discrepância (mas sinceramente não sei).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro Bom dia

Antes de mais obrigado pelo esclarecimento

Quanto ao mês de revisão da taxa expliquei mal já que o valor é o de Outubro ultimo seja a revisão foi em Novembro ultimo

Agora se somarmos os 5,178% da euribor de Outubro + o meu spred 0,35% dará 5,528% e o banco diz no extracto uma taxa nominal de 5,543% Onde vão eles buscar este valor? Sabes me dizer Só quero verificar se o meu raciocínio está correcto para poder questionar o banco

Obr

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro Bom dia

Não sou Pedro, sou Paulo ;)

Agora se somarmos os 5,178% da euribor de Outubro + o meu spred 0,35% dará 5,528% e o banco diz no extracto uma taxa nominal de 5,543% Onde vão eles buscar este valor? Sabes me dizer Só quero verificar se o meu raciocínio está correcto para poder questionar o banco

A duvida não está na taxa nominal - essa está bem calculada, é Indexante + Spread. O que eu não percebo é de onde vem o indexante. Consulta o teu contrato e confirma que a taxa está indexada à média da Euribor 6meses do mês anterior à revisão. É que às vezes pode ser aplicada outra fórmula...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0